Como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp?

Como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp?

como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp

Saber como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp é um passo fundamental no dia a dia de qualquer financeiro. Afinal, é nesse contato que muita inadimplência pode ser finalizada, garantindo um desenvolvimento financeiro mais saudável para o seu negócio.

E se você tem dúvidas de como fazer essa cobrança, e nem sequer sabe por onde começar, acompanhe este guia da Calcme! 

Nele, você verá dicas que vão te ajudar a garantir uma comunicação mais assertiva com os seus clientes. 

Continue lendo.

Como cobrar um cliente educamente por WhatsApp?

Apesar de não haver um manual de instruções quando o assunto é como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp, ainda assim existem aspectos que podemos considerar de uma forma mais, digamos, “universal”.

Esses aspectos ajudam a manter a comunicação mais assertiva, ao mesmo tempo em que melhoram o relacionamento com o cliente.

Logo abaixo, apresentamos esses pontos:

Use uma abordagem clara e objetiva

Quando você for cobrar um cliente pelo WhatsApp, é importante ir direto ao ponto, sem rodeios, mas de forma educada, ou seja, sem ser rude ou “seco” demais. 

Lembre-se de que mensagens muito genéricas podem causar confusão ou parecer que a cobrança não é urgente. Por isso, o ideal é identificar o cliente pelo nome, mencionar o serviço ou produto contratado, e indicar de forma clara o valor e a data de vencimento. 

Frases como “Olá, fulano! Passando para lembrar que o pagamento referente ao serviço X, no valor de R$ XX, venceu no dia XX. Posso te ajudar com o link de pagamento?” funcionam bem. Assim, você mostra profissionalismo e evita interpretações negativas.

Veja mais: Frases prontas para atendimento ao cliente WhatsApp ausência

Evite mensagens longas ou que pareçam intimidadoras

Na hora de cobrar um cliente educadamente por WhatsApp, é importante que você nunca demonstre uma postura muito intimidadora. Afinal, você não está ali para ameaçar o seu cliente, não é mesmo?

A cobrança precisa ser feita de forma respeitosa, sem exagerar na formalidade e sem parecer ameaçadora. 

Evite o uso de caixa alta, exclamações excessivas ou frases que passem urgência exagerada, como “caso contrário, tomaremos medidas”. O ideal é manter uma comunicação direta e neutra.

Colocar-se no lugar do cliente, neste momento, pode ajudar muito na hora de fazer uma cobrança mais empática.

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Ofereça opções de pagamento acessíveis

Às vezes, oferecer outra opção de pagamento para o seu cliente é mais do que o suficiente para que ele realmente transfira o valor. Você já parou para pensar nisso?

Sendo assim, ao enviar a mensagem, já inclua o link de pagamento e, se possível, mencione que a pessoa pode escolher entre PIX, boleto ou cartão de crédito. 

Assim, você evita idas e voltas e dá mais autonomia ao cliente para resolver o pagamento rapidamente. 

Quem sabe, ele só não pagou porque não tinha um cartão de crédito disponível no momento, e queria um boleto? Pense nisso!

Frases para cobrar cliente: Veja algumas ideias

Separamos algumas frases para cobrar cliente do jeito certo, de maneira respeitosa e, ao mesmo tempo, clara.

Veja a seguir as nossas ideias:

Frases para lembrete (antes do vencimento)

  1. Olá! Passando para te enviar um lembrete: sua próxima fatura vence em breve, no dia [data].
  2. Aproveite para se organizar! Seu pagamento vence em [x] dias.
  3. Estamos passando para lembrar que o vencimento da sua conta está próximo.
  4. Não deixe para a última hora! O pagamento vence em breve.
  5. Seu compromisso com a gente vence em [data]. Qualquer dúvida, conte conosco!

Frases para o dia do vencimento

  1. Olá! Hoje é o dia do vencimento da sua fatura. Estamos à disposição para qualquer suporte.
  2. Lembrete importante: seu pagamento vence hoje. Conte conosco para facilitar.
  3. Seu vencimento é hoje. Caso já tenha efetuado o pagamento, desconsidere esta mensagem.
  4. Oi! Estamos enviando um lembrete sobre o vencimento hoje para que tudo fique em dia.
  5. Olá! Para evitar qualquer interrupção, pedimos que realize o pagamento até o final do dia.

Frases para cobrar após o vencimento

  1. Olá! Notamos que seu pagamento ainda não foi identificado. Por favor, regularize o quanto antes para evitar transtornos.
  2. Oi! Seu pagamento está atrasado. Entre em contato conosco para que possamos ajudar na regularização.
  3. Boa tarde! Estamos à disposição para conversar sobre o pagamento pendente e encontrar a melhor solução para você.
  4. Boa tarde. Lembramos que o prazo para pagamento expirou. Se precisar, podemos combinar uma nova data.
  5. Bom dia. Passando para lembrar que sua parcela está em atraso. Se precisar de ajuda, estamos aqui para apoiar.

Frases para enviar link de cobrança/boleto

  1. Olá! Segue o link para pagamento da sua parcela. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  2. Bom dia! Estamos enviando o boleto para facilitar o pagamento. Conte conosco para o que precisar.
  3. Oi! Aqui está o link para o pagamento da sua parcela. Se precisar de ajuda, é só avisar.
  4. Olá! Para sua comodidade, enviamos o boleto. Fique à vontade para entrar em contato.
  5. Boa tarde! Disponibilizamos o link de pagamento para sua parcela. Qualquer coisa, estamos prontos para ajudar no que for preciso.

Cuidado com frases para cobrar cliente genéricas demais!

Embora tenhamos apresentado algumas ideias de frases para cobrar clientes, é importante tomar cuidado na hora de enviar esse tipo de comunicação “copia e cola”. 

Afinal, se a mensagem for genérica demais, pode acabar afastando o cliente, pois não gera conexão e acolhimento.

Por isso, enviar mensagens com o nome da pessoa e até mesmo descrevendo a cobrança que está sendo feita costuma ser mais interessante.

Adapte nossas ideias para essas situações e cobre os seus clientes de uma forma mais estratégica!

Como um sistema de pagamento automatizado facilita a cobrança

Agora que você já sabe como cobrar um cliente educadamente por WhatsApp, que tal ir além? Um sistema de pagamento como a Calcpay pode te ajudar na sua gráfica ou marcenaria!

Em vez de cobrar manualmente cada cliente, você pode automatizar o envio de links, programar cobranças recorrentes e acompanhar em tempo real quem já pagou e quem ainda está pendente. 

Além disso, a Calcpay envia notificações automáticas por WhatsApp e e-mail, o que diminui a necessidade de você contatar o cliente de forma direta. 

Venha fazer o seu teste grátis na Calcme e veja isso na prática!

Veja mais: Como fazer atendimento pelo WhatsApp?

Foto de Yuri de Miranda

Escrito por

Yuri de Miranda

COO & CMO da Calcme e com mais de 10 anos de experiência em gestão comercial, marketing e operações. Especialista no setor de marcenarias, com histórico de consultorias e implementação de processos produtivos. Lidera a expansão da Calcme no Brasil e em mercados da Europa, América Latina, Estados Unidos e África.

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