Impressora offset pequeno porte vale a pena?

Muitos empreendedores se perguntam se uma impressora offset pequeno porte vale a pena e se realmente ela pode atender às necessidades de uma gráfica. Porém, não existe uma resposta certa ou errada para essa dúvida.

O que devemos considerar, na verdade, são as variáveis de cada negócio. Apenas dessa forma é que teremos uma visão mais clara do que realmente pode valer a pena para a sua gráfica.

Neste guia da Calcme – sistema para gráfica offset -, vamos te ajudar a analisar melhor essa questão. Acompanhe.

Impressora offset pequeno porte vale a pena? Veja o que considerar

A impressora offset pequeno porte pode valer a pena em algumas situações, enquanto em outras ela pode não ser a melhor alternativa. Aqui, o segredo é saber avaliar o que pode condizer melhor com as necessidades da sua empresa.

Vejamos, logo abaixo, alguns pontos de atenção consideráveis que podem te ajudar a decidir sobre a sua impressora:

1. Volume de impressão

O volume de impressão é um fator muito importante que devemos considerar com relação à aquisição de uma impressora offset de pequeno porte

Essas máquinas são ideais para gráficas que lidam com tiragens menores e médias, nas quais a necessidade de produção não ultrapasse a capacidade da impressora. 

Portanto, é preciso avaliar o volume mensal de trabalho, uma vez que isso pode ajudar a determinar se uma impressora de pequeno porte atenderá às demandas sem causar atrasos ou sobrecarga. 

Às vezes, uma máquina de porte maior pode ser uma boa escolha, mesmo que, inicialmente, o custo seja mais elevado.

2. Tipos de projetos

Os tipos de projetos que sua gráfica geralmente oferece aos clientes são outro aspecto que deve ser considerado. 

Isso porque, impressoras offset pequeno porte são bem-sucedidas em projetos que não exigem formatos de papel muito grandes ou volumes extremamente altos. 

Elas são ideais para produção de materiais promocionais, brochuras, cartões de visita e pequenos catálogos, nos quais a qualidade de impressão é essencial, mas a quantidade não é tão significativa. 

Veja mais: Sistema online para gráfica offset: Confira o melhor!

3. Espaço disponível

Outro ponto de atenção que não pode ser ignorado é com relação ao espaço disponível em sua gráfica.

As impressoras de pequeno porte podem ser mais compactas, obviamente, mas, às vezes, se a sua gráfica comporta uma impressora maior, e tem visão de aumentar o volume de produção ou expandir os tipos de projetos, um equipamento maior pode ser mais interessante.

É tudo uma questão de avaliar o que você tem hoje e o que pensa com relação ao futuro do seu negócio.

4. Visão de longo prazo

Por fim, em paralelo ao que acabamos de mencionar acima, a decisão por investir em uma impressora offset pequeno porte deve se basear também na visão de longo prazo.

Você pretende expandir o seu negócio? Torná-lo maior? Aumentar a carga de trabalho? Tudo isso tem que ser levado em conta, para que o investimento em um equipamento de porte pequeno não seja jogado fora quando você precisar de algo maior muito em breve.

Pense bem sobre esses aspectos e boa sorte com os seus negócios!