Você já se perguntou, em algum momento, o que significa estorno? Essa palavra, apesar de muito comum no setor de gestão financeira, pode gerar um pouco de confusão em alguns casos.
Por isso, neste guia da Calcme, vamos esclarecer o que significa estorno e dar mais informações sobre quem pode solicitá-lo. Acompanhe e confira!
O que significa estorno?
Agora, vamos entender o que significa estorno. Basicamente, o estorno é o processo de devolução de um pagamento realizado, como em situações de erro na transação, em caso de cobranças indevidas ou insatisfação com o produto ou serviço adquirido.
Quando um cliente solicita um estorno, ele está basicamente pedindo que o valor pago seja retornado à sua conta, seja por meio de crédito no cartão, transferência bancária ou outro método que possa ser combinado.
Esse processo é bastante utilizado em compras feitas com cartão de crédito, embora também pode ser aplicado em boletos bancários ou pagamentos via outros meios, como PIX.
O estorno pode ser solicitado por diversas razões, como falhas na entrega, produtos com defeito, transações duplicadas ou até mesmo desistência da compra dentro dos prazos estabelecidos.
A realização do estorno garante que o cliente tenha seus direitos respeitados e que o comerciante ou prestador de serviço esteja seguindo as normas de boas práticas comerciais, principalmente em relação ao Código de Defesa do Consumidor.
Então, em determinadas situações, sua marcenaria ou gráfica pode, sim, precisar fazer um estorno. Fique atento a isso.
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Quem pode solicitar estorno?
O estorno pode ser solicitado por qualquer cliente que tenha efetuado um pagamento que posteriormente deseje contestar ou em situações de erro. Entretanto, nem sempre a pessoa terá direito de receber o dinheiro de volta. Tudo depende da situação.
Veja alguns casos nos quais é possível fazer a solicitação:
- Cobrança indevida ou errada: Se o cliente foi cobrado por um produto ou serviço que não adquiriu ou por um valor incorreto.
- Produto com defeito ou serviço não prestado: Se o cliente recebe um produto com defeito ou não recebe o serviço conforme combinado.
- Desistência da compra: Em caso de compras online, o cliente tem o direito de desistir da compra e pedir o estorno em até 7 dias.
- Erro na transação: Quando ocorre uma transação duplicada ou um pagamento feito por engano, o estorno pode ser solicitado.
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