Digital x Offset – Quais as principais diferenças?

Com os avanços tecnológicos ocorrendo de maneira recorrente, nos deparamos com diversos tipos de impressão, como Digital x Offset, frequentemente. 

Em contrapartida, saber escolher a melhor opção para um projeto requer uma análise aprofundada. Para isso, mantenha-se a par das diferenças entre estes dois tipos de impressões: impressão digital e offset.

Veja a seguir.

Principais diferenças entre Digital x Offset

Há quem garanta que toda impressão é igual, ou com pouquíssimas diferenças. Porém, não é bem assim que funciona. Afinal, se fosse, porque teríamos tantas tecnologias diversas à nossa disposição?

Por isso é preciso conhecer os dois métodos de impressão, digital x offset, e assim decidir qual a escolha para o seu negócio.

Offset

É preciso compreender que o sistema de impressão offset pode ser entendido como um processo “indireto”. Isto é, utiliza matrizes através de chapas de alumínio, que têm por objetivo gravar e transferir a imagem para o substrato. Assim, as cores são impressas uma a uma, formando as imagens a partir da adição da pigmentação das cores.

Trata-se do método mais utilizado nas impressões do dia a dia, apresentando altíssima qualidade e desempenho. Além disso, permite ainda que a impressão seja feita em diferentes gramaturas e materiais, desde o papel até o plástico.

Costumeiramente é utilizada em grandes tiragens – centenas ou até milhares, por exemplo. Vale lembrarmos ainda que a impressão offset apresenta um custo fixo, independente da tiragem escolhida.

Suporta grandes formatos de impressão, além de ter uma alta velocidade de execução.

Digital

O sistema de impressão digital, por sua vez, apresenta menos “passos” do que quando comparamos com o sistema offset. Aqui, as cores podem ser impressas de uma só vez e de uma forma direta. Isso acontece porque esse método não apresenta intermediários entre a tinta e o substrato.

Como efeito, o custo de acerto deste tipo de máquina pode ser reduzido, além de haver a possibilidade de impressão de apenas uma unidade.

O tempo de execução é relativamente menor, além de não haver necessidade de reparação de cores, uma vez que todas as suas impressões são idênticas.

Veja as diferenças entre impressão digital e offset em uma tabelinha comparativa:

DigitalOffset
Menos “passos” no processo em comparação com o offset.Processo “indireto” com uso de matrizes e chapas de alumínio.
Cores podem ser impressas de uma só vez e de forma direta.Cores impressas uma a uma e formação da imagem pela adição das pigmentações.
Menor custo de acerto da máquina e possibilidade de impressão de apenas uma unidade.Alta velocidade de execução.
Tempo de execução relativamente menor.Adequado para grandes tiragens (centenas ou milhares de cópias).
Não requer reparação de cores, pois todas as impressões são idênticas.Suporta grandes formatos de impressão.
Impressão digital offset e suas diferenças práticas.

Aplicações e exemplos práticos da impressão offset e digital

As impressoras offset e digitais podem explorar diferentes tipos de impressões, e tudo vai depender da demanda da gráfica.

E isso nos faz entender que, de fato, não existe uma melhor e uma pior. O que existe, é uma impressora adequada para cada necessidade.

A seguir, saiba mais sobre as aplicações práticas e tipos de produtos que podem ser impressos com as impressoras digitais e offset.

Melhores escolhas para a impressora offset

Catálogos de produtos

Uma das práticas mais comuns da impressora offset, é imprimir em grandes quantidades. Ou seja, tiragens na casa dos milhares; o que faz com que a eficiência precise estar em primeiro plano dentro da gráfica.

Os catálogos de produtos, como aqueles usados por grandes empresas junto de seus representantes, é um exemplo prático.

Revistas e jornais

Outro exemplo prático de tipos de materiais que a impressora offset pode imprimir, é o de revistas e jornais. Afinal, são produtos semelhantes aos catálogos, mas com tiragens ainda maiores, dependendo do editorial e do tamanho da empresa que distribui.

Revistas e jornais precisam sair com uma qualidade superior (especialmente as revistas) e a impressão offset é a melhor opção.

Materiais publicitários

Os materiais publicitários também podem ser impressos na impressora offset, embora não seja uma regra. No entanto, como ela tem qualidade superior, muitas vezes as empresas vão preferir fotos mais nítidas e cores mais vivas.

Impressão em grande escala

As impressões em grande escala também são feitas em impressoras offset, justamente porque ela consegue unir duas coisas: velocidade e qualidade.

Melhores escolhas para a impressora digital

Personalizados

Diferente da impressora offset, a digital faz produtos em escala menor e com mais flexibilidade para impressões diversas, como é o caso dos personalizados, tipo lembrancinhas.

Cópias em A4

As cópias em A4 também são feitas nas impressoras digitais, já que elas, muitas vezes, têm o tamanho personalizado para esse tipo de folha (chegando até no máximo ao tamanho A3).

Esse tipo de impressora é muito comum em gráficas rápidas, que oferecem o serviço de fotocópia ou impressão rápida de arquivos enviados para o e-mail da gráfica, por exemplo.

Produção em pequena escala

Para empresas ou mesmo gráficas de bairro, muitas vezes, uma impressora digital será o suficiente para garantir a produção em pequena escala. Tiragens de 50 ou 100 cópias podem ser feitas em impressoras digitais.

Veja também o que analisar antes de montar uma gráfica digital?

Impressão digital e offset: Qual a melhor opção para o meu projeto?

Entendida as diferenças, você deve estar pensando: mas qual a melhor opção entre digital x offset? 

Para isso, é preciso pôr na ponta do lápis quais são as suas necessidades e os seus objetivos de fato. Se você tem uma necessidade de grandes tiragens, a impressora offset pode ser a mais adequada.

Agora se o prazo for menor, e você precisar de impressões com variáveis (como impressão de endereços diferentes), o sistema digital pode ser uma solução mais adequada.

Quanto à estética, os resultados podem ser percebidos se você tiver atenção redobrada. No caso da impressão digital, a tinta fica “sobre” o material, enquanto no sistema offset há a penetração do pigmento. Por conta disso, as impressões digitais aparentam ser mais saturadas.

De todo modo, é preciso avaliar as diferenças não só no resultado, como também no custo benefício, na hora de escolher a melhor impressão para o seu projeto. Para tanto, avalie com atenção e lembre-se que o auxílio de um profissional pode ser interessante.

Nosso sistema da Calcme conta com uma ferramenta de orçamentos que usa algoritmos inteligentes, capaz de produzir um orçamento em questão de segundos! Com isso, você poupa tempo e otimiza os processos da sua gráfica. Para ficar ainda melhor, você testar o sistema grátis por 7 dias!

Clique aqui e experimente grátis o software que vai fazer a sua gráfica crescer! Ou se preferir fale com um especialista agora.

3 comentários em “Digital x Offset – Quais as principais diferenças?”

  1. Pingback: O que se imprime em offset? - Calcme Sistemas

  2. Pingback: Como funciona a impressão digital? Agora você entende!

  3. Pingback: O que é uma gráfica digital? - Calcme Sistemas

Comentários encerrados.