Qual é a diferença entre carpintaria e marcenaria?

Entender a diferença entre carpintaria e marcenaria é importante tanto para quem quer trabalhar na área, quanto para quem quer abrir um negócio no ramo.

De maneira geral, as duas atividades são diferentes mas têm a mesma essência, que é trabalhar com madeira e extrair o melhor dela.

Neste artigo, a Calcmesistema para gestão de marcenarias – te ajuda a entender mais sobre qual é a diferença entre carpintaria e marcenaria. 

Continue lendo!

Veja também quais os setores de uma marcenaria.

Você sabe qual é a diferença entre carpintaria e marcenaria?

A principal diferença entre carpintaria e marcenaria é a forma com que o trabalho é feito, já que a matéria-prima é a mesma: madeira. Na marcenaria, os trabalhos são mais dedicados ao acabamento fino e móveis sob medida. Já na carpintaria, os trabalhos são mais voltados para estruturas e construção civil.

A seguir, entenda um pouco mais sobre as principais especialidades de cada área.

Veja também como organizar máquinas de marcenaria.

Especialidades da marcenaria

A marcenaria é uma empresa especializada em trabalhos voltados para “dentro de casa”. Ou seja, produção de móveis sob medida para sala, cozinha, quartos e escritório.

No entanto, a marcenaria pode ter inúmeras formas de trabalho e fluxos, já que tudo vai depender exclusivamente do plano de negócios.

Por exemplo:

  • Marcenarias pequenas: vão ter um ou dois funcionários, que vão trabalhar sem larga escala e com poucos clientes por mês.
  • Marcenarias grandes: terão maquinários pesados, fluxos industriais e entrega e montagem praticamente todos os dias. A equipe também será bem maior, entre 10 e 50 pessoas.
  • Marceneiros artesanais: esses trabalharão de maneira ainda mais rústica e quase artística, já que as principais ferramentas não serão automatizadas e praticamente tudo é feito de forma manual.

Semelhança entre todos os modelos: Todas as marcenarias podem usar o sistema para gestão de marcenarias da Calcme para otimizar fluxos e deixar todos os processos mais inteligentes e sem erros de cálculos.

Especialidades da carpintaria

Já a carpintaria, como você entendeu até aqui, é a atividade que está mais ligada aos processos de engenharia civil, como construção de estruturas de casas, vigas, pilares, entre outros.

O trabalho do carpinteiro, em si, será mais rústico. Afinal, muitas vezes ele precisa lidar com peças enormes de madeira, o que faz com que haja mais necessidade de espaço, locomoção e estoque.

Veja mais sobre como alavancar as vendas de uma marcenaria.

O que é mais lucrativo?

A diferença entre carpintaria e marcenaria também pode ser percebida na lucratividade de ambos negócios. 

Enquanto a marcenaria precisa de mais processos e, portanto, mais tempo de produção, a carpintaria não. 

Mas o valor agregado da marcenaria é, na maioria das vezes, maior. Afinal, móveis sob medida têm uma ligação direta com decoração e ambientação.

Como administrar uma marcenaria e uma carpintaria?

Conte com o sistema de gestão da Calcme.

Com ele, você pode cuidar essencialmente das áreas mais sensíveis da sua marcenaria ou da sua empresa de carpintaria e assim focar naquilo que traz resultados, que é vender.

Deixe os cálculos, orçamentos, estoque e controles para o sistema.

Comece agora mesmo com um teste grátis e conheça tudo por dentro.