Como montar uma gráfica em casa: Passo a passo

Para montar uma gráfica em casa é indispensável fazer um bom planejamento para que tudo caminhe em uma direção próspera e interessante.

Porém, o que levar em conta antes de abrir o negócio? Quais são as etapas que devem ser seguidas? 

Neste texto da Calcme, Sistema de Gestão para Gráficas, elencamos alguns pontos de atenção que podem te ajudar nessa missão. Não deixe de conferir!

Passo a passo de como montar uma gráfica em casa

Na hora de montar uma gráfica em casa, alguns pontos merecem receber bastante atenção, para que o processo de desenvolvimento do seu negócio seja o mais interessante possível. 

A seguir, elencamos os passos que podem te ajudar:

1. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de qualquer coisa, é muito importante fazer uma pesquisa de mercado na sua região para verificar a concorrência e a procura por esse tipo de serviço.

Desse modo, você consegue ter uma visão mais assertiva quanto à possibilidade de realmente obter bons resultados com o seu negócio.

2. Pesquise sobre os requisitos legais

Depois de verificar se realmente há espaço na sua região para montar uma gráfica em casa e obter bons resultados, é hora de pesquisar os requisitos legais em sua região.

Verifique quais são as regras para ter esse tipo de instalação em casa, além de contar com a ajuda de um contador para cuidar das finanças da melhor forma possível, garantindo o cumprimento de todas as regras fiscais.

3. Reserve um bom espaço de trabalho

Em casa, é necessário reservar um bom espaço para o seu trabalho acontecer de uma forma organizada e eficiente. É o caso de separar um cômodo para os suprimentos e outro para os seus equipamentos, de forma coordenada e que propicie um trabalho prático e ágil.

Cuidado para não selecionar um ambiente pequeno que inviabilize alguns tipos de serviços, ok?

Veja também: Como criar um cartaz de divulgação de gráfica rápida?

4. Adquira seus equipamentos e suprimentos

Depois que você selecionar o espaço para montar uma gráfica em casa, considere adquirir os equipamentos e suprimentos que estejam de acordo com o porte do seu negócio.

Em nosso blog, temos um artigo que fala sobre suprimentos para gráfica. Veja só:

5. Tenha bons softwares 

Os softwares também são essenciais na hora de ter um negócio no ramo gráfico. Pesquise os melhores para os tipos de serviços que você deseja oferecer ao seu público-alvo. 

Afinal, cada tipo de serviço pode requerer um software específico como suporte.

6. Elabore os seus preços

Lembre-se de que você vai precisar precificar os seus serviços também. Portanto, reserve um tempo para fazer as contas e conseguir precificar de uma maneira justa e que realmente faça sentido para você.

7. Cuide da sua gestão

Por fim, lembre-se de que montar uma gráfica em casa exige um olhar atento para a gestão no passar do tempo. E para isso, contar com um sistema para gráficas pode ser um bom caminho.

Assim você cuida da sua empresa de uma maneira muito mais simplificada e eficiente. Conte com a Calcme nessa jornada de crescimento do seu negócio!

acesse o software para gráfica onde estiver