Quais os tipos de impressoras offset? Qual usar na minha gráfica?

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre quais os tipos de impressoras offset existem, quais são as melhores opções e qual comprar.

Afinal, se você está montando a sua gráfica agora, ou mesmo se você quer implementar a produção com novas máquinas, é importante entender, também, como fazer essa implementação, não é mesmo?

Portanto, continue lendo e saiba tudo sobre o tema.

Quais os tipos de impressoras offset?

Existem vários tipos e marcas de impressoras offset. Afinal, cada empresa produz a sua própria máquina de maneira personalizada e, muitas vezes, até mesmo sob medida para o espaço da gráfica do cliente.

No entanto, de forma técnica, existem dois tipos de impressoras offset: as planas e as rotativas. Ambas são importantes, diferentes e indispensáveis para determinados tipos de processos gráficos.

Por isso, antes mesmo que você se pergunte qual é a melhor opção, aqui vai a resposta: depende! Afinal, elas são diferentes e muitas vezes se complementam em uma indústria gráfica offset que atende diversos tipos de pedidos.

Algumas serão mais focadas em um acabamento mais detalhado e elegante, enquanto outras se envolvem com produções de larga escala. Cabe a você analisar o mercado e o seu público antes de adquirir o melhor equipamento.

Para entender mais sobre quais os tipos de impressoras offset que existem, continue lendo e saiba mais.

acesse o software para gráfica de qualquer lugar

Impressora máquina offset plana

A impressora offset plana é uma das mais comuns. Ela é usada para vários tipos de impressões que precisam de um acabamento refinado, elegante e bonito. A sua impressão é feita “folha por folha”. Ou seja, as folhas são soltas e cada uma delas receberá uma impressão avulsa, de modo que você tenha que refilar o material depois.

A qualidade de impressão de uma impressora offset plana é muito grande. Ela é usada na grande maioria das gráficas que atendem esse tipo de impressão, visto que é muito rápida e oferece uma flexibilidade bem grande para executar os trabalhos. Muitas vezes é tudo automático, e a mão humana é usada apenas para alguns ajustes.

Por isso, se o seu público busca por um tipo de impressão que seja mais refinado e focado nos detalhes, concentre-se em adquirir uma máquina offset deste modelo. Desse modo você estará atendendo às demandas daqueles que procuram a sua empresa.

Impressora offset rotativa

Já a impressora offset rotativa é também muito “prestativa” e dinâmica, bem como a plana. No entanto, essa confere uma qualidade melhor para impressões do tipo “livro”. Ou seja, ela é boa para imprimir jornais, revistas e demais materiais em que há apenas texto.

As bobinas de papel que trabalham em movimento rotativo, podem gerar impressões rápidas e adequadas para produtos que não precisam de uma estética especial ou diferente. Isso garante um grande volume e muita agilidade, perfeito para quem busca um equipamento que proporcione agilidade e grandes produções para o dia a dia da empresa.

Para a impressão de capas e outras lâminas mais elegantes, a impressora plana será bem-vinda. 

Inclusive, vale ressaltar que se o seu público-alvo for grandes empresas com revistas ou outros tipos de materiais impressos em larga escala, certamente este será um equipamento bastante atraente e lucrativo para o seu negócio.

Qual usar na minha gráfica?

Como você pôde perceber, ambas impressoras são ótimas e servem para uma finalidade diferente. Por isso, a dica aqui é: compre aquelas que vão atender o seu plano de negócios.

Se você está começando agora, opte por uma ou outra. Foque nesse tipo de serviço, até que possa abrir o leque e oferecer mais tipos de serviços e comprar novas máquinas.

Uma excelente forma de descobrir qual seleção fazer, é analisando o seu público-alvo. Antes de tomar a sua decisão final, avalie quais dos tipos de impressora para gráfica offset faz mais sentido para o seu público. Assim você evita de adquirir um equipamento que possa vir a ser obsoleto na sua empresa.

Qual é a diferença entre máquina offset e impressora offset?

Entender a diferença entre máquina offset e impressora offset pode ser um tanto quanto confuso, mas na prática, não muda nada: ambos equipamentos servem para imprimir. Alguns em larguíssima escala, outros em menor escala.

Máquina offset

  • Utilizada para produção de impressões em larga escala.
  • Transfere a tinta para o papel de maneira indireta, através de cilindros.
  • Ideal para tiragens maiores e produção.
  • Trabalha com altas velocidades de produção.

Impressora offset

  • Variante menor e mais compacta da máquina offset.
  • Projetada para demandas de produção menores.
  • Processo indireto de transferência da tinta para o papel.
  • Alta qualidade de impressão em comparação a outras tecnologias.

👉🏻 Veja também qual a qualidade do papel offset.

Impressora offset pequeno porte: O que é?

Uma impressora offset pequeno porte é um tipo de impressora que trabalha exatamente da mesma forma que uma empresa offset de grande porte, só que com suas características e limitações.

Esse tipo de impressora offset é ideal para quem está começando agora ou mesmo para gráficas rápidas que querem ter esse tipo de impressão ode alta qualidade.

Afinal, você sabe: a impressão offset oferece qualidade superior se comparado a outros tipos de impressões. Especialmente as máquinas jato de tinta, que são mais básicas e transferem a tinta diretamente para o papel.

A seguir, veja as características de uma impressora offset pequeno porte:

Apenas impressões A3 ou A4

Algumas impressoras offset pequeno porte têm por característica a impressão apenas e folhas A4 ou, no máximo, A3. Afinal, estamos falando de uma impressora menor, que ocupa menos espaço e, consequentemente, tem bobinas menores.

Essas impressões podem ser especialmente úteis em gráficas rápidas; ou mesmo gráficas grandes mas que querem oferecer os serviços de gráfica rápida também.

Menos velocidade de impressão

As impressoras offset geralmente têm muita velocidade na impressão. E isso garante que as grandes gráficas industriais possam fazer milhares de tiragens em pouco tempo. Esse é, inclusive, um dos benefícios da impressão offset: a grande velocidade na impressão.

No entanto, as impressoras de pequeno porte podem não oferecer a mesma velocidade de impressão justamente por serem de pequeno porte e terem menos capacidade produtiva.

Mas isso não é um problema, já que esse tipo de impressora é muito mais útil em gráficas pequenas, que ganham mais no valor agregado do que na escala produtiva.

👉🏻 Veja também qual a melhor impressora para gráfica rápida.

Alta qualidade (mesmo sendo de pequeno porte)

Não é porque a impressora é de pequeno porte, que a qualidade da impressão offset será comprometida. Muito pelo contrário: a impressora offset de pequeno porte garante a mesma qualidade de impressão do que as grandes, de larga escala.

E por isso ela pode ser especialmente útil em determinados negócios, especialmente os de pequeno porte e que estão começando agora.

Quem pode aderir a impressora offset pequeno porte?

A impressora offset de pequeno porte pode ser usada em empresas e grande ou pequeno porte. Tudo vai depender dos objetivos para o equipamento.

Alguns exemplos de utilidade:

  • Quem está começando agora: é uma impressora mais barata e, por isso, pode ser uma ótima opção para quem está começando agora. Ela tem uma qualidade muito boa e por isso mesmo as gráficas rápidas ou com baixo investimento podem tirar proveito de uma impressora excelente.
  • Empresas que querem trabalhar internamente: se uma empresa precisa fazer impressões de alta qualidade e com uma certa frequência, comprar uma pequena impressora offset pode ser uma boa ideia.
  • Um projeto específico: ou ainda, para quem precisa atender um projeto específico e o custo da compra acaba se pagando rapidamente.

Qual é o processo de preparação para uma impressão offset?

Independe do tipo de impressora offset ou máquina offset, os processos de preparação devem seguir esses 5 passos aqui:

  1. Pré-impressão: Tudo começa por aqui, onde os arquivos digitais são preparados para impressão, fazendo ajustes necessários, como correção de cores e alinhamento de imagens.
  2. Criação das chapas de impressão: A partir dos arquivos preparados anteriormente, as chapas são montadas. Isso é feito usando uma máquina especial que transfere as informações dos arquivos para as chapas.
  3. Ajustes na máquina: Antes mesmo de começar a imprimir, a máquina offset precisa ser ajustada corretamente para o tipo de material que vai ser impresso. Ou seja, colocar as chapas nos lugares certos, regular a pressão correta para a impressão e ajustar a quantidade de tinta necessária. Também é importante verificar e ajustar outros detalhes da máquina.
  4. Testes iniciais: Depois dos ajustes, é feita uma impressão de teste para verificar se está tudo funcionando bem. É preciso checar se as cores estão corretas, se os elementos impressos estão alinhados e se a quantidade de tinta está adequada. É importante ter certeza de que tudo está perfeito antes de imprimir em grande quantidade.
  5. Impressão em grande quantidade: E por último, após a aprovação do teste, a máquina está pronta para imprimir em grande quantidade.

Depois que todos esses passos forem concluídos, os materiais necessários, como papel e tinta, são colocados corretamente na máquina. Agora a impressão é feita de forma contínua, até o projeto ser finalizado.

No entanto, é comum que durante o processo, o gráfico offset fique de olho na qualidade e se está tudo andando direitinho na impressão.

Quais os benefícios de adquirir uma máquina de gráfica offset?

Uma máquina gráfica offset é capaz de proporcionar uma série de benefícios para a sua gráfica, independentemente se o seu negócio é de pequeno, médio ou grande porte.

Isso porque ela possibilita uma impressão mais rápida, mas sem perder a qualidade que você deseja atingir. Vejamos, logo abaixo, alguns motivos pelos quais a máquina offset pode ser a melhor alternativa para alavancar o seu negócio:

Alta qualidade na impressão

Materiais que precisam de um acabamento mais fino podem necessitar de uma impressão mais precisa e que seja capaz de transferir cores de modo mais qualificado.

No caso do trabalho com offset impressão, é exatamente isso que acontece. A máquina é capaz de transferir cores e traços de uma forma mais precisa, o que oferece um acabamento de alta qualidade.

Além de haver traços mais qualificados, a reprodução das cores é mais fidedigna ao que realmente se espera dessa impressão.

Excelente para grandes tiragens

Após a preparação inicial, a máquina de offset é capaz de trabalhar com uma grande velocidade, e sem deixar de lado a sua qualidade e objetivos de acabamento.

Por isso, costuma ser uma alternativa interessante, e até mesmo mais econômica, para casos nos quais o volume de tiragens é maior e, ao mesmo tempo, precisa ser produzido o quanto antes.

Veja também: Qual a diferença entre impressão offset e flexografia?

Possibilidade de fazer impressões em diferentes materiais

Ao optar por uma offset impressora, também torna-se viável você fazer a impressão em diferentes materiais. Esse benefício, particularmente, garante que você disponibilize diferentes serviços e acabamentos aos seus clientes.

Logo, é uma oportunidade de aumentar a escala de produtos oferecidos, contribuindo para o crescimento do seu negócio. Você poderá imprimir em opções como:

  • Papéis lisos;
  • Papéis com textura;
  • Opções de papéis com gramaturas mais finas, como jornais, e gramaturas mais grossas, como convites, diplomas e até mesmo embalagens de produtos diversos;
  • Papel ondulado;
  • Algumas impressoras off set também disponibilizam a função de imprimir em plástico, materiais com acabamento metálico e até mesmo alguns tipos de tecido. No entanto, nesse caso é preciso verificar a funcionalidade da impressora.

Trabalha com impressões offset com longa vida útil

As impressões offset também têm o benefício de apresentar, em muitos casos, uma longa durabilidade, sendo menos propensas ao desbotamento em comparação com algumas outras técnicas de impressão mais comuns e utilizadas no cotidiano.

Desse modo, você pode assegurar os seus clientes que precisam de materiais com impressões de longa duração, como no caso de documentos, por exemplo.

Menor probabilidade de manchas

As máquinas off set são conhecidas por sua secagem extremamente rápida. Isso significa que quando fazemos uma impressão, ela tende a secar rapidamente, devido à tinta ser à base de óleo.

Consequentemente, esse benefício pode ajudar a prevenir possíveis “acidentes” com manchas de tinta que, sem dúvidas, poderiam atrapalhar a produtividade e o desenvolvimento do seu negócio.

Como gerir uma gráfica com impressora offset de forma profissional?

Para gerir a sua impressora offset escolhida, além do sistema interno da máquina, você deve ter um sistema para a sua gráfica. Ou seja, um sistema que possa controlar pedidos, ordens de produção, orçamentos e demais fatores importantes na hora de efetivamente ter lucro na empresa.

Sem esse tipo de controle, você pode acabar prejudicando o seu negócio, uma vez que poderá se sentir como alguém que atua “no escuro” dentro de um mercado tão competitivo.

Conte com o sistema da Calcme para te ajudar nisso. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e teste gratuitamente.