Ao entender o que é um projeto de comunicação visual é possível interpretar que uma série de atividades estão relacionadas a esse termo. Afinal, a comunicação visual é muito mais ampla do que a simples impressão de um banner ou mesmo de uma lona com a logo da empresa.
Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender o que é um projeto de comunicação visual completo e todas as etapas que ele precisa ter para estar 100% adequado às necessidades do cliente.
Você sabe o que é um projeto de comunicação visual?
Um projeto de comunicação visual é um arranjo com todas as necessidades que o cliente tem para comunicar o seu negócio, produto ou serviço.
O profissional de comunicação visual entra em cena para ajudar a organizar todos os processos e vender o que o cliente precisa.
Um projeto de comunicação visual pode ser organizado de várias formas:
- No papel;
- Em uma planilha;
- Em um documento de texto;
- Entre outros locais.
O projeto em si é a organização de tudo que vai ser feito, quando vai ser feito e como vai ser feito.
Veja também como está o mercado de comunicação visual.
Como é feito um projeto de comunicação visual
Cada profissional vai organizar o projeto de comunicação visual de uma forma diferente. Mas em linhas gerais, ele pode ser feito assim:
- Necessidade do cliente;
- Respeito a identidade visual;
- Escolha dos materiais certos;
- Iluminação do ambiente;
Continue lendo para saber detalhes de cada etapa.
Necessidade do cliente
A necessidade do cliente é um fator determinante e que faz toda a diferença para cada projeto de comunicação visual. O que o cliente precisa deve ser colocado no papel para que depois possa ser orçado e instalado de maneira ordenada.
Muitas vezes a necessidade do cliente é desconhecida por ele mesmo. Nesse caso, o profissional de comunicação visual precisa entrar em ação para oferecer o que o cliente precisa; e vender seu peixe.
Veja também: quem trabalha com comunicação visual faz o quê?
Respeito a identidade visual
Se a empresa já tem uma identidade visual feita por um designer, ela precisa ser seguida à risca. Para isso, peça o manual de marca que a agência de publicidade ou designer gráfico preparou para a marca que vai receber o material de comunicação visual.
Respeitar a identidade visual da empresa é fundamental para que o projeto funcione para aquela marca. Caso contrário, as cores e modelos ficarão destoantes – e isso não é bom para o branding.
Escolha dos materiais certos
O profissional de comunicação visual também precisa ajudar o cliente a escolher os materiais certos para o projeto. A escolha inadequada de cores, texturas e superfícies pode gerar muitos problemas no curto, médio e longo prazo.
Iluminação do ambiente
Alguns projetos de comunicação visual também precisam de iluminação. E nesse caso, é preciso orçar junto para que o cliente tenha uma ideia real de tudo o que vai ser feito. Cote um bom eletricista no projeto, se for o caso.
Feche mais projetos de comunicação visual
Para ter mais tempo de fechar mais projetos de comunicação visual e focar na aquisição de clientes, conte com o sistema da Calcme para gráficas e empresas de comunicação visual.
Faça um teste grátis e comprove como o seu dia a dia será facilitado.