dicas programa gestão da gráfica

10 dicas para fazer o controle e a gestão da gráfica

A gestão da gráfica é um dos assuntos mais importantes da sua empresa. Afinal, ela precisa de energia e oxigênio para continuar crescendo e prosperando. Porém, ela só terá estes recursos, caso haja uma boa administração, com sistemas inteligentes e otimizados para produzir bons produtos e ter relevância no mercado.

Assim sendo, separamos 10 dicas que você pode colocar em prática ainda hoje para que, desta forma, a gestão da sua gráfica seja um potencializador para alcançar os objetivos e imprimir o seu próprio sucesso. Acompanhe.

Gestão da gráfica – por onde começar?

Nem sempre é tão simples de otimizar uma boa gestão da gráfica. Muitas vezes, nem sabemos por onde começar. Afinal, são muitas informações que precisam estar devidamente alinhadas.

Sabendo disso, separamos 10 dicas para que você possa implementar na sua gráfica. Vamos lá?

1- Tenha uma equipe especializada

Ter uma equipe especializada é o que fará a sua gráfica sair de um estágio, para ir para outro muito superior. Há quem acredite que é a partir deste passo que a empresa passa a ser ainda mais profissional e competente. Afinal, ter as melhores pessoas para cada setor ou sistema da sua empresa, fará com que o produto também seja o melhor possível.

2- Não atenda mais clientes do que você pode

Uma boa gestão da gráfica passa também por aquilo que você pode e consegue atender. Por mais que muita gente acredite que ter muitos clientes também signifique “mais dinheiro”, nem sempre isto é verdade. Afinal, se você tiver mais pedidos do que pode atender, a sua imagem ficará negativa, pois não conseguirá entregar e não será visto como profissional. Por isso, equilíbrio é importante.

3- Tenha um preço competitivo, mas não abra mão do valor agregado

Preço muitas vezes é o que faz alguém comprar alguma coisa. E ter um preço competitivo é importante. Porém, não abra mão do “algo a mais”. O valor agregado nos produtos é o que, no longo prazo, fará você se diferenciar da concorrência.

4- Investimento não é gasto

Ter um bom sistema de investimentos é importante. Por isso, nunca avalie a compra de itens ou equipamentos que irão aumentar o faturamento, como gastos. Tudo que pode gerar renda futura, é investimento.

5- Atenda clientes presencialmente

Tenha um local na sua gráfica para receber clientes. Muitas vezes é isto que fará alguém fechar um pedido com a sua empresa, ao invés de fechar com outra. O contato humano é fundamental.

sistema para gestão da gráfica

6- Tenha bom relacionamento com fornecedores

Ter os fornecedores certos pode fazer o seu produto ser o melhor. Por isso, cultive um bom relacionamento com quem fornece material para você. Isto poderá render parcerias interessantes em um futuro próximo.

7- Não deixe de analisar a concorrência

A concorrência existe, queira você ou não. Por isso, a melhor forma de lidar com a situação é aceitando-a e analisando-a sempre. Ou seja, veja o que a concorrência está fazendo e fique por dentro do seu mercado.

8- Faça pesquisas constantemente

Uma boa gestão da gráfica passa muito pelo fato de fazer pesquisas. Você precisa saber o que está norteando as ações da concorrência e do mercado em si. Além disso, você precisa saber o que de fato o seu público-alvo precisa. Assim, as chances são maiores de você criar produtos sob medida e ainda melhores.

9- O sistema financeiro precisa ser otimizado

Uma gráfica sem um bom sistema financeiro dificilmente irá prosperar. Você precisa ter o controle de todos os recursos para saber como e quando dar os próximos passos. Mas, ter o controle não significa que você deva fazer. Tenha uma equipe especializada nisso e profissionais contábeis para que nenhum problema ocorra.

10- Invista em softwares de gestão da gráfica para maximizar seus lucros

Conforme mencionamos anteriormente, investir não é gastar. É “comprar” um futuro mais lucrativo. Por isso, nunca abra mão de investir em softwares para sua gráfica ter performances cada vez melhores. Ter sistemas automatizados para os processos internos é um ótimo benefício para que você possa focar nas estratégias de desenvolvimento e crescimento.

E como investir em um programa para gráficas?

Agora que você já descobriu a importância de um sistema de gestão da gráfica para sua empresa e entende melhor as vantagens dele para o seu negócio, conheça o programa para gráficas Calcme. Ele conta com todos esses benefícios e ajudará a sua gráfica a alcançar o sucesso! Investir em um sistema para gráficas nunca foi tão necessário para manter a sua competitividade.

Clique aqui e experimente grátis o programa que vai fazer a sua gráfica crescer! Ou se preferir fale com um especialista agora.

Veja mais post da Calcme sistemas e conheça o programa para gráficas que é parceiro da sua empresa!

Conheça o sistema para gestão de gráfica Calcme

Deixe um comentário