Como administrar uma empresa de comunicação visual?

Como administrar uma empresa de comunicação visual?

Como administrar uma empresa de comunicação visual?

Administrar uma empresa de comunicação visual pode ser complicado no início. Mas com os processos certos e com uma boa organização, é possível fazer uma gestão de mais acertos do que erros.

Neste artigo, a Calcme – sistema para empresa de comunicação visual te ajuda a entender alguns pontos importantes relacionados a administração de uma empresa de comunicação visual.

Acompanhe.

👉🏻Veja também: o que faz um ajudante de comunicação visual.

5 dicas de como administrar uma empresa de comunicação visual

  1. Utilize o Calcme para ajudar em todos os processos
  2. Tenha processos bem estabelecidos
  3. Treine a sua equipe constantemente
  4. Crie uma cultura na empresa
  5. Tenha um bom relacionamento com fornecedores

Continue lendo para saber mais detalhes e se aprofundar sobre cada dica listada.

👉🏻 Saiba mais sobre: o que faz um analista de comunicação visual.

Utilize o Calcme para ajudar em todos os processos

Com um sistema fácil de operar e simples de entender, você poderá delegar vários processos burocráticos para o Calcme. 

Deixe que o sistema calcule, analise e faça medições por você, enquanto você pode dedicar o seu tempo em atividades de maior retorno financeiro, como a conquista de novos clientes.

A administração de uma empresa de comunicação visual passa, muito, pela organização das contas, orçamentos, pedidos e prazos. O Calcme te ajuda nisso!

Faça um teste grátis agora mesmo e veja tudo por dentro.

acesse o software para gráfica onde estiver

Tenha processos bem estabelecidos

Administrar uma empresa de comunicação visual é, também, pensar estrategicamente nos processos. 

Eles devem ser bem estabelecidos e a sua equipe precisa “comprá-los”, para que tudo ande de maneira ordenada e organizada.

Para implementar processos, é preciso dar tempo ao tempo. É preciso deixar as coisas se ajeitarem e, com o tempo, os processos estarão na rotina.

Cuidado para não engessar demais, a ponto de tornar o trabalho algo desgastante para a equipe. Afinal, assim, você perderá funcionários a todo momento e terá que perder muito tempo em treinamento.

Treine a sua equipe constantemente

E por falar em treinamento, aqui vai mais uma dica importante sobre como administrar uma empresa de comunicação visual: treine bem a sua equipe, e treine sempre.

É preciso manter a cultura de treinamentos ativa para que a equipe possa ter os processos e métodos sempre fresquinhos na cabeça. Caso contrário, as coisas vão se perder com o tempo.

Crie uma cultura na empresa

Outro aspecto importante relacionado a uma boa administração, é a criação de cultura na empresa. Ela garante que os profissionais atuem de maneira reflexiva e possam seguir boas práticas adotadas pela empresa.

Estabelecer cultura leva tempo. É um processo que precisa de repetição e muita crença. Os funcionários precisam comprar a ideia e o projeto. Caso contrário, a cultura não será levada adiante.

Tenha um bom relacionamento com fornecedores

E ainda, uma boa administração passa também por um bom relacionamento com fornecedores. 

Afinal, o fornecedor pode, muitas vezes, ajudar a sua empresa a entregar pedidos com antecedência, desde que o fornecimento de materiais chegue com antecedência também.

Manter um bom relacionamento estreita laços de alguém que você precisa manter contato todas as semanas.

Veja mais: Quais os serviços de comunicação visual? Entenda!

Evite estes erros de gestão de empresa de comunicação visual

A gestão de empresa de comunicação visual deve ser feita de uma maneira coerente e evitando erros comuns que podem atrapalhar o crescimento do negócio.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais erros que podem ser cometidos nessa gestão, para que você já saiba evitá-los e possa, assim, administrar a sua empresa de uma maneira mais eficiente. Confira:

1. Falta de planejamento estratégico

A ausência de um plano estratégico claro pode levar à falta de direção e objetivos não definidos. 

É o mesmo que, a cada dia, atuar de uma maneira um tanto quanto aleatória, sem saber exatamente onde se está e onde se quer chegar. A consequência disso é uma falta de clareza gigantesca, que pode atrapalhar o crescimento do seu negócio.

Empresas de comunicação visual precisam de um planejamento detalhado para alinhar suas ações com os objetivos de longo prazo e garantir a eficiência operacional. Se você não sabe para onde está indo, pode acabar caminhando rumo a resultados catastróficos.

2. Má gestão financeira

A gestão de empresa de comunicação visual deve, sem dúvida alguma, ter uma excelente gestão financeira. Sem esse acompanhamento profundo das finanças, corre-se o risco de ter um aumento nos prejuízos e custos, sem se dar conta de tal problema.

Mais tarde, isso pode fazer com que a empresa deixe de ser saudável, aumente suas dúvidas, não cobre um valor justo pelos serviços prestados, e assim por diante.

Além disso, erros na gestão financeira, como a falta de controle sobre os custos e receitas, podem resultar em problemas de fluxo de caixa.

3. Comunicação ineficiente

A comunicação interna e externa ineficiente pode causar mal-entendidos e prejudicar a relação com clientes e colaboradores. Por exemplo, se você não passar um orçamento de forma clara para o seu cliente, pode ser que ele se surpreenda com o valor final e veja isso de forma extremamente negativa, deixando de ser um cliente da sua empresa.

Já com os colaboradores, a falta de comunicação eficiente pode gerar retrabalho, custos e insatisfação.

Por conta desses erros de gestão de comunicação visual, estabelecer canais de comunicação claros e eficientes é essencial para o bom funcionamento da empresa.

Leia também: O que é um projeto de comunicação visual? Entenda!

4. Falta de inovação

A estagnação e a falta de inovação podem fazer com que a empresa perca relevância no mercado competitivo. Afinal, seus concorrentes poderão estar oferecendo o que há de melhor para os seus clientes, enquanto você não. Pense nisso!

Investir em novas tecnologias e tendências é fundamental para se manter à frente da concorrência e também alinhado ao que as pessoas estão verdadeiramente buscando no setor.

5. Gestão de projetos ineficiente

A incapacidade de gerenciar projetos de maneira eficiente pode levar a atrasos e à insatisfação dos clientes. Além disso, custos podem se elevar, insumos podem vencer, enfim! São muitas as consequências.

Por conta desses fatores, implementar ferramentas e práticas de gestão de projetos ajuda a assegurar a entrega pontual e de qualidade.

E a boa notícia é que, praticamente, esses erros de gestão de empresa de comunicação visual podem ser resolvidos com a Calcme, sabia? Faça o seu teste grátis e descubra!

melhor impressora para gráfica rápida banner teste o sistema de gestão
Foto de Camila Bonatti

Escrito por

Camila Bonatti

Redatora da Calcme e Psicóloga formada pela Faculdade Metropolitana de Blumenau. Cursa Letras e pós-graduação em Psicologia Puerperal. Atua como redatora há mais de 13 anos, com foco em marketing de conteúdo, redação web e SEO. Une sua formação em saúde mental à paixão por escrever para produzir conteúdos claros, humanos e estratégicos.

Centralize toda a gestão da sua empresa em um único lugar.

Elimine o caos e gerencie a sua empresa por completo em um único sistema. Chega de várias ferramentas no seu negócio!

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.