Quais os tipos de impressoras offset? Qual usar na minha gráfica?

Quais os tipos de impressoras offset? Qual usar na minha gráfica?

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre quais os tipos de impressoras offset existem, quais são as melhores opções e qual comprar.

Afinal, se você está montando a sua gráfica agora, ou mesmo se você quer implementar a produção com novas máquinas, é importante entender, também, como fazer essa implementação, não é mesmo?

Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre o tema.

Quais os tipos de impressoras offset?

Existem vários tipos e marcas de impressoras offset. Afinal, cada empresa produz a sua própria máquina de maneira personalizada e, muitas vezes, até mesmo sob medida para o espaço da gráfica do cliente.

No entanto, de forma técnica, existem dois tipos de impressoras offset: as planas e as rotativas. Ambas são importantes, diferentes e indispensáveis para determinados tipos de processos gráficos.

Por isso, antes mesmo que você se pergunte qual é a melhor opção, aqui vai a resposta: depende! Afinal, elas são diferentes e muitas vezes se complementam em uma indústria gráfica offset que atende diversos tipos de pedidos.

Algumas serão mais focadas em um acabamento mais detalhado e elegante, enquanto outras se envolvem com produções de larga escala. Cabe a você analisar o mercado e o seu público antes de adquirir o melhor equipamento.

Para entender mais sobre quais os tipos de impressoras offset que existem, continue lendo e saiba mais.

acesse o software para gráfica onde estiver

Impressora máquina offset plana

A impressora offset plana é uma das mais comuns. Ela é usada para vários tipos de impressões que precisam de um acabamento refinado, elegante e bonito. A sua impressão é feita “folha por folha”. Ou seja, as folhas são soltas e cada uma delas receberá uma impressão avulsa, de modo que você tenha que refilar o material depois.

A qualidade de impressão de uma impressora offset plana é muito grande. Ela é usada na grande maioria das gráficas que atendem esse tipo de impressão, visto que é muito rápida e oferece uma flexibilidade bem grande para executar os trabalhos. Muitas vezes é tudo automático, e a mão humana é usada apenas para alguns ajustes.

Por isso, se o seu público busca por um tipo de impressão que seja mais refinado e focado nos detalhes, concentre-se em adquirir uma máquina offset deste modelo. Desse modo você estará atendendo às demandas daqueles que procuram a sua empresa.

Impressora offset rotativa

Já a impressora offset rotativa é também muito “prestativa” e dinâmica, bem como a plana. No entanto, essa confere uma qualidade melhor para impressões do tipo “livro”. Ou seja, ela é boa para imprimir jornais, revistas e demais materiais em que há apenas texto.

As bobinas de papel que trabalham em movimento rotativo, podem gerar impressões rápidas e adequadas para produtos que não precisam de uma estética especial ou diferente. Isso garante um grande volume e muita agilidade, perfeito para quem busca um equipamento que proporcione agilidade e grandes produções para o dia a dia da empresa.

Para a impressão de capas e outras lâminas mais elegantes, a impressora plana será bem-vinda. 

Inclusive, vale ressaltar que se o seu público-alvo for grandes empresas com revistas ou outros tipos de materiais impressos em larga escala, certamente este será um equipamento bastante atraente e lucrativo para o seu negócio.

Qual usar na minha gráfica?

Como você pôde perceber, ambas impressoras são ótimas e servem para uma finalidade diferente. Por isso, a dica aqui é: compre aquelas que vão atender o seu plano de negócios.

Se você está começando agora, opte por uma ou outra. Foque nesse tipo de serviço, até que possa abrir o leque e oferecer mais tipos de serviços e comprar novas máquinas.

Uma excelente forma de descobrir qual seleção fazer, é analisando o seu público-alvo. Antes de tomar a sua decisão final, avalie quais dos tipos de impressora para gráfica offset faz mais sentido para o seu público. Assim você evita de adquirir um equipamento que possa vir a ser obsoleto na sua empresa.

Como gerir uma gráfica com impressora offset de forma profissional?

Para gerir a sua impressora offset escolhida, além do sistema interno da máquina, você deve ter um sistema para a sua gráfica. Ou seja, um sistema que possa controlar pedidos, ordens de produção, orçamentos e demais fatores importantes na hora de efetivamente ter lucro na empresa.

Sem esse tipo de controle, você pode acabar prejudicando o seu negócio, uma vez que poderá se sentir como alguém que atua “no escuro” dentro de um mercado tão competitivo.

Conte com o sistema da Calcme para te ajudar nisso. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e teste gratuitamente.

Comments are closed.