Como funciona o processo gráfico offset em 3 passos: Entenda de uma vez por todas!

Como funciona o processo gráfico offset em 3 passos

Entender como funciona o processo gráfico offset nem sempre é fácil, especialmente para quem é muito leigo no assunto. Mas neste artigo, a Calcme vai te ajudar a esclarecer esse processo de maneira simples, em 3 simples passos.

Continue lendo e saiba mais sobre como funciona o processo gráfico offset.

Veja também: o que se imprime em offset?

acesse o software para gráfica de qualquer lugar

Você sabe como funciona o processo gráfico offset?

O processo gráfico offset funciona de maneira muito ordenada e simétrica, garantindo alta qualidade nas impressões e possibilitando tiragens altíssimas para os mais variados produtos, como: catálogos, folders, flyers, livros, entre outros. Em três passos, aprenda como ele funciona:

1- Gravação da chapa

A gravação da chapa é o primeiro passo para começar o processo gráfico offset. Nessa chapa, será gravado o que será impresso no papel. Podem ser textos, imagens, artes e tudo que formar a composição do material.

O processo de gravação deixa a placa gravada com alto-relevo. Ou seja, os textos e imagens que depois vão para o papel, são gravados em alto relevo na placa de alumínio para formar uma espécie de “carimbo”.

2- Montagem da chapa

O segundo passo depois de realizar a gravação da chapa e todos os processos químicos que acompanham, é a montagem da chapa na prensa offset. A fixação da chapa dentro da prensa fará com que os rolos de tinta possam “pintar” o carimbo em alto-relevo que foi formado na chapa.

Para que o processo funcione, a placa é molhada com água. Mas essa água é repelida nas áreas hidrofóbicas que foram tratadas para repelem a água.

3- Transferência da tinta para o papel

E por fim, acontece a transferência da tinta para o papel. Mas a transferência não acontece da chapa para o papel. Mas sim, da chapa para o rolo cilíndrico de borracha que, então sim, vai carimbar o papel e gerar os impressos.

  • Importante: todas as impressões offset acontecem de cabeça para baixo, já que é um carimbo feito a partir da gravação de uma imagem em posição correta. Para que a impressão não fique de cabeça pra baixo, usa-se um filme, que depois sim vai fazer a imagem ficar do lado certo.

Abaixo, veja uma tabela com os principais componentes de um processo gráfico offset:

ComponenteFunção
Placa ou chapaCria-se áreas em relevo, que são as imagens/textos que vão ser impressos.
Cilindro de borrachaÉ o cilindro de borracha que recebe a tinta e carimba ela no papel, com base no alto-relevo da chapa.
SecadorUtilizado para secar e curar a tinta.

Veja também: O que faz um operador de offset? Entenda!

Qualidade e altas tiragens

A impressão offset é uma das melhores do mercado, especialmente para quem busca impressões de alta qualidade e tiragens altas. Ela é o carro-chefe de muitas indústrias gráficas. Ou seja, é mais usada em grandes empresas do ramo, do que nas pequenas gráficas de bairro.

Quanto mais tiragens a impressão offset fizer, mais barato será o material final para o cliente que estiver comprando. Afinal, o valor da gravação da chapa é diluído e o custo é cada vez mais reduzido.

Veja também: O que é uma gráfica offset?

controle sua gráfica da onde estiver