Fazer a cobrança de clientes inadimplentes na sua marcenaria ou gráfica pode realmente ser algo desafiador. Afinal, como comunicar ao cliente que ele ainda está devendo? E ainda, como fazer com que essa situação realmente mude?
Neste texto da Calcme, vamos te ajudar a encontrar caminhos e facilidades para fazer essa cobrança de maneira efetiva. Confira!
Como fazer a cobrança de clientes inadimplentes?
Existem alguns pontos que podemos levar em consideração na hora de fazer a cobrança de clientes inadimplentes. São esses aspectos que nos ajudam a manter uma comunicação mais assertiva e respeitosa.
A seguir, apresentamos detalhes sobre esses aspectos para que você possa refletir com a gente:
Envie lembretes de pagamento regulares
Enviar lembretes de pagamento de forma regular é uma das maneiras mais interessantes de garantir que seus clientes inadimplentes paguem suas dívidas.
Afinal de contas, o envio de notificações por e-mail ou WhatsApp pode ser feito de maneira automatizada, lembrando o cliente sobre a pendência e incentivando o pagamento.
Mas lembre-se sempre que de essas mensagens devem ser educadas, claras e conter todas as informações necessárias, como o valor devido, a data de vencimento e as opções de pagamento disponíveis.
Cuidado com a ambiguidade ou falta de informações. É importante ser verdadeiramente claro nessa mensagem, mas sem parecer rude e “frio demais”.
Leia mais: Como funciona o pagamento digital?
Ofereça opções de parcelamento ou negociação
Uma forma de fazer a cobrança de clientes inadimplentes é, dando a eles, oportunidades novas.
Isso porque, outra maneira de facilitar o pagamento e incentivar o cliente a quitar a dívida é oferecendo opções de parcelamento ou uma negociação das condições.
É o caso de oferecer prazos mais longos, redução de juros ou descontos para pagamentos à vista. Oferecer alternativas ajuda a aumentar as chances de o cliente regularizar sua situação sem recorrer a medidas mais drásticas, como a negativação.
Entretanto, sempre se certifique de que a negociação seja clara para o cliente e que as novas condições sejam formalizadas.
Dessa maneira, será mais fácil seguir para o próximo passo: o pagamento em si.
Utilize uma comunicação amigável
Embora a cobrança de clientes inadimplentes seja uma necessidade, sempre adote uma comunicação amigável e empática.
Muitas vezes, os clientes inadimplentes estão enfrentando dificuldades temporárias, e tratá-los com respeito e compreensão pode resultar em um pagamento mais rápido.
Quando você for entrar em contato, use um tom educado e gentil, oferecendo soluções que ajudem a resolver a pendência sem criar um ambiente de conflito. Lembre-se sempre disso!
Veja mais: Como receber pagamento instantâneo?
Cobre seus clientes de forma automática!
Você sabia que uma das formas mais eficientes de garantir a cobrança de clientes inadimplentes é automatizando o processo?
Utilizar uma plataforma de pagamentos, como a Calcpay, pode facilitar muito a cobrança de clientes inadimplentes.
A Calcpay permite gerar cobranças automáticas, enviando lembretes de pagamento por e-mail ou WhatsApp diretamente aos clientes, de forma periódica.
Com a Calcpay, você consegue otimizar o processo de cobrança, garantindo que seus clientes inadimplentes sejam cobrados de forma eficiente, mas sem perder a cordialidade.
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