O que é impressão offset e como funciona?

O que é impressão offset e como funciona?

A impressão offset é uma das mais populares do mercado, justamente pelo fato de que ela é uma impressão rápida, barata e que confere enorme qualidade final ao produto impresso. Por isso, acaba sendo uma excelente alternativa para quem não abre mão de custo-benefício.

As grandes e médias gráficas utilizam o sistema de impressão offset e, por isso, neste artigo, vamos entender mais sobre o assunto. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto.

O que é impressão offset e como funciona?

A impressão offset é um tipo de impressão que não molha o papel e nem permite tantos erros que geram desperdício. Basicamente, a impressão offset, em sua tradução, é uma “impressão fora do lugar”.

Ou seja, uma impressão que não mancha o papel diretamente. Mas sim, passa por um processo cilíndrico com chapas de impressão.

Basicamente, funciona como se fosse uma grande engrenagem. Uma chapa é confeccionada com aquilo que vai ser impresso no papel.

Depois, essa chapa é molhada com a tinta e o papel “suga” essa tinta. Após esse primeiro processo, um cilindro emborrachado é passado por cima do papel, fixando a tinta e finalizando o material.

Tudo isso acontece de maneira muito rápida e ágil, conferindo uma enorme produtividade para pequenas e grandes gráficas e empresas de comunicação visual.

A mão humana tem pouca interferência no processo. Precisa-se de pessoas apenas para colocar água e tinta para repor as cargas para impressão. O resto, a máquina faz sozinha.

acesse o software para gráfica onde estiver

A impressão offset é a melhor do mercado?

Hoje em dia, a impressão offset é uma das melhores do mercado, com certeza. Afinal, ela confere uma grande produtividade para a gráfica, fazendo com que muitas impressões possam ser feitas ao mesmo tempo. Para grandes tiragens, isso é ótimo.

Além disso, um dos fatores que faz a impressão offset ser muito importante para uma gráfica, é o fator custo. Esse método de impressão desperdiça muito menos recursos, uma vez que as chapas estejam gravadas.

Por isso é importante ter uma gestão e aprovação bastante profissional antes de rodar a impressão. Caso contrário, a chapa terá de ser feita novamente e isso, sim, pode gerar custos.

Vantagens da impressão offset

Existem muitas vantagens de se operar uma impressão offset. Principalmente pelo fato de que esse tipo de impressão oferece muita flexibilidade para trabalhos profissionais e em altas tiragens.

Além disso, a impressão offset garante também muita flexibilidade do ponto de vista de tipos de papel. As máquinas podem imprimir em muitas texturas diferentes, o que é ótimo para ter uma boa gama de possibilidades para o seu cliente.

Agora que você já entendeu offset o que é e também algumas características da impressão offset, veja algumas vantagens e benefícios de se imprimir com esse processo de impressão:

Liberdade de criação com offset

Um dos pontos mais importantes da criação de impressos via offset, é a liberdade de criatividade. Ou seja, o designer ou o cliente que está buscando aquele impresso, pode fazer vários tipos de artes para imprimir via offset. A maioria das criações vai dar certo, pois o offset é flexível o suficiente para encontrar uma boa saída para o projeto.

A impressão offset é ótima para designers e outros profissionais que precisam criar materiais com detalhes ricos, altas tiragens e fidelidade de cores.

Eficiência para vários tipos de impressão

A eficiência para vários tipos de impressão também é um dos pontos fortes do offset. Afinal, você já sabe que esse tipo de impressão funciona de maneira rápida para executar inúmeros tipos de processos de impressões. Mas tudo isso, sem abrir mão da qualidade do impresso e também da fidelidade de cores.

Além das cores, o offset também permite a impressão de formatos diferentes. E mesmo assim, de maneira eficiente, sem perder performance.

Imprime várias gramaturas de papel

Outra vantagem expressiva do offset, é que esse tipo de impressão pode facilmente compreender gramaturas diferentes de papel. Ou seja, você poderá desenvolver vários tipos de projetos junto com a sua agência de publicidade ou designer, e imprimir isso tudo via offset.

O offset é ótimo para quem precisa de uma boa relação de custo e benefício!

Como gerir impressões offset

Se você tem uma gráfica ou está pensando em abrir uma, além da impressão offset, é importante ter um sistema adequado para gerir todos esses processos. Nesse caso, conte com o sistema da Calcme para pequenas e médias gráficas.

Nosso sistema permite que você faça o gerenciamento de orçamentos, pedidos, aprovações, ordens de compra e de toda a parte financeira do negócio. Assim, você poderá comprovar, na prática, a efetividade nos resultados ao adquirir uma máquina offset.

Clique aqui para fazer um teste grátis.

Comments are closed.