Cobrança de clientes inadimplentes: Como fazer?

Cobrança de clientes inadimplentes: Como fazer?

cobrança de clientes inadimplentes

Fazer a cobrança de clientes inadimplentes na sua marcenaria ou gráfica pode realmente ser algo desafiador. Afinal, como comunicar ao cliente que ele ainda está devendo? E ainda, como fazer com que essa situação realmente mude?

Neste texto da Calcme, vamos te ajudar a encontrar caminhos e facilidades para fazer essa cobrança de maneira efetiva. Confira!

Como fazer a cobrança de clientes inadimplentes?

Existem alguns pontos que podemos levar em consideração na hora de fazer a cobrança de clientes inadimplentes. São esses aspectos que nos ajudam a manter uma comunicação mais assertiva e respeitosa.

A seguir, apresentamos detalhes sobre esses aspectos para que você possa refletir com a gente:

Envie lembretes de pagamento regulares

Enviar lembretes de pagamento de forma regular é uma das maneiras mais interessantes de garantir que seus clientes inadimplentes paguem suas dívidas. 

Afinal de contas, o envio de notificações por e-mail ou WhatsApp pode ser feito de maneira automatizada, lembrando o cliente sobre a pendência e incentivando o pagamento. 

Mas lembre-se sempre que de essas mensagens devem ser educadas, claras e conter todas as informações necessárias, como o valor devido, a data de vencimento e as opções de pagamento disponíveis.

Cuidado com a ambiguidade ou falta de informações. É importante ser verdadeiramente claro nessa mensagem, mas sem parecer rude e “frio demais”.

Leia mais: Como funciona o pagamento digital?

Ofereça opções de parcelamento ou negociação

Uma forma de fazer a cobrança de clientes inadimplentes é, dando a eles, oportunidades novas. 

Isso porque, outra maneira de facilitar o pagamento e incentivar o cliente a quitar a dívida é oferecendo opções de parcelamento ou uma negociação das condições. 

É o caso de oferecer prazos mais longos, redução de juros ou descontos para pagamentos à vista. Oferecer alternativas ajuda a aumentar as chances de o cliente regularizar sua situação sem recorrer a medidas mais drásticas, como a negativação.

Entretanto, sempre se certifique de que a negociação seja clara para o cliente e que as novas condições sejam formalizadas.

Dessa maneira, será mais fácil seguir para o próximo passo: o pagamento em si.

Utilize uma comunicação amigável

Embora a cobrança de clientes inadimplentes seja uma necessidade, sempre adote uma comunicação amigável e empática. 

Muitas vezes, os clientes inadimplentes estão enfrentando dificuldades temporárias, e tratá-los com respeito e compreensão pode resultar em um pagamento mais rápido. 

Quando você for entrar em contato, use um tom educado e gentil, oferecendo soluções que ajudem a resolver a pendência sem criar um ambiente de conflito. Lembre-se sempre disso!

Veja mais: Como receber pagamento instantâneo?

Cobre seus clientes de forma automática!

Você sabia que uma das formas mais eficientes de garantir a cobrança de clientes inadimplentes é automatizando o processo? 

Utilizar uma plataforma de pagamentos, como a Calcpay, pode facilitar muito a cobrança de clientes inadimplentes. 

A Calcpay permite gerar cobranças automáticas, enviando lembretes de pagamento por e-mail ou WhatsApp diretamente aos clientes, de forma periódica.

Com a Calcpay, você consegue otimizar o processo de cobrança, garantindo que seus clientes inadimplentes sejam cobrados de forma eficiente, mas sem perder a cordialidade.

Venha fazer o seu teste grátis para descobrir essa funcionalidade na prática!

Foto de Yuri de Miranda

Escrito por

Yuri de Miranda

COO & CMO da Calcme e com mais de 10 anos de experiência em gestão comercial, marketing e operações. Especialista no setor de marcenarias, com histórico de consultorias e implementação de processos produtivos. Lidera a expansão da Calcme no Brasil e em mercados da Europa, América Latina, Estados Unidos e África.

Centralize toda a gestão da sua empresa em um único lugar.

Elimine o caos e gerencie a sua empresa por completo em um único sistema. Chega de várias ferramentas no seu negócio!

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.