O que faz um operador de offset? Entenda!

Ao entender o que faz um operador de offset, automaticamente, muitas pessoas se identificam com a profissão e desejam entrar na área. Afinal, é uma área que paga relativamente bem, sendo que é possível ganhar até mais do que R$3000 sendo operador de offset mestre. Isto é, para quem trabalha em cargos superiores supervisionando todos os processos de produção.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre o que faz um operador de offset. Continue lendo para entender.

O que faz um operador de offset?

  • Manejo de documentos.
  • Supervisão de funcionários.
  • Análise e adequação de cores.
  • Treinar e identificar necessidades de treinamento.
  • Entender sobre as máquinas.
  • Administrar os processos.

Essas são algumas demandas e atividades relacionadas ao operador de offset. No entanto, cada atribuição vai depender do nível de cargo dentro da área offset. Para profissionais mestres, que são líderes de setor, essas atividades são as mais comuns.

A seguir, entenda mais sobre as atividades.

acesse o software para gráfica onde estiver

Manejo de documentos

Processos gráficos em geral demandam inúmeros tipos de administração. Afinal de contas, são processos complexos e cheios de necessidades de manejo. A documentação a respeito daquele projeto que está sendo impresso, por exemplo, fica a cargo do mestre operador de offset. Ele precisa manter todos os dados organizados e precisa saber administrar os pedidos versus ocupação das máquinas offset.

Afinal, se não houver uma boa administração dos equipamentos do chão de fábrica, podem ocorrer atrasos e problemas com entregas.

Supervisão de funcionários

Os processos gráficos precisam seguir um protocolo e um passo a passo adequado para as normas e organizações da empresa. Afinal de contas, isso ajuda a gerar produtividade e controle.

Desta forma, o responsável por isso é o mestre operador de offset. Ele é quem vai coordenar as equipes, criar as metas e colaborar para que os pedidos sejam entregues no prazo.

Veja também: O que fazer com papel offset 240g?

Análise e adequação de cores

Com relação a parte técnica dos impressos, é o operador de offset que vai controlar as cores e garantir que os impressos sejam feitos da maneira que foi aprovado com o cliente. A adequação de cores faz parte da rotina profissional do operador de offset e ele precisa fazer testes constantes para garantir que todos os impressos saiam com a cor certa.

Treinar e identificar necessidades de treinamento

Se houver alguma defasagem técnica na equipe, o operador mestre de offset é quem vai organizar e garantir que essa equipe passe por treinamentos e seja ainda mais produtiva na empresa.

Entender sobre as máquinas

O entendimento profundo sobre as máquinas de impressão deve ser uma das habilidades do operador de offset. Afinal, se der algum problema, ele precisa saber como resolver – ou encontrar rapidamente alguém que possa ajudar.

Administrar os processos

E por fim, o operador de offset ainda ficará responsável por administrar processos e garantir que tudo seja entregue de maneira organizada, profissional e com altíssima qualidade para o cliente. A coordenação de impressão ficará a cargo do líder do setor, que seria o mestre de offset.

Quais as habilidades necessárias para ser um operador de máquina offset?

Além de compreender melhor sobre impressor offset o que faz, também devemos entender quais são as habilidades esperadas desse profissional.

Afinal de contas, há muita responsabilidade nas mãos desses profissionais, uma vez que lidam com produções de grandes escalas e precisam estar atentos à qualidade de cada impressão.

Por isso, para que tudo corra bem, algumas soft skills devem fazer parte do dia a dia desse profissional, como:

Conhecimento técnico da máquina

Como vimos anteriormente, um operador de máquina offset precisa conhecer a fundo cada etapa da execução do seu trabalho. Dessa maneira, torna-se possível garantir que o resultado seja o melhor possível.

Para isso, é preciso então ter um conhecimento técnico da máquina, da montagem das chapas, da escolha das tintas, do tipo de papel que será usado, e assim por diante. Esse conhecimento impede que tiragens erradas sejam frequentes, além de melhorar até o desempenho do equipamento, ao ser manuseado por quem realmente sabe usá-lo.

Leitura das especificações

A leitura das especificações também é responsabilidade do operador de máquina offset, logo, ele precisa estar “fluente” nessas especificações.

Desse modo, ele saberá exatamente qual o tipo de papel que determinado projeto precisa. Também saberá as cores que poderão ser usadas, a quantidade de cada impressão, e assim por diante.

Cálculo de tiragens

Outro ponto-chave que esse profissional deve dominar é o cálculo das tiragens. Afinal, com base no projeto que é recebido, deve-se ter em mente quanto de tinta e de papel serão necessários para uma execução de qualidade.

Dessa maneira, evita-se o uso inadequado da matéria-prima, o que pode, até mesmo, melhorar o fluxo do estoque e reduzir os custos com desperdícios que, infelizmente, ainda são realidade em muitas gráficas offset.

Confira também: Quais as diferenças entre papel sulfite e offset? Entenda aqui!

Olhar analítico voltado aos detalhes

Trabalhar com impressão, de uma maneira geral, também exige do profissional um bom olhar analítico. Isso porque, é necessário saber reconhecer quais são os pontos de falha e o que pode estar ou não inadequado em um papel impresso.

Afinal, cada detalhe pode fazer toda a diferença quando se quer comunicar algo. Portanto, ter uma impressão que atende aos requisitos do projeto é crucial, e quando pensamos no que faz um operador offset, precisamos considerar essa revisão também.

Comunicação assertiva

Por fim, existe uma outra habilidade que deve fazer parte do dia a dia de qualquer profissional, e no caso do operador de máquina offset não é diferente: a comunicação.

É por meio da comunicação que podemos trocar ideias com quem trabalha conosco e assim encontrar os melhores caminhos para tomar decisões mais assertivas.

Sendo assim, esse profissional também precisa saber se comunicar para garantir que todo o projeto se desenvolva sempre da melhor forma possível, além de que essa habilidade é indispensável para a criação de um clima amistoso no trabalho.

Agora que você já sabe o que faz um operador de offset, pense se essa área de atuação pode ser do seu interesse e invista! Trabalhar com impressão e comunicação visual pode ser muito rentável. Pense nisso.

Leia mais: O que é uma gráfica offset?

acesse o software para gráfica onde estiver