Como fazer um portfólio de comunicação visual?

fazer um portfólio de comunicação visual

Como fazer um portfólio de comunicação visual?

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Resumo em IA

Quer aprender a fazer um portfólio de comunicação visual e assim conseguir divulgar o seu trabalho da melhor forma possível? Então não deixe de conferir este guia que a equipe da Calcme Sistema para Comunicação Visual preparou especialmente para você. Aprenda a desenvolver um portfólio que transpareça as suas maiores habilidades. Confira! Como fazer um […]

Quer aprender a fazer um portfólio de comunicação visual e assim conseguir divulgar o seu trabalho da melhor forma possível? Então não deixe de conferir este guia que a equipe da Calcme Sistema para Comunicação Visual preparou especialmente para você.

Aprenda a desenvolver um portfólio que transpareça as suas maiores habilidades. Confira!

Como fazer um portfólio de comunicação visual?

Na hora de fazer um portfólio de comunicação visual é necessário pensar estrategicamente, a fim de encantar o cliente que chegar até você.

Como estamos falando de um portfólio de profissionais que atuam diretamente com identidade visual e design, é essencial que o seu seja desenvolvido com cuidado, para mostrar as suas reais habilidades com ferramentas de edição, design, etc.

A seguir, descrevemos alguns passos que podem contribuir nesse propósito:

1. Selecione os seus melhores trabalhos

Primeiro de tudo, faça uma curadoria dos trabalhos que você já desenvolveu até aqui. Selecione os melhores por categoria:

  • Cartões de visita;
  • Outdoor;
  • Vídeos;
  • Logotipo;
  • Sites;
  • Banners diversos;
  • Entre outros.

Tente fazer uma seleção bem cuidadosa, lembrando sempre que a primeira impressão que o cliente tiver, ao entrar no seu portfólio, é a que ficará na mente dele.

2. Organize a estrutura do portfólio

Depois de selecionar os melhores trabalhos que você já conseguiu desenvolver até então, é chegado o momento de estruturar o seu portfólio.

Como você pretende organizá-lo? Por data de entrega do projeto? Ou de acordo com a categoria? Pensar sobre isso é essencial para desenvolver uma estrutura mais interessante e que facilite a navegação dos potenciais clientes.

3. Descreva os seus projetos

Além de pensar na estrutura, descreva os seus projetos detalhadamente. Explique quais as finalidades, o contexto, os objetivos que foram levantados e os possíveis desafios envolvidos com o processo de desenvolvimento.

Tudo isso pode criar uma imersão ainda maior no seu trabalho, tornando a experiência do seu potencial cliente ainda mais interessante.

4. Desenvolva um bom design

Lembre-se de que para fazer um portfólio de comunicação visual é necessário desenvolver um design que seja interessante. Afinal, acima de tudo, você deve ter a sua própria identidade visual.

Portanto, crie o seu portfólio escolhendo bem as cores, fontes, disposição das imagens, etc.

Veja também: Frases para comunicação visual: Veja ideias!

5. Adicione informações pessoais

Não se esqueça de deixar claro quais são as suas informações de contato, horário de atendimento e outros detalhes importantes.

Esse tipo de informação é crucial, pois o cliente precisa saber onde encontrar você e em quais momentos terá retorno para dúvidas e orçamentos.

Você pode, inclusive, colocar essas informações em praticamente todas as páginas do seu portfólio.

6. Mantenha o seu portfólio sempre atualizado

Por fim, não se esqueça de manter o seu portfólio sempre atualizado, adicionando novos projetos concluídos e novas informações pessoais suas, como por exemplo, um novo curso concluído ou qualquer aspecto nesse sentido.

Dessa maneira, você manterá um posicionamento online mais constante, que chame a atenção dos seus potenciais clientes e que pode levar você ainda mais longe.

Viu só como fazer um portfólio de comunicação visual é relativamente simples? 

Foto de Camila Bonatti

Escrito por

Camila Bonatti

Redatora da Calcme e Psicóloga formada pela Faculdade Metropolitana de Blumenau. Formada em Letras e com pós-graduação em Psicologia Puerperal. Atua como redatora há mais de 13 anos, com foco em marketing de conteúdo, redação web e SEO. Une sua formação em saúde mental à paixão por escrever para produzir conteúdos claros, humanos e estratégicos.

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