Implementar o WhatsApp multi atendimento pode ser uma excelente ideia para quem busca tornar o atendimento ao cliente ainda mais efetivo. Afinal, sabemos que, nas marcenarias, o atendimento faz toda a diferença, e implementar ferramentas que promovam a melhor experiência do cliente é muito importante.
Pensando nisso, preparamos este guia com algumas dicas que vão te ajudar nessa missão importante. Venha com a Calcme – sistema para marcenarias – transformar o seu atendimento!
Veja como implementar WhatsApp multi atendimento na sua marcenaria
Para implementar o WhatsApp multi atendimento não existe muito segredo. Em poucos passos você já pode ter o sistema Chatme junto com o seu sistema de gestão para marcenarias (a Calcme).
Com o sistema Chatme, você poderá contar com diversos atendentes em um mesmo número de celular. Assim, a sua marcenaria poderá atender diferentes clientes ao mesmo tempo, sem deixar ninguém esperando por uma resposta importante.
Além de contar com WhatsApp multi atendimento, com o Chatme você terá as seguintes funcionalidades também:
- Dashboard;
- Controle de status;
- Controle por Tag;
- Várias conexões;
- Agendamento de mensagem;
- Respostas rápidas;
- Chatbot.
Para experimentar na prática, é só fazer o seu teste grátis da Calcme – sistema para marcenarias – e assim usufruir da facilidade de atender a todos por um mesmo canal!
Benefícios do WhatsApp multi atendimento
Agora que você já pôde ver como é simples implementar WhatsApp multi atendimento, chegou o momento de descobrir por que essa funcionalidade pode ser tão benéfica para o seu negócio.
Dê só uma olhada em todas as vantagens que o Chatme pode proporcionar para você:
1. Centraliza as conversas em um só número
A funcionalidade de multi atendimento do WhatsApp permite que todas as conversas com clientes sejam centralizadas em um único número de telefone.
Isso quer dizer que, independentemente do colaborador que está atendendo, o cliente terá uma experiência de atendimento contínua e coesa, e não precisará ficar explicando mais de uma vez o que procura.
Além disso, evita-se aquele problema de perder uma conversa importante.
2. Facilita na hora de transferir conversas
Com o WhatsApp multi atendimento, transferir conversas entre os atendentes se torna um processo simples e rápido.
A facilidade de transferência de conversas melhora a eficiência do atendimento, reduz o tempo de espera do cliente e aumenta a satisfação com o serviço prestado.
Além disso, fica mais fácil organizar as demandas de atendimento dessa forma.
3. Proporciona uma visão mais clara do funil de vendas
A integração do WhatsApp multi atendimento possibilita uma visão mais clara e detalhada do funil de vendas, com tags específicas, como no Chatme, e outras funcionalidades.
Com isso, é possível acompanhar em tempo real o progresso de cada lead, identificar gargalos e ajustar estratégias para melhorar a conversão, desenvolvendo ainda mais o seu negócio!
4. Reduz as chances de deixar um cliente sem resposta
Por fim, outra vantagem é a redução das chances de deixar um cliente sem resposta, aguardando alguma informação importante.
Como todos os atendentes têm acesso às conversas, fica mais fácil garantir que todos os clientes sejam atendidos em tempo hábil e sem ficar muito tempo aguardando pela atenção de alguém.
5. Melhora a produtividade da equipe
Com a possibilidade de implementar o multi atendimento WhatsApp, é possível distribuir melhor as demandas de toda a equipe de atendimento.
A consequência disso é um fluxo de trabalho muito mais eficiente, que pode contribuir diretamente com a produtividade de cada um dos seus colaboradores.
Ao mesmo tempo, a qualidade do trabalho, por conta dessa organização, também pode ser melhorada.
Isso significa que, no fim das contas, todo mundo sai ganhando: sua empresa, seus colaboradores e seus clientes.
Veja também: Como criar logomarca para marcenaria?
6. Aumenta a organização do atendimento
Quantas vezes a sua empresa se deparou com alguma falha de comunicação importante por conta de uma desorganização no atendimento?
Infelizmente, essa realidade é mais comum do que imaginamos. Mas não precisa ser assim!
Com o multi atendimento WhatsApp, sua marcenaria tem a oportunidade de organizar de forma eficiente o atendimento oferecido aos seus clientes.
Cada interação pode ser acompanhada com histórico registrado, evitando confusões e proporcionando um suporte mais personalizado para cada cliente.
7. Permite o acompanhamento de métricas de atendimento
Outro grande benefício do multi atendimento WhatsApp diz respeito ao acompanhamento das métricas do seu negócio.
Afinal, pare e pense: será que você realmente tem clareza de como estão essas métricas hoje? De que forma você tem acompanhado esse aspecto? Pois é!
Com um bom sistema, você terá muito mais facilidade para avaliar fatores importantíssimos do seu atendimento.
Logo, poderá encontrar os reais pontos de melhoria, investindo neles de uma maneira muito mais assertiva e que possa vir a oferecer grandes frutos para o seu negócio.
Leia mais: Dicas de marcenaria para iniciantes
8. Favorece a escalabilidade do negócio
Se o seu objetivo é fazer a sua empresa crescer de forma escalável, então, é muito importante estar preparado para isso.
À medida que o negócio cresce, não é mais possível manter o mesmo nível de atendimento, concorda? E o multi atendimento WhatsApp pode ser bastante útil nesses casos!
Com ele, será mais fácil garantir que ninguém fique esperando, além de proporcionar uma visão mais clara do atendimento em si.
Ao mesmo tempo, dessa forma, é possível atender mais clientes sem precisar aumentar excessivamente a equipe. Tudo de forma bastante eficiente!
Veja também: Quais os principais equipamentos marcenaria?
Como garantir a organização com o multi atendimento WhatsApp?
Além de apostar no uso do multi atendimento WhatsApp, também é importante tomarmos cuidado para que a organização seja mantida nesse tipo de comunicação.
Afinal de contas, ter muitos atendentes em um mesmo número de telefone pode ser realmente muito interessante, mas, ao mesmo tempo, exige um olhar organizado de toda a equipe.
E para te ajudar nessa implementação, trouxemos algumas dicas de como manter a organização mesmo com o multi atendimento WhatsApp:
1. Defina responsabilidades claras
Ao trabalhar com múltiplos atendentes, é muito importante que cada um tenha suas atribuições bem definidas.
Utilize etiquetas ou tags dentro do Chatme para categorizar as mensagens, como “Novo cliente”, “Em andamento” ou “Concluído”. Esse tipo de organização pode ajudar a evitar confusões e garante que nenhuma interação seja negligenciada.
Então, delimite qual será o papel de cada atendente: quem irá receber os novos leads? Quem trabalhará na comunicação dos orçamentos? Essas e outras análises podem ser feitas.
2. Automatize respostas
Automatizar mensagens iniciais e respostas frequentes ajuda a economizar tempo e reduz gargalos no atendimento, o que também pode tornar o processo de multi atendimento no WhatsApp muito mais organizado.
Dentro do Chatme, configure mensagens de boas-vindas, respostas rápidas para dúvidas comuns e avisos sobre horários de funcionamento.
Você poderá criar a configuração do seu chatbot, conduzindo o seu lead para uma conversa específica que possibilitará uma triagem mais rápida e eficiente, ao mesmo tempo em que evita que um cliente precise ficar muito tempo esperando por uma mesa resposta.
Assim, os atendentes podem focar em interações mais complexas.
Veja mais: Mensagem de atendimento automático: Veja ideias!
3. Organize as conversas no Chatme
Manter as conversas dentro de um funil, de maneira organizada, também pode fazer a diferença no dia a dia do seu negócio.
E para ter essa funcionalidade disponível na sua marcenaria, você pode contar com o Chatme da Calcme.
Dentro da nossa plataforma, você consegue organizar os seus funis de venda e até mesmo programar mensagens estratégicas para cada grupo de clientes.
Logo, consegue tornar o processo de atendimento muito mais prático e eficiente, o que pode contribuir para um aumento significativo nos fechamentos que a sua empresa há de fazer com o passar dos dias.
Muito interessante, concorda?
4. Treine a equipe constantemente
Garanta que os atendentes estejam familiarizados com as ferramentas e atualizados sobre as melhores práticas de atendimento.
Afinal, um treinamento adequado está diretamente relacionado com a qualidade do serviço oferecido.
A boa notícia, que temos para você, é que com o Chatme você poderá ficar tranquilo quanto à aprendizagem do seu time. Isso porque a nossa plataforma é bastante intuitiva e pode te ajudar a organizar a comunicação de maneira efetiva, sem grandes complicações.
Erros que devem ser evitados ao usar um sistema multi atendimento WhatsApp
Ao utilizar um sistema multi atendimento WhatsApp, é importante tomar alguns cuidados para garantir que o atendimento seja manejado da melhor forma possível.
Afinal, não adianta ter o melhor sistema se o atendimento, em si, não estiver bem alinhado, concorda?
Por isso, reunimos algumas considerações que podem te ajudar a tornar o seu atendimento mais qualificado. Veja a seguir:
Falta de análise das conversas
A falta de integração entre os atendentes é um erro que não deve ser ignorado ao usar um sistema de multi atendimento no WhatsApp.
Isso porque em um ambiente em que múltiplos atendentes estão interagindo com clientes ao mesmo tempo, é essencial que todos sejam treinados e orientados para verificar todo o histórico do cliente.
Quando essa análise não existe e um cliente é passado de um atendente para outro, os atendentes podem fazer perguntas repetidas, passar informações conflitantes ou até deixar de dar seguimento a questões não resolvidas.
Sem dúvidas, isso prejudica a fluidez do atendimento, aumenta o tempo de resposta e pode gerar confusão tanto para o cliente quanto para a equipe de atendimento. Portanto, manter os treinamentos em dia é essencial!
Leia mais: Como fazer detalhamento marcenaria?
Respostas excessivamente automatizadas
Ter respostas automatizadas é essencial para manter a organização do atendimento, no entanto, quando essas respostas se tornam robóticas demais, isso pode ser visto como negativo pelos clientes.
Isto é, quando um cliente percebe que está lidando apenas com respostas programadas, pode se sentir frustrado, principalmente em situações mais complexas que exigem empatia ou soluções personalizadas.
A chave é equilibrar a automação com um toque humano, oferecendo respostas automatizadas para perguntas frequentes e, quando necessário, direcionando o cliente para um atendente especializado que possa lidar com situações mais delicadas e que necessitam de um olhar mais atencioso.
Demora nas respostas
Sabemos que nem sempre é possível responder um cliente de prontidão, porém, quando se tem uma equipe da atendimento e se usa um sistema multi atendimento WhatsApp, é importante manter uma certa agilidade nas respostas.
Afinal, os clientes observam essa demora, e caso se sintam “deixados de lado” em algum caso, poderão ficar frustrados e até mesmo procurar um concorrente para resolver o seu problema.
Não personalizar o atendimento
Em um sistema de multi atendimento no WhatsApp, é importante que cada atendente tenha a capacidade de adaptar suas respostas conforme o perfil e as necessidades do cliente.
Respostas genéricas demais podem fazer com que o cliente se sinta apenas mais um número em uma fila de atendimento, o que pode afetar a experiência de um modo muito negativo.
Por outro lado, personalizar o atendimento, ao reconhecer o histórico do cliente, utilizar seu nome e oferecer soluções adequadas para suas dúvidas e demandas específicas, pode gerar muito mais satisfação, conexão e fidelidade.
Pense bem nesses aspectos e torne o seu atendimento ainda mais qualificado!
Veja mais: Como fazer slogan para marcenaria?
Com o sistema Calcme, você tem acesso ao Chatme. Faça seu teste grátis!
Viu só como o WhatsApp multi atendimento pode ser muito vantajoso? E com o Chatme, dentro da plataforma para marcenarias Calcme, você consegue essa funcionalidade com facilidade.
Comece hoje mesmo a levar o seu atendimento a um novo patamar, promovendo a melhor experiência possível para os seus clientes. E ainda: proporcionando muita facilidade e praticidade para os seus colaboradores.
Deixe para trás a ideia de atendimento demorado ou que seja extremamente complicado e difícil de organizar no dia a dia do atendimento.
Conte com a gente e transforme a sua forma de atender os seus clientes!