O controle de cobrança é um dos principais pilares do financeiro de qualquer empresa. Afinal, se a sua empresa não recebe dos clientes, como poderá se manter sustentável? Pois é!
Por isso, ter um controle bem alinhado é essencial. No entanto, sabemos que muita gente ainda tem dúvidas sobre manter esse controle em dia… E é sobre isso que conversamos com você neste guia de hoje.
Como manter o controle de cobrança em dia?
Para manter o controle de cobrança sempre em dia, é importante adotar alguns processos que deverão ser repetidos com o tempo.
São esses processos que ajudarão a criar um certo padrão nas cobranças e na organização das suas finanças de maneira geral.
Abaixo, descrevemos alguns deles. Veja só:
Mapeie o ciclo completo da venda ao pagamento
O primeiro passo para um controle bem feito é entender todo o percurso que vai desde a venda até o recebimento.
É o caso de identificar cada etapa: orçamento, fechamento do pedido, emissão da nota fiscal, envio da cobrança, acompanhamento do pagamento e confirmação do recebimento.
Mapear esse ciclo permite detectar gargalos e evitar que algum passo seja esquecido, o que pode atrasar a cobrança. Uma visão completa do processo ajuda a planejar melhor e reduzir riscos.
Leia mais: Como criar link de pagamento?
Use dados históricos para agir preventivamente
Analisar o histórico de pagamentos dos clientes oferece insights que poderiam passar despercebidos, o que ajuda a prevenir inadimplência.
Nesse caso, identifique padrões, como clientes que costumam atrasar ou pagar parcialmente, e use essas informações para ajustar prazos, condições e comunicação.
Com dados bem organizados, você consegue planejar ações antes da inadimplência, como lembretes e ofertas de negociação antes que o atraso aconteça, aumentando a taxa de sucesso na cobrança.
Personalize a comunicação para cada cliente
Nem todos os clientes respondem da mesma forma às cobranças, e isso precisa ser levado em conta sempre.
Por isso, adaptar a linguagem, frequência e canal de contato é fundamental. Alguns preferem mensagens por WhatsApp, outros e-mails mais formais, e há aqueles que respondem melhor a ligações diretas.
Personalizar essa comunicação, entendendo o perfil de cada cliente, melhora o relacionamento e aumenta a eficácia do processo de cobrança.
Tenha essas informações claras sobre cada cliente que a sua empresa tem atendido.
Veja mais: Como receber pagamento instantâneo?
Implemente checkpoints internos para evitar falhas
Ter etapas de revisão dentro do processo evita erros como cobranças enviadas com valores incorretos ou para clientes errados.
Por exemplo, antes de disparar as cobranças, faça uma conferência dupla dos dados e condições de pagamento.
Essas atuações simples ajudam a reduzir retrabalhos, evitam desconfortos com clientes e garantem que todas as cobranças sejam feitas com precisão e profissionalismo.
Deixe claro, para todos os colaboradores, os passos que deverão ser seguidos sempre.
Como a Calcpay pode te ajudar?
O controle de cobrança é uma peça-chave de qualquer empresa, e a Calcpay pode te ajudar nesse processo!
A Calcpay integra com o sistema Calcme para centralizar todas as informações de venda e pagamento, eliminando erros no envio de cobranças e garantindo que cada cliente receba o valor correto no prazo certo.
O painel em tempo real permite acompanhar o status das cobranças, facilitando a identificação rápida de pagamentos atrasados ou pendentes, o que ajuda a implementar os checkpoints internos com facilidade.
Venha conhecer a Calcpay e veja como ela pode te ajudar na prática!