Qual a importância da psicologia das cores nas artes visuais? 4 sentidos importantes!

A importância da psicologia das cores nas artes visuais parte de um princípio voltado a simetria, despertar de emoções e tomada de ação.

O vermelho, por exemplo, desperta energia e urgência. Enquanto que o azul, calma e tranquilidade.

Tudo isso, quando combinado e programado em uma arte, pode ajudar o prospecto a tomar uma decisão. Seja de compra ou de contato.

Neste artigo, a Calcme te ajuda a entender mais sobre a importância da psicologia das cores nas artes visuais.

Acompanhe!

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Entenda qual a importância da psicologia das cores nas artes visuais

A importância da psicologia das cores nas artes visuais é tamanha, que muitas vezes, é isso que faz alguém tomar a decisão A ou B. 

Além disso, as cores também ajudam a criar uma associação com determinados produtos e materiais, fazendo com que o prospecto automaticamente entenda o que está sendo tratado naquela mensagem. 

As cores amarelo e vermelho quando juntas, por exemplo, podem gerar uma percepção de que aquele material trata de comida.

Em outros termos, as cores podem significar palavras dentro de um contexto de arte visual. E algumas dessas palavras vão refletir em 4 sentidos importantes.

Conheça-os abaixo!

Veja também qual a importância de escolher as tipografias em um projeto gráfico.

1- Emoções

Despertar emoções dentro do marketing é uma excelente forma de trazer um prospecto para perto. Ou seja, através das emoções, é possível fazer com que ele tome a decisão A ou a decisão B; ou, ainda: decisão C!

Ou seja: os caminhos, usando emoções, são inúmeros. Inclusive, alternativos aquelas questões que estão disponíveis.

A cor vermelha, por exemplo, desperta sensações de urgência. Já a cor verde, traz sensações de confiança e credibilidade.

Por isso, usar as cores visando algum tipo de emoção pode ser uma ótima alternativa em materiais gráficos, além dos digitais.

2- Destaque

As cores também são importantes para trazer destaque para um material. Neste caso, usar o contraste ajuda muito a criar camadas de leitura; e ajuda o prospecto a ter uma leitura visual rápida. Os olhos são guiados pelas cores.

Algumas cores que contrastam entre si e geram destaque:

  • Amarelo e vermelho;
  • Preto e branco;
  • Vermelho e branco;
  • Entre outras combinações.

Cuidado com algumas combinações que prometem contraste, como o vermelho e o azul. Muita gente acredita que são cores análogas, mas em termos de contraste não funcionam muito bem e não geram destaque.

3- Harmonia

A importância da psicologia das cores nas artes visuais passa também pela harmonia do material. Ou seja, as cores precisam harmonizar entre elas e, de alguma forma, elas precisam falar a mesma língua dentro do contexto que o designer quer criar.

4- Associações

E por fim, temos as associações: elas são importantes especialmente para garantir que, ao bater o olho em um material, o leitor entenda do que se trata.

Algumas combinações de cores que geram associações:

  • Amarelo e vermelho: Associados a materiais gráficos de fast food, como redes de restaurantes de hambúrgueres e comidas rápidas.
  • Verde e marrom: Comuns em materiais gráficos de produtos orgânicos, saudáveis e sustentáveis.
  • E assim por diante.

Muito interessante como as cores são fundamentais em uma arte visual, não é mesmo? Elas nunca são escolhidas de maneira aleatória!

Como escolher boas cores para as artes?

Entendendo a importância das cores na arte, é importante também compreender como usar as tonalidades para construir uma boa relação entre psicologia e artes visuais, de modo a encantar os seus clientes de comunicação visual.

Confira algumas dicas que podem te ajudar nesse momento:

1. Considere o público-alvo

Antes de qualquer coisa, é muito importante você considerar o público-alvo na hora de escolher boas cores para as suas artes. O público faz toda a diferença.

Afinal, se você quiser impactar um público mais jovem, com certeza não usará exatamente as mesmas cores que usaria com um público da terceira idade, concorda?

Por isso, pense bem na campanha que você deseja criar utilizando a psicologia das cores. Se necessário, busque por referências na internet. Você pode visualizar outros anúncios que já funcionaram bem, de modo a entender a composição das cores em cada um deles.

2. Contexto e mensagem

Além de ter um público-alvo bem definido, é importante você pensar no contexto e na mensagem que deseja passar.

Você irá fazer uma arte mais descontraída ou mais séria? É algo informativo ou apenas para fortalecer a marca que você está divulgando?

Com relação ao contexto, essa arte será veiculada nas redes sociais, ou será apresentada em forma de banner em algum evento específico?

Todos esses aspectos podem fazer toda a diferença quando você começa a escolher as cores para a sua comunicação visual.

Portanto, coloque todos os objetivos e características da sua mensagem na ponta do lápis para não errar na escolha.

3. Harmonização das cores

A harmonização das cores também não deve ser negligenciada. Isto é, você pode, sim, ter uma cor principal, baseando-se na psicologia das cores, mas pode, também, incluir outras opções na sua arte.

Entretanto, lembre-se de que as cores devem ter harmonia e criar uma composição que seja agradável de ver, e não algo que cause desconforto visual.

Além disso, entender o poder e os efeitos de cada uma das cores também é importante. Desse modo, essa harmonização será ainda melhor.

4. Contraste na arte

Focar no contraste também é interessante, para não correr o risco de criar uma arte que seja “morna” demais.

Por exemplo, fazer uma arte com fundo rosa e texto em cinza claro pode criar uma composição pouco atrativa e chamativa. Em contrapartida, o texto preto e o fundo rosa claro tem bastante contraste, chamando a atenção para o que está escrito.

Ter esse olhar crítico é fundamental, tanto quanto entender a importância da psicologia das cores nas artes visuais.

5. Atenção às cores da marca

Por fim, não se esqueça que para não errar na hora de usar a psicologia das cores é importante considerar a paleta que a marca já possui.

Isto é, se você vai fazer uma arte para uma empresa que já tem identidade visual definida, deve tomar o cuidado para não fugir demais da paleta a ponto de deixar a arte desconectada da marca.

Assim, será mais fácil construir peças mais interessantes e chamativas. Boas artes para você!