Qual costuma ser o salário comunicação visual? Saiba a média

salário comunicação visual

Se você quer saber mais sobre o salário comunicação visual, possivelmente está buscando oportunidades nessa área de atuação, não é mesmo? E para te ajudar a entender melhor o que esperar nesse caso, preparamos este guia com dicas que podem te ajudar.

Acompanhe para saber mais e fique por dentro de tudo!

Qual costuma ser o salário comunicação visual? Saiba a média

O salário de um profissional de comunicação visual no Brasil pode variar bastante, afinal, tudo depende da experiência, localização e do porte da empresa em que ele  atua. 

Entretanto, para que você possa ter ideia do que esperar nesse caso, podemos dizer que, em média, um profissional dessa área pode ganhar entre R$ 1.700 e R$ 2.000 por mês no início da carreira. 

Por outro lado, profissionais mais experientes podem alcançar salários entre R$ 2.500 e R$ 5.000, especialmente em regiões ou empresas com maior demanda. Então, não é possível ter uma clareza do salário comunicação visual, no sentido de haver um valor único. É importante que você sempre pesquise na sua região para ter mais certeza do que esperar.

Veja mais: Logo comunicação visual: ideias para sua empresa!

O que pode impactar o salário comunicação visual?

Para entender melhor quanto é o salário comunicação visual, vale também avaliar o que pode impactar esse tipo de área de atuação. São muitos os fatores que podem fazer a diferença, e descrevemos alguns deles a seguir.

Dessa forma, você poderá compreender melhor o que esperar em determinadas situações:

Nível de experiência

De maneira geral, profissionais que ainda são iniciantes tendem a ganhar menos do que aqueles com anos de experiência no setor, o que é natural em qualquer setor. 

Sendo assim, um portfólio de qualidade e trabalhos reconhecidos podem aumentar significativamente o valor do salário. Se você ainda não tem experiência na área, buscar por serviços freelancer pode ajudar a alcançar novos patamares.

Especialização e qualificações

Domínio de ferramentas específicas, como Adobe Illustrator, Photoshop ou software de modelagem 3D, pode influenciar no salário. 

Por conta disso, é interessante considerar cursos e certificações, inclusive em áreas como design gráfico, motion design ou UX/UI, pois elas também podem agregar valor no seu currículo e te ajudar a receber mais.

Localização geográfica

O mercado de trabalho em grandes centros urbanos, como São Paulo ou Rio de Janeiro, costuma oferecer salários mais altos em comparação a cidades menores, devido à maior demanda dos projetos.

Se você tem como objetivo mudar de cidade ou se isso parece interessante, pode ser que pesquisar por vagas nessas regiões te traga mais possibilidades legais.

Veja mais: Frases para comunicação visual: Veja ideias!

Tamanho e tipo da empresa

Empresas grandes ou agências especializadas podem oferecer, em sua maioria, salários mais altos do que negócios menores ou empresas com foco genérico. 

Trabalhar em setores de alta exigência, como publicidade ou cinema, também pode ser mais lucrativo. No entanto, para conquistar uma vaga nessas áreas é importante se dedicar mais a fundo, já que são áreas muito mais concorridas e que exigem formações mais específicas.

Complexidade dos projetos

Profissionais que trabalham em projetos complexos ou de grande impacto, como campanhas publicitárias nacionais, branding de grandes empresas ou produções multimídia, têm maior potencial de remuneração.

Mas, novamente ressaltando, essas áreas podem exigir uma formação mais sólida e mais experiência do profissional. Tenha isso em mente na hora de buscar uma vaga com um bom salário comunicação visual!