Qual a diferença do papel opaline e offset?

Você sabe qual a diferença do papel opaline e offset? Não sabe quais dessas duas opções podem ser mais interessantes para a sua gráfica?

Neste texto da Calcme – Sistema Para Gráfica Offset -, vamos te ajudar a entender a diferenciação entre esses dois tipos de papéis, para que você possa avaliar qual a melhor alternativa para o seu negócio gráfico. Acompanhe e confira.

O que é papel opaline?

O papel opaline nada mais é do que um material de alta qualidade utilizado, normalmente, para a impressão de documentos mais importantes, como no caso de convites, cartões e materiais promocionais.

Possui uma textura mais suave e um leve brilho, o que faz com que esse papel seja mais elegante e crie um acabamento mais profissional – e exclusivo – para as artes impressas.

Apesar do suave brilho, a opacidade do papel é responsável por garantir que o conteúdo impresso seja bem legível e não ocorra o problema de borrar para a outra página.

Vale ressaltar, ainda, que o papel opaline é mais pesado e espesso que os papéis comuns, o que aumenta a durabilidade e também promove uma sensação de qualidade.

Com sua textura suave e brilho sutil, o papel opaline é adequado para impressões de alta qualidade, com cores bem intensas e detalhes nítidos. É usado muito para impressões que precisam de um acabamento refinado e uma apresentação sofisticada.

Leia também: Qual papel para imprimir personalizados? Veja alguns modelos!

O que é papel offset?

Quando pensamos na diferença do papel opaline e offset, devemos pensar em um aspecto: o papel offset é uma das opções mais usadas para impressão em massa, como no caso de livros, revistas, panfletos e folhetos.

Isso quer dizer que não possui um acabamento tão sofisticado quanto o papel opaline, cuja função é parecer algo mais exclusivo e refinado. 

Porém, isso não significa que o papel offset seja de baixa qualidade. Pelo contrário! Sua capacidade de absorver a tinta resulta em impressões bem nítidas, tornando-se uma opção interessante para quem precisa fazer uma impressão frente e verso, sem transferência de tinta de uma página para a outra.

Trata-se de um papel muito utilizado na indústria de impressão comercial devido à sua eficiência de produção e qualidade, sendo uma escolha bacana para uma variedade de fins, desde materiais de escritório até publicações em massa.

Qual a diferença do papel opaline e offset?

Compreendidas as características do papel opaline e offset, agora é hora de entender a diferenciação entre um tipo e outro, mais a fundo.

Dessa maneira, você conseguirá avaliar qual a melhor alternativa para incluir na sua gráfica e assim oferecer o que há de melhor aos seus clientes.

Confira só uma tabela comparativa que vai te ajudar nessa compreensão:

CaracterísticasPapel opalinePapel offset
Textura e acabamentoTextura suave e leve brilhoTextura lisa e sem revestimento
OpacidadeBoa opacidadeOpacidade razoável
Peso e espessuraMais pesado e espesso que papel comumDisponível em uma variedade de pesos e espessuras
Impressão de qualidadeAdequado para impressões de alta qualidadeProduz impressões nítidas e de alta qualidade
Uso comumConvites, cartões, materiais promocionaisLivros, revistas, panfletos, materiais em massa
CustoGeralmente mais caro que papel offsetMais acessível em comparação com opções mais especializadas

Esperamos que este guia de diferença do papel opaline e offset possa te ajudar a selecionar os melhores tipos de papéis para a sua gráfica. Até mais!