Quais os setores de uma marcenaria? Conheça 7!

Os setores de uma marcenaria vão depender do tipo de negócio e do tamanho da estrutura. Afinal, há marcenarias mais caseiras, onde apenas um marceneiro trabalha, mas há também marcenarias industriais, com equipes grandes e uma linha de produção diária.

Neste artigo, a Calcmesoftware para marcenarias – te ajuda a entender mais sobre os setores de uma marcenaria.

Continue lendo!

👉🏻 Veja também: qual é a diferença entre carpintaria e marcenaria.

Você conhece os setores de uma marcenaria? Conheça os 7 mais comuns

Os setores de uma marcenaria podem ser bastante derivados, já que isso vai depender da estrutura do negócio e dos objetivos da empresa.

No entanto, os 7 principais setores de uma marcenaria podem ser considerados os seguintes:

Administrativo/Financeiro

Esse é o setor responsável por cuidar das contas da empresa. Mesmo uma marcenaria pequena, com um ou dois funcionários (ou até mesmo nenhum), precisa ter um setor administrativo/financeiro para gerir contas a pagar e a receber.

Além disso, outras atividades do setor são: fazer notas fiscais, fazer orçamentos, acompanhar custos e investimentos.

Ao usar o software da Calcme para marcenarias, o processo administrativo/financeiro fica muito mais fácil, profissional e controlado. Nunca mais perca as contas ou deixe dinheiro na mesa. 

Faça um teste grátis agora mesmo!

Compras/PCP

Outro setor de uma marcenaria é o de compras/PCP (planejamento e controle de produção).

Esse setor é responsável por garantir que a produção da empresa aconteça de maneira adequada, sem desperdícios e garantindo os prazos estipulados em contrato.

👉🏻 Veja também: como organizar máquinas de marcenaria.

Atendimento/vendas

Nenhuma empresa sobrevive sem atendimento e vendas, não é mesmo?

Por isso, esse é um dos setores de uma marcenaria que mais precisam de atenção e desenvolvimento.

Nesse setor, os vendedores atendem clientes, vendem sonhos e inspiram as pessoas a comprarem projetos de conforto e bem-estar (e não apenas móveis). Afinal, quem compra móveis sob-medida não compra exatamente móveis. Mas sim, elegância, decoração, otimização de espaço e valorização do patrimônio.

O setor negocia, elabora propostas e personaliza a venda para cada cliente.

👉🏻 Veja também: como fazer a gestão de uma marcenaria.

Projeto e desenvolvimento

Antes mesmo de produzir os móveis ou começar a cortar qualquer madeira, o setor de projeto e desenvolvimento entra em ação.

Esse setor abriga os designers e técnicos, que vão desenvolver o projeto do jeito que o cliente quer e do jeito que o ambiente pede, respeitando encanamentos, fiações elétricas e outros detalhes técnicos.

Cada corte será feito de maneira pensada e planejada no próximo setor, que é o de produção.

👉🏻 Entenda: como alavancar as vendas de uma marcenaria.

Produção

É aqui que tudo acontece. Ou melhor: começa a acontecer. Afinal, o setor de produção é responsável por produzir tudo o que foi elaborado nos setores anteriores e, assim, começar a dar vida ao móvel planejado. 

É onde a matéria-prima é transformada no produto final. O setor de produção pode ser repleto de maquinários automatizados, que cortam, lixam e montam os móveis de forma otimizada; ou pode ser um setor ainda manual, que é o caso de marcenarias pequenas ou mesmo marceneiros artesãos.

Expedição

Depois que os móveis ficam prontos e pré-montados, eles vão para a expedição, que é um dos setores da uma marcenaria.

A expedição é a “parada final” do móvel dentro da marcenaria antes de embarcar no caminhão e seguir viagem até a casa do cliente.

Na expedição o móvel é analisado, embalado e embarcado para que o próximo setor entre em ação: o de entrega e montagem.

Entrega e montagem

E por fim, chegou a hora de montar o móvel na casa do cliente. E aqui, o setor de entrega e montagem entra em ação com trabalhos que podem durar uma semana inteira ou poucas horas, dependendo do tipo de móvel instalado.

Uma cozinha completa, por exemplo, pode levar até 3 dias de trabalho na casa do cliente para que tudo fique perfeitamente instalado.

Conte com a Calcme para otimizar todos os setores da sua marcenaria com o sistema de gestão para marceneiros e ganhe tempo em cálculos, orçamentos, notas fiscais e muito mais.

Faça um teste grátis ainda hoje.