Como montar uma marcenaria com pouco dinheiro?

Se você quer aprender como montar uma marcenaria com pouco dinheiro, saiba que é preciso criar estratégias voltadas para esse tipo de negócio. Ou seja, é preciso detalhar um planejamento passo a passo de como você vai começar, o que vai fazer primeiro para criar caixa na empresa e quais serão os próximos passos depois disso.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar com algumas dicas fundamentais para começar a sua marcenaria com pouco dinheiro. Acompanhe!

Dicas de como montar uma marcenaria com pouco dinheiro

Para aprender como montar uma marcenaria com pouco dinheiro, é preciso ter em mente que você não poderá “abraçar o mundo” no começo. Depois, você pode expandir os negócios. Mas no começo, é fundamental centralizar em um tipo de serviço e encontrar muito trabalho em cima de uma técnica específica.

Veja essas 7 dicas que vão te ajudar a montar uma marcenaria com pouco dinheiro:

  • Foque em um tipo de produto;
  • Alugue o maquinário e faça caixa;
  • Compre ferramentas usadas;
  • Faça serviços de restauração;
  • Seja técnico em alguma especialidade;
  • Delegue funções burocráticas a um sistema.

Continue lendo para saber mais.

Veja também: como alavancar as vendas de uma marcenaria 👈🏻

Veja também: Como ganhar dinheiro na marcenaria? Veja 5 ideias diferentes! 👈🏻

Foque em um tipo de produto

Uma das melhores maneiras de começar uma marcenaria com pouco dinheiro, é focando em um tipo de produto/serviço. Ou seja, você pode aprender e focar em uma técnica específica para garantir muito serviço e ter um fluxo de trabalho que possa render bastante dinheiro em um curto período de tempo. Assim você perde menos tempo e se concentra mais em fazer caixa para o começo das operações.

Alugue o maquinário e faça caixa

Fazer caixa é muito importante no começo. Assim a sua empresa começa a andar com as próprias pernas em um curto período de tempo. Para conseguir isso, alugar um maquinário ao invés de comprar, pode ser uma boa decisão. Especialmente se você conseguir alugar apenas o maquinário para um tipo de operação específica. O aluguel otimiza custos e você consegue começar a fazer caixa, literalmente, da noite para o dia.

Compre ferramentas usadas

Outra dica de como montar uma marcenaria com pouco dinheiro, é comprar materiais, ferramentas e maquinários usados. Com uma boa pesquisa e alguns bons contatos, é possível montar um ótimo parque fabril para a sua marcenaria apenas com equipamentos usados!

Faça serviços de restauração

Os serviços de restauração podem ser a sua especialidade no início. Esse tipo de trabalho não exige tantos maquinários pesados e você pode oferecer algum tipo de serviço especializado. Como por exemplo, restauração de móveis antigos.

Seja técnico em alguma especialidade

Quanto mais técnico você for, melhor. Assim, as pessoas vão começar a confiar no seu trabalho, pois sabem que você é a melhor pessoa para aquele tipo de atividade. Por isso, no começo, tente focar muito e se especialize em uma técnica diferenciada. Você ganhará clientes por isso!

Delegue funções burocráticas a um sistema

Começar certo é muito importante. E ter um sistema de marcenaria para delegar as funções burocráticas e de organização, pode fazer o seu negócio decolar, pois você terá tempo para focar no que é importante: buscar clientes!

Veja também: O que é marcenaria criativa? Entenda mais sobre esse mercado! 👈🏻

Dicas de divulgação para quem quer montar uma marcenaria

Se você quer montar uma marcenaria de sucesso, é muito importante trabalhar a divulgação do seu negócio, além de cuidar de todas as demandas internas.

Afinal de contas, por mais que a sua empresa possa ter um fluxo impecável, se não houver nenhum tipo de divulgação, como as pessoas poderão encontrar você?

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse objetivo. Confira só:

1. Redes sociais

As redes sociais são ideais para divulgação de uma marcenaria. Nas redes, podemos publicar imagens de antes e depois, ambientes decorados, projetos sendo desenvolvidos, atendimentos em andamento e muito mais.

Há uma infinidade de materiais que podem ser produzidos para destacar a sua marcenaria no mercado. Além disso, essa presença é indispensável para que as pessoas possam encontrar a sua marcenaria ao procurar por alternativas na internet.

2. Site com blog

Ao montar uma marcenaria, é importante também montar um site para o seu negócio. Pois pare e pense, quantas empresas você conheceu apenas fazendo uma busca na internet? Pois é!

Por isso, ter um site estruturado, que conte ainda com técnicas de SEO, é muito importante para se destacar no mercado.

Por exemplo, você pode otimizar algumas páginas para as buscas de “cozinha planejada” e assim aparecer para potenciais clientes que estão em busca de inspirações. Legal, não é mesmo?

3. Parcerias

As parcerias também podem ajudar você na hora de montar uma marcenaria que se destaque. É o caso de fazer parcerias com arquitetos e decoradores de interiores, por exemplo, que poderão indicar o seu trabalho na hora de fazer os móveis dos clientes deles. 

Você pode oferecer comissão, ou uma indicação mútua, na qual a sua empresa também indica esse profissional para os seus próprios clientes.

Leia mais: Quais as máquinas para marcenaria necessárias para montar um negócio?

4. Anúncios pagos

Os anúncios pagos são super relevantes e podem fazer toda a diferença. Com eles, você poderá alcançar um público altamente qualificado, que verdadeiramente está interessado no produto que você tem para oferecer.

Assim, se alguém pesquisar por marcenarias e móveis sob medida, por exemplo, você poderá aparecer para essas pessoas, fazendo-as conhecer a sua marca com uma maior facilidade.

5. Participação em feiras

Na sua cidade, ou região, há feiras de decoração de interiores, itens para casa ou especificamente móveis? Então, que tal participar desses eventos para levar a sua marca ainda mais longe?

Você pode montar um mostruário, fazer materiais de divulgação da sua empresa, apresentar a sua marca e o conceito para o seu potencial público, enfim.

Marcar presença é muito importante, pois quanto mais você aparecer para o seu público, melhor será, especialmente nesse começo, no qual poucas pessoas conhecerão a sua marcenaria que acabou de ser montada.

Com dedicação, paciência e bastante atenção, é possível montar uma marcenaria com pouco dinheiro e ainda conseguir divulgar de maneira estratégica.

Esperamos que este conteúdo possa te ajudar! Boa sorte na sua caminhada!

Veja mais: Conheça 3 técnicas de neurovendas para marcenaria