Cobrança de clientes inadimplentes: Como fazer?

cobrança de clientes inadimplentes

Cobrança de clientes inadimplentes: Como fazer?

cobrança de clientes inadimplentes

Resumo em IA

Fazer a cobrança de clientes inadimplentes na sua marcenaria ou gráfica pode realmente ser algo desafiador. Afinal, como comunicar ao cliente que ele ainda está devendo? E ainda, como fazer com que essa situação realmente mude? Neste texto da Calcme, vamos te ajudar a encontrar caminhos e facilidades para fazer essa cobrança de maneira efetiva. […]

Fazer a cobrança de clientes inadimplentes na sua marcenaria ou gráfica pode realmente ser algo desafiador. Afinal, como comunicar ao cliente que ele ainda está devendo? E ainda, como fazer com que essa situação realmente mude?

Neste texto da Calcme, vamos te ajudar a encontrar caminhos e facilidades para fazer essa cobrança de maneira efetiva. Confira!

Como fazer a cobrança de clientes inadimplentes?

Existem alguns pontos que podemos levar em consideração na hora de fazer a cobrança de clientes inadimplentes. São esses aspectos que nos ajudam a manter uma comunicação mais assertiva e respeitosa.

A seguir, apresentamos detalhes sobre esses aspectos para que você possa refletir com a gente:

Envie lembretes de pagamento regulares

Enviar lembretes de pagamento de forma regular é uma das maneiras mais interessantes de garantir que seus clientes inadimplentes paguem suas dívidas. 

Afinal de contas, o envio de notificações por e-mail ou WhatsApp pode ser feito de maneira automatizada, lembrando o cliente sobre a pendência e incentivando o pagamento. 

Mas lembre-se sempre que de essas mensagens devem ser educadas, claras e conter todas as informações necessárias, como o valor devido, a data de vencimento e as opções de pagamento disponíveis.

Cuidado com a ambiguidade ou falta de informações. É importante ser verdadeiramente claro nessa mensagem, mas sem parecer rude e “frio demais”.

Leia mais: Como funciona o pagamento digital?

Ofereça opções de parcelamento ou negociação

Uma forma de fazer a cobrança de clientes inadimplentes é, dando a eles, oportunidades novas. 

Isso porque, outra maneira de facilitar o pagamento e incentivar o cliente a quitar a dívida é oferecendo opções de parcelamento ou uma negociação das condições. 

É o caso de oferecer prazos mais longos, redução de juros ou descontos para pagamentos à vista. Oferecer alternativas ajuda a aumentar as chances de o cliente regularizar sua situação sem recorrer a medidas mais drásticas, como a negativação.

Entretanto, sempre se certifique de que a negociação seja clara para o cliente e que as novas condições sejam formalizadas.

Dessa maneira, será mais fácil seguir para o próximo passo: o pagamento em si.

Utilize uma comunicação amigável

Embora a cobrança de clientes inadimplentes seja uma necessidade, sempre adote uma comunicação amigável e empática. 

Muitas vezes, os clientes inadimplentes estão enfrentando dificuldades temporárias, e tratá-los com respeito e compreensão pode resultar em um pagamento mais rápido. 

Quando você for entrar em contato, use um tom educado e gentil, oferecendo soluções que ajudem a resolver a pendência sem criar um ambiente de conflito. Lembre-se sempre disso!

Veja mais: Como receber pagamento instantâneo?

Cobre seus clientes de forma automática!

Você sabia que uma das formas mais eficientes de garantir a cobrança de clientes inadimplentes é automatizando o processo? 

Utilizar uma plataforma de pagamentos, como a Calcpay, pode facilitar muito a cobrança de clientes inadimplentes. 

A Calcpay permite gerar cobranças automáticas, enviando lembretes de pagamento por e-mail ou WhatsApp diretamente aos clientes, de forma periódica.

Com a Calcpay, você consegue otimizar o processo de cobrança, garantindo que seus clientes inadimplentes sejam cobrados de forma eficiente, mas sem perder a cordialidade.

Venha fazer o seu teste grátis para descobrir essa funcionalidade na prática!

Foto de Yuri de Miranda

Escrito por

Yuri de Miranda

Há mais de 10 anos atuo diretamente no setor de moveleiro, vivendo a rotina real de marcenarias e empresas que precisam vender, produzir e entregar com eficiência. Sou fundador da Miranda Móveis, onde participei da gestão e da entrega de mais de 6000 ambientes, e cofundador da Calcme, plataforma que nasceu da prática, dos erros e dos aprendizados do dia a dia da marcenaria. Hoje, ajudo empresários do setor a organizarem seus processos, aumentarem a previsibilidade de vendas e crescerem com mais controle.

Centralize toda a gestão da sua empresa em um único lugar.

Elimine o caos e gerencie a sua empresa por completo em um único sistema. Chega de várias ferramentas no seu negócio!

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.