Quem trabalha com comunicação visual faz o quê?

Você sabe o que faz um profissional de comunicação visual no seu dia a dia de trabalho? De maneira geral, esse profissional está habilitado para realizar inúmeras atividades diferentes, desde que ele tenha conhecimento para determinadas áreas.

Em uma gráfica, por exemplo, se pode ter uma série de atividades relacionadas ao trabalho de comunicação visual – embora não seja necessariamente a mesma coisa. Afinal, uma empresa de comunicação visual pode ter a sua própria gráfica, mas os serviços de impressão e instalação são diferentes.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Quem trabalha com comunicação visual faz o quê? Continue lendo para saber mais.

Depois, veja também o que faz um operador de offset.

Saiba mais sobre o trabalho de comunicação visual

O trabalho de comunicação visual é um dos mais completos e exigentes que existem no “mundo gráfico”. Afinal, é preciso que haja empenho de uma equipe muito grande em inúmeras frentes diferentes. Tanto na hora de orçar, quanto na hora de produzir e depois instalar os materiais de comunicação visual no cliente.

Mas, quem trabalha com comunicação visual faz o quê exatamente? Veja:

  • Instalação de banners e placas;
  • Medições e orçamentos no cliente;
  • Manutenção de materiais de comunicação;
  • Designer gráfico dentro da empresa.
acesse o software para gráfica onde estiver

Essas atividades estão relacionadas diretamente com o tipo de empresa. Afinal, algumas empresas de comunicação visual preferem abordar somente uma ou outra etapa do processo inteiro. Isto é, há empresas que apenas instalam, outras que apenas imprimem, outras que apenas fazem as artes – e por aí vai.

Definir um plano de negócios e entender cada uma dessas etapas, caso você queira montar uma empresa de comunicação visual, é muito importante.

Continue lendo para saber mais.

Instalação de banners e placas

A instalação de banners e placas é uma das atividades relacionadas a quem trabalha com comunicação visual. Afinal, esse é o “ponto final” de todo um processo de desenvolvimento, que visa criar uma comunicação interna ou externa para uma empresa, comércio, evento, entre outros.

Medições e orçamentos no cliente

Outra atividade que está relacionada ao profissional que trabalha com comunicação visual, é a medição e a realização de orçamentos no cliente. Isto é, quando um cliente entra em contato para realizar uma atividade de comunicação visual, este necessita que o espaço seja medido e analisado.

Desta forma, um profissional da empresa de comunicação visual vai até o local, tira as medidas e depois realiza os orçamentos necessários.

Manutenção de materiais de comunicação

Não é só de instalações do zero que vive uma empresa de comunicação visual. Pelo contrário: existem muitos outros trabalhos relacionados que fazem parte do dia a dia. Como por exemplo, a necessidade de manutenções preventivas ou troca de lonas em placas.

Designer gráfico dentro da empresa

E por fim, há também o profissional designer gráfico que atua dentro da empresa de comunicação visual, criando as placas, banners e demais materiais de comunicação. Ele é responsável por criar artes que o cliente aprove para assim iniciar o processo de produção e depois realizar a instalação.

Quem trabalha em gráfica faz o que?

Diferentemente da comunicação visual, trabalhar em uma gráfica envolve uma variedade de funções e responsabilidades, dependendo da especificidade da gráfica, do tamanho da empresa e do tipo de produtos ou serviços oferecidos.

Afinal, gráfica e comunicação visual são coisas diferentes, mas que se complementam em algum momento da cadeia produtiva.

Basicamente, o gráfico poderá atuar de várias formas, como:

Design

A gráfica em si é focada em imprimir e entregar o material pronto.

No entanto, algumas empresas podem aprofundar o seu produto de maneira a contratar um designer e um arte-finalista para que todas as etapas sejam feitas dentro da empresa. Especialmente se ela for maior.

Nesse caso, quem trabalha em gráfica pode ser, também, designer ou diretor de arte para que os materiais sejam feitos e preparados para a impressão.

Impressor

O impressor é um dos profissionais mais técnicos da gráfica. Ele será responsável por várias coisas, mas especialmente por garantir que as máquinas funcionem corretamente do ponto de vista técnico e de qualidade de produto final.

Esse profissional pode atuar da seguinte maneira:

  • Opera máquinas de impressão digital ou offset.
  • Calibra as máquinas, seleciona os materiais adequados e garante a qualidade da impressão.

Técnico de pré-impressão

Já o técnico de pré-impressão é o profissional que vai atuar de maneira técnica juntamente com todos os outros profissionais, especialmente os arte-finalistas que estão fechando os materiais para imprimir.

Basicamente, esse profissional pode atuar em:

  • Preparação de arquivos para impressão, garantindo que estejam no formato correto, com as cores certas e prontos para serem impressos sem erros.
  • Pode trabalhar com softwares para processar imagens para impressão.
  • Entre outras coisas.

Controlador de qualidade

Profissional importantíssimo que tem uma relação muito próxima de todos os outros setores, já que controlar a qualidade é olhar para todo o processo em si e garantir que as coisas funcionem.

Como por exemplo, recomendar determinadas situações para o arte-finalista ou verificar a calibragem da impressora para determinados tipos de acabamento.

Dobrador

Quem trabalha em gráficas também pode ser o dobrador, que tem uma tarefa muito importante de preparar os materiais impressos para garantir que eles cheguem certos até o cliente final.

Algumas máquinas também podem ajudar no processo de dobra, mas alguns tipos de trabalhos são mais bem feitos quando há ação humana.

Então, quem trabalha em gráfica é…

  • Gráfico ou operador gráfico;
  • Designer;
  • Arte-finalista;
  • Impressor;
  • Entre outros profissionais.

Muitas são as atividades de quem trabalha em gráfica já que o setor oferece inúmeras oportunidades e áreas distintas.