O que é marcenaria criativa? Entenda mais sobre esse mercado!

Neste artigo, você vai entender o que é marcenaria criativa, o que se faz nesse tipo de processo e como esse nicho de mercado pode se tornar lucrativo caso o seu objetivo seja abrir uma marcenaria.

Continue lendo!

O que é marcenaria criativa

Uma marcenaria criativa nada mais é do que uma empresa que produz móveis sob medida não só no tamanho. Mas também, na criatividade. Ou seja, é possível fazer tudo (ou quase tudo) o que o cliente quiser, já que cada peça será única e feita especialmente para aquela ocasião de decoração ou revestimento.

Dentro da marcenaria criativa é possível ter profissionais focados em encontrar soluções fora da caixa para seus clientes. Designers e criativos podem atuar de maneira conjunta com o cliente para chegar a uma peça única.

A marcenaria criativa é charmosa e pode ser muito rentável, caso os processos sejam feitos de maneira organizada. Afinal, o valor agregado está justamente na criatividade.

O que se faz em uma marcenaria criativa

Muitos móveis podem ser produzidos em uma marcenaria criativa. Inclusive, é possível ter uma marcenaria “comum”, sob medida, e um departamento focado em criatividade para vender peças diferentes e inovadoras. Nesse caso, veja alguns exemplos do que se pode fazer em uma marcenaria criativa:

Peças com retalhos

Toda marcenaria produz retalhos de madeira. Com esses retalhos, é possível fazer uma série de outros produtos e gerar uma nova fonte de receita para a empresa. As peças feitas a partir de retalho, portanto, são boas alternativas para produzir móveis criativos. Tudo o que sobrar de madeira pode ser usado para criar peças diferentonas.


acesse o sistema para marcenaria onde estiver

👉🏻 Veja também: Como conseguir clientes para marcenaria? Coloque essas ideias em prática!

Painel de parede que vira mesa

Que tal fazer um painel de parede que decora a casa durante o dia, e a noite ou durante uma refeição, vira uma mesa? Esse é um exemplo do que é possível fazer com a marcenaria criativa, já que a criatividade é o que vai nortear a construção de cada peça.

É possível unir o útil ao agradável com a marcenaria criativa, de forma a transformar uma peça simples em uma peça com utilidade prática e estética.

Cama embutida

Outro tipo de móvel criativo que você pode fazer na marcenaria criativa é uma cama embutida na parede. Durante a noite, é uma cama normal. E durante o dia, a cama é recolhida e vira um painel na parede, ganhando muito espaço útil no quarto.

Mesa de centro que vira cadeira

Mais uma boa ideia para colocar em prática é a mesa de centro que vira cadeira. É possível que a mesa de centro seja usada para apoio e, com um simples engate, vire uma cadeira bem bacana para sentar confortavelmente!

Como ser mais criativo na marcenaria

Para que a sua marcenaria se torne mais criativa, você deve focar em delegar as tarefas burocráticas e focar em ser criativo. Com o sistema da Calcme para marcenarias, você ganha tempo e agilidade, garantindo que a sua criatividade fique disponível para pensar em peças diferentes e que vão atrair um novo público para o seu negócio.

👉🏻 Veja também: Ferramentas para marcenaria: Saiba o que você precisa para começar!