O que é um projeto de comunicação visual? Entenda!

Ao entender o que é um projeto de comunicação visual é possível interpretar que uma série de atividades estão relacionadas a esse termo. Afinal, a comunicação visual é muito mais ampla do que a simples impressão de um banner ou mesmo de uma lona com a logo da empresa.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender o que é um projeto de comunicação visual completo e todas as etapas que ele precisa ter para estar 100% adequado às necessidades do cliente.

acesse o software para gráfica onde estiver

Você sabe o que é um projeto de comunicação visual?

Um projeto de comunicação visual é um arranjo com todas as necessidades que o cliente tem para comunicar o seu negócio, produto ou serviço. 

O profissional de comunicação visual entra em cena para ajudar a organizar todos os processos e vender o que o cliente precisa.

Um projeto de comunicação visual pode ser organizado de várias formas:

  • No papel;
  • Em uma planilha;
  • Em um documento de texto;
  • Entre outros locais.

O projeto em si é a organização de tudo que vai ser feito, quando vai ser feito e como vai ser feito.

Veja também como está o mercado de comunicação visual.

Como é feito um projeto de comunicação visual

Cada profissional vai organizar o projeto de comunicação visual de uma forma diferente. Mas em linhas gerais, ele pode ser feito assim:

  • Necessidade do cliente;
  • Respeito a identidade visual;
  • Escolha dos materiais certos;
  • Iluminação do ambiente;

Continue lendo para saber detalhes de cada etapa.

Necessidade do cliente

A necessidade do cliente é um fator determinante e que faz toda a diferença para cada projeto de comunicação visual. O que o cliente precisa deve ser colocado no papel para que depois possa ser orçado e instalado de maneira ordenada.

Muitas vezes a necessidade do cliente é desconhecida por ele mesmo. Nesse caso, o profissional de comunicação visual precisa entrar em ação para oferecer o que o cliente precisa; e vender seu peixe.

Veja também: quem trabalha com comunicação visual faz o quê?

Respeito a identidade visual

Se a empresa já tem uma identidade visual feita por um designer, ela precisa ser seguida à risca. Para isso, peça o manual de marca que a agência de publicidade ou designer gráfico preparou para a marca que vai receber o material de comunicação visual.

Respeitar a identidade visual da empresa é fundamental para que o projeto funcione para aquela marca. Caso contrário, as cores e modelos ficarão destoantes – e isso não é bom para o branding.

Escolha dos materiais certos

O profissional de comunicação visual também precisa ajudar o cliente a escolher os materiais certos para o projeto. A escolha inadequada de cores, texturas e superfícies pode gerar muitos problemas no curto, médio e longo prazo.

Iluminação do ambiente

Alguns projetos de comunicação visual também precisam de iluminação. E nesse caso, é preciso orçar junto para que o cliente tenha uma ideia real de tudo o que vai ser feito. Cote um bom eletricista no projeto, se for o caso.

Feche mais projetos de comunicação visual

Para ter mais tempo de fechar mais projetos de comunicação visual e focar na aquisição de clientes, conte com o sistema da Calcme para gráficas e empresas de comunicação visual.

Faça um teste grátis e comprove como o seu dia a dia será facilitado.