Dicas de como automatizar atendimento pelo WhatsApp

Dicas de como automatizar atendimento pelo WhatsApp

Automatizar atendimento pelo WhatsApp pode ser uma excelente ideia para quem deseja otimizar o tempo e, além disso, garantir uma maior satisfação dos clientes.

Afinal, quando uma empresa demora muito para responder algo simples, é natural que o cliente se sinta insatisfeito. Porém, com a automação isso pode deixar de existir.

Mas, o que considerar nesse momento? Quais aspectos levar em conta? Neste texto da Calcme, vamos te ajudar com algumas dicas importantes. Continue lendo.

Leia mais: Como programar mensagem no WhatsApp?

Dicas de como automatizar atendimento pelo WhatsApp

Antes de automatizar atendimento pelo WhatsApp, é importante considerar alguns aspectos que podem fazer toda a diferença nesse processo.

Até porque, não basta colocar mensagens automáticas para “rodar” e pronto. É necessário um olhar atento e até mesmo cuidadoso, para que o seu cliente se sinta bem atendido nesses momentos.

Vejamos abaixo alguns pontos relevantes:

Escolha uma boa plataforma

Escolher uma boa plataforma é essencial para que a organização da sua automatização seja de qualidade. Até porque, uma plataforma ruim pode atrapalhar na hora de você montar um funil de vendas ou disparar as mensagens em situações específicas.

Sendo assim, escolha uma plataforma que combine com o seu negócio. O Chatme, integrado à Calcme, por exemplo, é uma excelente alternativa para gráficas, empresas de comunicação visual e marcenarias. Vale a pena conferir!

Escreva uma mensagem de triagem

Para automatizar atendimento pelo WhatsApp, escreva uma mensagem de triagem que será entregue para os seus clientes no primeiro contato.

Essa mensagem pode te ajudar a guiar o cliente para o melhor setor de atendimento, de acordo com a necessidade dele.

Seja claro nessa mensagem, questionando quais as dúvidas do cliente e qual questão ele gostaria de resolver.

Veja mais: Mensagem de atendimento automático: Veja ideias!

Use chatbots para respostas rápidas

Ter um chatbot disponível para atender os seus clientes em um primeiro momento é outra forma interessante de automatizar atendimento pelo WhatsApp.

Você pode selecionar as perguntas e os “caminhos” mais frequentes que seus clientes seguem em uma conversa, e assim preparar um bot para atendê-los.

Além de facilitar o dia a dia da sua equipe, esse tipo de bot também garante mais agilidade para o cliente em si, que perceberá que terá as suas demandas atendidas mais facilmente.

Programe mensagens fora do horário de atendimento

Por fim, não se esqueça de programar as mensagens que serão enviadas fora do horário de atendimento.

Essas mensagens podem ser simples, apenas relatando que o horário de atendimento é X, e que assim que possível a sua equipe responderá às dúvidas dos clientes.

O mesmo vale para recessos de fim de ano, ausências específicas em feriados, etc. 

Aqui, o ideal é não deixar o cliente sem resposta, e clarificar dizendo que a equipe está ausente por um motivo específico pode ser bem acolhedor para ele.

Leia mais: Atendimento humanizado exemplos para a sua marcenaria

Use o Chatme para automatizar atendimento pelo WhatsApp da sua marcenaria ou gráfica!

Para automatizar atendimento pelo WhatsApp da sua marcenaria ou gráfica, conte com o Chatme

Com ele, você pode seguir todas as dicas que apresentamos neste guia e ainda ter acesso a muitas funcionalidades incríveis.

Conheça o Chatme e otimize o seu atendimento diário!