O que é uma gráfica offset?

O que é uma gráfica offset?

Neste artigo, você vai aprender o que é uma gráfica offset, para que serve, como montar o seu projeto e muito mais. Afinal, uma gráfica offset pode ser verdadeiramente revolucionária para alguns tipos de serviços e, para outros, não é a melhor opção. Por isso, continue lendo para entender tudo sobre o assunto.

O que é uma gráfica offset?

Uma gráfica offset nada mais é do que uma gráfica especializada em impressões de altas tiragens. Ela é feita especialmente para quem precisa imprimir muitas cópias ao mesmo tempo, pois suas máquinas são feitas para isso. 

No processo de impressão offset, quanto mais impressões você fizer, mais barato será o custo final. Se for imprimir apenas poucas cópias, não vale a pena. Mas se for imprimir milhares, então sim, começa a fazer mais sentido.

Mas, por que isso acontece? Basicamente, a gráfica offset consegue organizar e otimizar o processo de impressão de maneira eficiente a partir da gravação de chapas. Essas chapas servem para a base da impressão que estará no papel depois.

É por isso que imprimir poucas cópias no modo offset não vale a pena. Afinal, só a gravação da chapa de impressão tem um custo altíssimo que precisa ser absorvido no custo do material que será impresso.

Inclusive, para entender mais sobre o processo offset, temos um artigo que fala sobre isso. Veja aqui o que é impressão offset.

acesse o software para gráfica onde estiver

A gráfica offset é melhor do que a gráfica digital?

Uma das melhores maneiras de entender o que é uma gráfica offset, é comparando ela com outro tipo de processo de impressão. Assim, as coisas ficam muito mais claras e fáceis de entender. Portanto, vamos pegar o processo de impressão digital para comparar com o modelo offset.

Uma gráfica digital nada mais é do que uma gráfica que imprime arquivos digitais a partir de um comando simples. Pode ser impresso apenas uma folha ou mais. Para impressões de baixas tiragens, a gráfica digital é uma excelente alternativa.

Portanto, não há uma melhor e uma pior. Afinal, ambos os negócios são diferentes e, portanto, o natural é que haja espaço para os dois tipos de gráficas no mercado. Inclusive, se você está querendo abrir uma gráfica, poderá considerar os dois modelos no seu plano de negócios. Assim, conseguirá atender uma leva muito maior de clientes e tiragens.

Como montar uma gráfica offset

Até aqui, já entendemos o que é uma gráfica offset e quais são suas diferenças para uma gráfica digital. As duas são importantes e úteis em processos diferentes. Mas se você deseja abrir uma gráfica offset, considere isso aqui:

  • Invista em uma máquina com bom custo-benefício;
  • Conquiste seus primeiros clientes para ir pagando a máquina;
  • Implemente um sistema inteligente para controlar a gráfica;
  • Monitore os custos e resultados.

Conte com a Calcme para implementar um sistema inteligente, prático e seguro na sua gráfica. Controle gastos, ordens de serviço e produção, faça orçamentos e muito mais. Assim, você poderá desenvolver o seu plano de negócios de forma eficiente e lucrativa.

Comments are closed.