Como deixar uma marcenaria organizada? Veja dicas e passo a passo

Afinal, como deixar uma marcenaria organizada para que ela se torne ainda mais produtiva? Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender tudo sobre o tema. Veja passo a passo de como “chegar lá” e ter a sua marcenaria no ranking das mais produtivas da sua região!

Como deixar uma marcenaria organizada

Para deixar a sua marcenaria organizada é preciso seguir alguns modelos de organização básicos, onde toda a equipe tem uma cultura de organização; existem processos que devem ser respeitados; entre outros detalhes.

Veja abaixo como deixar uma marcenaria organizada:

  • Tenha um sistema de gestão;
  • Crie um fluxo de organização dos materiais;
  • Crie uma cultura de organização;
  • Não misture as contas PJ com PF;
  • Delegue atividades.

A seguir, entenda mais sobre esses detalhes.

Tenha um sistema de gestão

O primeiro passo para começar a colocar a sua marcenaria “nos eixos”, é ter um bom sistema de gestão, ou seja, um sistema para integrar todas as operações burocráticas da marcenaria.

Com o sistema da Calcme, por exemplo, você garante uma operação muito mais segura, otimizada e repleta de recursos para interpretar dados e tomar decisões mais claras. O sistema de gestão te ajuda a ter absolutamente todos os detalhes da sua empresa centralizados. Isso, por si só, já deixa tudo organizado.

Crie um fluxo de organização dos materiais

Outro aspecto importante na hora de deixar uma marcenaria organizada, é criar um fluxo de organização das ferramentas. Isto é, você precisa ter uma organização adequada para as ferramentas e materiais que a sua equipe utiliza. Caso contrário, não haverá sequência nos trabalhos e ao mesmo tempo todos perderão muito tempo para achar um martelo, por exemplo.

Mantenha tudo em uma sistema de organização de acordo com a necessidade de uso. O que é mais usado, fica mais acessível. O que é menos usado, pode ficar menos acessível.

Crie uma cultura de organização

De nada adianta criar um sistema de organização se a sua equipe não o seguir, não é mesmo? Por isso, construa uma cultura de organização na sua marcenaria. Faça com que as pessoas que trabalham com você enxerguem e entendam a importância da cultura da organização. Assim elas continuarão a manter os processos em dia, pois eles serão úteis para a sua própria produtividade.

Não misture as contas PJ com PF

Se tem algo que precisa da sua atenção máxima no que diz respeito a finanças, é a organização das contas. Nunca misture as contas bancárias de pessoa física com pessoa jurídica. Receba somente por uma conta, que é a conta pessoa jurídica, e faça as movimentações da empresa todas por essa conta. Isso vai ajudar a manter a sua marcenaria organizada nesse aspecto.

Delegue atividades

E por fim, aprenda a delegar atividades. Não queira fazer tudo sozinho, pois isso não é um bom caminho para quem busca crescimento. Construa um processo para delegar atividades e garanta mais tempo para você, em trabalhos estratégicos, de conquista de clientes e desenvolvimento de produtos.