Enviar uma mensagem de cobrança de mensalidade é essencial para que o cliente não acabe se esquecendo de determinado pagamento.
Mas o que incluir nessa mensagem? Como enviá-la? Neste guia, vamos esclarecer essas e outras questões. Acompanhe e veja as nossas dicas!
Mensagem de cobrança de mensalidade
Separamos algumas ideias de mensagem de cobrança de mensalidade para você adaptar e usar no dia a dia do seu negócio:
- Lembrete antes do vencimento: Olá, [Nome]! Tudo bem? Passando para lembrar que a mensalidade referente ao serviço [nome do serviço] vence no dia [data]. Para facilitar, segue o link de pagamento: [link]. Qualquer dúvida, fico à disposição!
- No dia do vencimento: Bom dia, [Nome]! Hoje vence a mensalidade do [nome do serviço]. O valor é de R$ [valor]. Você pode realizar o pagamento pelo link a seguir: [link]. Se precisar de algo, estou por aqui.
- Tom neutro e direto: Olá, [Nome]. A mensalidade referente ao período [mês/ano] está disponível para pagamento. O valor é R$ [valor] e o vencimento é em [data]. Pagamento via: [link ou dados]. Qualquer dúvida, me avise.
- Em caso de atraso (educada e cordial): Oi, [Nome]! Identificamos que a mensalidade referente ao [nome do serviço] ainda não foi registrada como paga. Pode verificar para a gente? O valor é R$ [valor] e segue o link para facilitar: [link]. Qualquer dificuldade, me avise, tá bom?
- Reenvio amigável após não retorno: Oi, [Nome]! Passando novamente para lembrar do pagamento da mensalidade do [nome do serviço]. Ainda está em aberto. Segue o link para pagamento: [link]. Me avise se já tiver feito ou se precisar de algum suporte.
Leia mais: Como programar mensagem no WhatsApp?
O que incluir e não incluir em uma mensagem de cobrança de mensalidade?
Uma mensagem de cobrança de mensalidade precisa ser respeitosa, mas, ao mesmo tempo, direta, específica e clara.
Mas como fazer isso? Alguns itens não podem faltar:
- Cumprimento cordial;
- Clareza na descrição do serviço que ainda não foi pago;
- Qual o valor em aberto e referente a qual parcela/mensalidade;
- Onde a pessoa pode fazer o pagamento;
- Abertura para tirar dúvidas se necessário.
E com relação à cordialidade, deixe de lado esses comportamentos:
- Nunca envie mensagem em tom de ameaça;
- Não exagere nas interrogações, uso de caixa alta ou exclamações, pois pode demonstrar muita pressão e até grosseria;
- Nunca use um tom que pareça que o cliente está deixando de pagar de propósito. Às vezes, ele apenas esqueceu ou ainda não tem o recurso disponível. Então, nada de entrar na defensiva, ok?
Veja mais: Crédito recorrente como funciona?
Envie lembretes de forma automática com a Calcpay!
Com a Calcpay, você não precisa se preocupar em lembrar cada cliente todo mês.
O sistema de pagamento envia automaticamente os links por e-mail e WhatsApp, com lembretes antes e depois do vencimento!
Além de facilitar a cobrança, isso ajuda a manter um padrão profissional na comunicação e diminui a inadimplência.
Você só precisa cadastrar o cliente uma vez e configurar a cobrança recorrente. A Calcpay cuida do restante, com notificações automáticas, controle de pagamentos em tempo real e relatórios que ajudam na gestão financeira do seu negócio! Aposte nessa ideia!