Como está o mercado de comunicação visual?

O mercado de comunicação visual está em constante transformação e não existe “estabilidade”. Isto é, não há um caminho certo para seguir ou um caminho errado. O que há é uma busca por soluções cada vez mais eficientes e que agradem o público.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o mercado de comunicação visual no momento. Veja como ele está e para quais caminhos ele deve seguir. Continue lendo.

Você sabe como está o mercado de comunicação visual?

O mercado de comunicação visual está cada vez mais evoluído do ponto de vista de necessidades dos clientes e tecnologias embarcadas em máquinas, criatividade e muito mais.

Para quem sofreu com a pandemia de Covid-19, certamente entendeu que a comunicação visual ainda é algo muito físico e presencial. Isto é, precisa-se das pessoas juntas para organizar eventos, feiras e comércios, que muitas vezes são os principais destinos de materiais de comunicação visual.

No entanto, com a evolução da tecnologia e também da imersão em telas digitais, cada vez mais os usuários buscam por interações. O que chama atenção hoje, já não é a mesma coisa que chamava atenção ontem. Altas resoluções, luz, definições altíssimas e movimentos são muito mais contagiantes do que um banner estático sem muita vida e em uma estrutura que ocupa espaço.

Mas isso pode ser resolvido com soluções criativas, novas oportunidades de mercado em locais que antes não recebiam materiais gráficos e muito mais.

A seguir, veja alguns pontos que estão em alta no mercado de comunicação visual.

Impressão digital

A impressão digital é um fator importantíssimo que pode ser absorvido por empresas de comunicação visual. Afinal, a impressão digital permite a criação de inúmeros tipos de materiais diferentes, criativos e para ambientes que antes eventualmente não iriam receber um material gráfico. Como por exemplo, um prédio comercial, uma sala de reuniões, entre outros lugares. Imprimir um papel de parede criativo e personalizado pode ser uma excelente solução de decoração, não é mesmo?

É preciso sair do óbvio

Sair do óbvio nem sempre é simples. Até porque, o que é óbvio, não é mesmo? No entanto, é preciso elaborar um pensamento diferenciado acerca das necessidades das pessoas. Suprir apenas uma necessidade ou oferecer valor agregado em um produto diferenciado – o que é melhor?

Muitas vezes a comunicação visual fica presa apenas em fazer banners, cartazes, faixas, adesivos de fachada, entre outras coisas. Mas é possível explorar um mundo infinito de possibilidades adesivas, de exposição, entre outras coisas.

Tecnologia não é mais diferencial

A tecnologia passou de um simples diferencial para algo muito mais necessário. Isto é, utilizar aparelhos tecnológicos, hoje, é fundamental. Caso contrário, não há como acompanhar a concorrência e nem suprir as demandas por criatividade.

Inclusive, um sistema de gestão adequado também pode fazer parte do seu negócio. Utilize um sistema que possa organizar tudo e liberar tempo na sua agenda para você estudar o mercado e buscar por inovação e criatividade.

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Comunicação visual: mercado básico não é o limite

A comunicação visual não precisa ser o “ponto final”. Ela pode ser apenas uma das soluções oferecidas. Afinal, pense em um prédio comercial ou mesmo residencial: quantas oportunidades de trabalho com impressão digital se tem em um lugar desses?

Decoração, arquitetura e outras soluções podem estar no salão de festas, no living, em pufes, cadeiras, estofados, paredes, teto e muitos outros ambientes.

Mercado comunicação: A abrangência é grande

Se você quer abordar o mercado de comunicação visual ou mesmo pensá-lo de maneira diferente, é preciso estudar e entender as demandas que surgem a cada momento. E uma das melhores maneiras de fazer isso, é viver o mercado de alguma maneira ou fazer pesquisas muito bem elaboradas.

Abaixo, veja algumas ideias de como o mercado é grande e como você pode explorar novos caminhos:

Diversidade de mídias

Uma das melhores maneiras de explorar o mercado de forma mais abrangente é pensar em uma grande diversidade de mídias para oferecer inúmeros tipos de materiais para o cliente final.

Além de lonas e faixas, você pode explorar:

  • Plataformas de vídeo, como telões e painéis luminosos.
  • Mídia exterior em geral: Billboards, sinalização digital, painéis, entre outros.

Integração com a tecnologia

E já que estamos falando de uma ampliação nas possibilidades de mercado, uma boa ideia é também fazer integrações cada vez maiores com a tecnologia.

E não estamos falando apenas de painéis ultra tecnológicos, com sons e outras coisas. Mas sim, de equipamentos com realidade virtual e que criem imersão para um mundo com muita comunicação visual.

Nesse caso, realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV), permitem experiências imersivas e interativas para os usuários e é possível trabalhar uma série de ações.

Além disso, elementos táteis, sonoros e até olfativos (por exemplo, marketing olfativo) podem ser integrados para criar experiências mais ricas juntamente com RA e RV dentro do seu produto/serviço de comunicação visual.

O mais importante é explorar a sua criatividade para encontrar boas soluções.

Nichos específicos

O mercado de comunicação visual é amplo e oferece muitas possibilidades. Por isso, vale a pena pensar em atender alguns nichos específicos e se especializar neles. Como por exemplo, eventos.

Dentro do nicho de eventos, por exemplo, você pode:

  • Explorar telões;
  • Totens informativos;
  • Sinalização direcional;
  • Decoração temática;
  • Apresentações digitais;
  • Displays;
  • Entre outras coisas.

Nesse caso, é possível criar diferenciais competitivos que só você terá justamente pelo fator especialização. Além de outros benefícios relacionados a isso.

A comunicação visual também pode aparecer em setores específicos como saúde, educação, imobiliário e outros. Os potenciais são inúmeros e você pode, sim, se especializar em algum deles.

Pense nisso como uma forma de expandir o seu negócio – ou começá-lo da maneira certa.