Aprender a desenhar móveis 3D online, em um software 3D para marcenaria, é indispensável para desenvolver bons projetos para os seus clientes.
Por isso, nós preparamos este guia com diversas dicas que podem te ajudar a dar os primeiros passos nesse tipo de produção. Assim, você poderá iniciar os seus projetos com mais confiança. Acompanhe e confira!
Como desenhar móveis 3d online?
Para desenhar móveis 3D online, é importante que você escolha uma boa ferramenta que possibilite uma produção de qualidade.
Se você ainda não sabe qual plataforma usar, nós te apresentamos a UpMoob, a plataforma integrada ao sistema de gestão da Calcme que pode te ajudar a criar móveis incríveis.
Você pode agendar a sua demonstração gratuita para ver, na prática, como funciona o processo de desenvolvimento dos projetos, ok?
Agora que você já sabe qual ferramenta usar, vamos ao passo a passo de hoje:
1. Faça a medição do ambiente garantindo a precisão
O primeiro passo é fazer a medição do ambiente onde você irá instalar os móveis. Mas caso você esteja apenas querendo aprender a desenhar móveis 3D online, ou seja, quer apenas praticar, e não produzir as peças finais, você pode criar um espaço fictício, desde que use boas medidas para isso.
Essas medidas serão a base para a construção dos móveis, de modo a deixá-los bem preparados para a área que está disponível.
Leia mais: Sistema de gestão para marcenaria: Saiba tudo sobre!
2. Inclua as medidas no software e comece a elaborar o ambiente
Inclua todas as medidas estipuladas no software, como o UpMoob, para poder iniciar o processo de desenvolvimento dos móveis.
Você poderá ir modificando os móveis de acordo com o tipo de ambiente que deseja criar, seja ele integrado ou não, por exemplo.
3. Use a biblioteca pronta ou crie seus móveis paramétricos
Alguns softwares disponibilizam uma boa biblioteca de móveis para você usar nas suas produções. Por exemplo, o UpMoob, integrado à Calcme, oferece a você uma biblioteca bem diversa, com itens exclusivos que vão te ajudar a começar a desenhar seus primeiros móveis.
Além disso, você também pode criar os seus próprios parâmetros de profundidade, largura e demais informações, elaborando a sua própria biblioteca para poder sempre usar nas suas produções diárias.
Veja mais: Quanto cobrar por projeto de marcenaria?
4. Ajuste os detalhes finos e renderize o projeto
Depois de incluir todos os móveis que precisam fazer parte do ambiente, encaixando-os de uma maneira que faça sentido, é hora dos detalhes finos. Você pode analisar se há algo que ainda pode ser melhorado, ou se alguma medida parece estar um pouco equivocada.
Essa parte técnica precisa ser bem pensada, especialmente se você irá tirar o projeto do “papel” para colocá-lo em prática na vida real, ok?
Evite estes erros ao desenhar móveis online
Ao desenhar móveis online, é importante evitar alguns erros que podem comprometer o resultado. Afinal, desenhar móveis não é apenas escolher formas e cores, mas, sim, envolve muitos pontos técnicos que exigem atenção.
Se você realmente deseja trabalhar com o desenvolvimento de móveis de qualidade, é importante considerar alguns fatores para impedir falhas e a falta de satisfação do seu cliente.
Veja só o que levar em conta:
Esquecer de verificar a proporção do móvel
A proporção de um móvel não é medida apenas pelo tamanho que ele ocupa na metragem existente no cômodo. Vai muito além disso.
Por exemplo, proporções inadequadas, como móveis muito altos ou largos, comprometem a funcionalidade e a estética.
Utilize escalas no software para garantir que o móvel esteja bem equilibrado em relação ao restante do ambiente e que não fique algo incompatível com a realidade.
Exemplo: uma gaveta com uma profundidade maior de que um metro pode ser problemática em alguns cômodos da casa, o que impede que seja possível organizar itens dentro dela da forma correta.
Não escolher o material desde o início
Especificar o material apenas na fase final pode levar a escolhas inviáveis ou com uma estética inadequada.
Pois pare e pense: você monta todo o móvel e só ao final sabe se realmente ali será uma prateleira de madeira ou de vidro? Realmente, fica inviável fazer a montagem de um espaço dessa forma, concorda?
Sendo assim, considere planejar o design pensando no material (madeira, MDF, vidro, metal, etc.) e suas limitações de uso e de estética, antes mesmo de finalizar o projeto.
Veja mais: Quanto custa uma marcenaria completa?
Ignorar a funcionalidade do móvel
Criar peças bonitas, mas pouco funcionais, é um erro comum que muitos iniciantes na arte de desenhar móveis online cometem.
Pense no uso prático do móvel e no conforto do usuário, considerando aspectos como armazenamento, ergonomia e acessibilidade.
Se a peça for apenas bonita, mas não permitir que os itens pessoas sejam organizados, qual será a função real dela?
Lembre-se, embora os móveis façam parte da decoração de uma casa, eles não são itens meramente decorativos.
Esquecer de verificar os pontos de fixação e montagem
Muitos móveis desenhados online apresentam dificuldade na montagem por falta de planejamento nos pontos de fixação. Portanto, procure garantir que o projeto seja viável para ser construído e montado.
Às vezes, no papel a ideia parece bonita e funcional, mas se o ambiente de instalação for ignorado ou não for analisado com profundidade, esse tipo de erro pode transformar a montagem em um pesadelo.
Se você quer desenhar móveis online, lembre-se sempre disso, combinado?
Veja mais: Software para móveis planejados: Como escolher?
Falta de atenção aos padrões técnicos e normas
Os móveis, no geral, contam com padrões técnicos que indicam a melhor altura de mesas e bancadas, distância entre as prateleiras, e assim por diante.
Ignorar esses parâmetros pode comprometer a funcionalidade e, ainda, fazer com que determinadas peças fiquem pouco seguras, com quinas que podem causar acidentes, por exemplo.
Pense nesses aspectos na hora de fazer os seus desenhos, combinado?
Procurando um software 3D para marcenaria?
Agora que você já aprendeu a como desenhar móveis 3D online, que tal começar a praticar? Com o software 3D para marcenaria integrado à Calcme, você poderá criar ambientes incríveis, com móveis de diferentes tamanhos e atendendo às mais diversas necessidades.
Agende hoje mesmo a sua demonstração gratuita e dê esse passo em prol do desenvolvimento do seu negócio na área de marcenaria!