Aprenda a fazer o controle de pagamentos de clientes

Aprenda a fazer o controle de pagamentos de clientes

controle de pagamentos de clientes

Você tem dificuldades para manter um bom controle de pagamentos de clientes na sua gráfica ou marcenaria? 

Esse tipo de dificuldade é mais comum do que você imagina. Entretanto, isso não quer dizer que você precisa conviver com esse problema.

Hoje em dia, é possível garantir um controle de diversas formas. Neste guia, vamos te ajudar a conquistar isso. Acompanhe para saber mais.

Aprenda a fazer o controle de pagamentos de clientes

Manter o controle dos pagamentos dos clientes exige disciplina e organização. Afinal, não basta “organizar uma vez” e pronto. As finanças precisam de acompanhamentos regulares para se manterem sempre saudáveis.

Mas como fazer esse controle, então? A seguir, descrevemos alguns passos. 

Organize as informações dos clientes 

Para começar, é essencial montar uma base completa e atualizada com todas as informações relevantes dos seus clientes. 

Além dos dados básicos, como nome, telefone, e-mail e endereço, registre também o histórico de compras, condições combinadas para pagamento (à vista, parcelado, prazo) e quaisquer acordos especiais feitos. 

Isso pode te ajudar de diversas formas. Por exemplo, se você sabe que um cliente costuma atrasar pagamentos, pode antecipar os contatos para lembrá-lo, evitando surpresas.

Leia mais: Como receber pagamento instantâneo?

Registre todos os recebimentos com detalhes 

Cada pagamento que entrar deve ser registrado com detalhes, como data, valor, forma de pagamento (PIX, boleto, cartão) e se o pagamento foi total ou parcial. 

Esse registro te ajuda a evitar erros que podem gerar confusão na hora de fechar o mês ou emitir relatórios financeiros.

Um bom hábito é sempre conferir os extratos bancários e cruzar os dados com seus registros internos, para garantir que nada tenha passado despercebido. 

Além disso, deixar claro para a equipe responsável como registrar essas informações cria mais transparência e segurança na gestão.

Acompanhe os prazos 

A antecipação é a melhor estratégia para evitar atrasos e manter o controle de pagamentos de clientes. 

Para isso, crie um calendário com todas as datas de vencimento e configure alertas para que você possa entrar em contato com os clientes antes que o prazo expire.

Enviar lembretes três ou cinco dias antes do vencimento, por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp, é uma prática simples que já faz grande diferença na redução da inadimplência. 

Mas caso o pagamento não seja efetuado, faça um segundo contato após o vencimento, com tom cordial, oferecendo ajuda para possíveis dificuldades, como parcelamento.

Leia mais: Como ter um bom controle de inadimplência?

Utilize ferramentas digitais

Hoje, ferramentas digitais são grandes aliadas na gestão financeira. A Calcpay, por exemplo, é um sistema integrado ao Calcme que simplifica o controle dos pagamentos em gráficas e marcenarias.

Com ela, você pode emitir cobranças personalizadas por PIX, boleto e cartão de crédito, tudo automaticamente. 

Além disso, o sistema acompanha em tempo real o status de cada pagamento e envia notificações automáticas para os clientes, reduzindo o risco de esquecimentos e atrasos.

Outro benefício importante é a possibilidade de gerar relatórios para entender o comportamento de pagamento dos clientes e planejar ações estratégicas. A Calcpay também oferece a opção de antecipar recebíveis, garantindo capital de giro para sua empresa quando necessário.

Viu só como manter o controle de pagamentos de clientes pode ser mais fácil com a ferramenta certa? Conte com a gente!

Foto de Yuri de Miranda

Escrito por

Yuri de Miranda

COO & CMO da Calcme e com mais de 10 anos de experiência em gestão comercial, marketing e operações. Especialista no setor de marcenarias, com histórico de consultorias e implementação de processos produtivos. Lidera a expansão da Calcme no Brasil e em mercados da Europa, América Latina, Estados Unidos e África.

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