Muitos empreendedores que atuam no ramo de gráficas e comunicação visual têm dúvidas de como é o papel offset e se vale a pena tê-lo em suas empresas.
Pensando nisso, nós da Calcme – sistema para gráficas offset -, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber. Acompanhe e confira!
Como é o papel offset?
Afinal, como é o papel offset? Ele possui características específicas, e isso é mais do que claro, não é mesmo?
A seguir, descrevemos alguns dos principais pontos que você deve considerar na hora de decidir se inclui esse tipo de papel na sua gráfica ou não, considerando as características desse material:
1. Superfície lisa e uniforme
O papel offset apresenta uma superfície lisa e sem irregularidades, o que garante uma impressão de alta qualidade, com cores muito mais e detalhes nítidos. Essa característica permite que a tinta seja distribuída de forma uniforme, evitando manchas e borrões.
Além disso, garante muito mais qualidade no acabamento, o que é fundamental para peças que precisam de um olhar mais “alto padrão”, digamos assim.
2. Boa resistência à umidade e à dobra
O papel offset é resistente à umidade, o que o torna adequado para diversos tipos de projetos, mesmo em ambientes com variações de temperatura e umidade. Ele não irá perder a sua qualidade facilmente – apenas se for encharcado, é claro.
Além disso, sua resistência à dobra garante que ele não se danifique facilmente durante o manuseio e acabamento, como corte, vinco e dobra, o que pode não acontecer com outros tipos de papéis que se marcam com uma certa facilidade.
Veja mais: Qual impressora imprime papel offset?
3. Boa qualidade de impressão
Graças à sua superfície lisa e uniforme, que comentamos anteriormente, o papel offset proporciona uma excelente qualidade de impressão, com cores fiéis e detalhes precisos, sendo isso muito importante em projetos de comunicação visual, que têm como base a identidade visual de uma marca.
Essa característica o torna ideal para projetos que exigem alta definição, como livros, revistas, catálogos e folhetos.
4. Versatilidade para diferentes tipos de impressão
O papel offset é compatível com diversos processos de impressão, como offset, digital e serigrafia. Essa versatilidade permite que ele seja utilizado em uma ampla gama de projetos, desde pequenas tiragens até grandes volumes de impressão.
Entretanto, vale frisarmos que o uso em impressoras offset pode ser o mais recomendado, especialmente para grandes tiragens.
5. Boa relação custo-benefício
O papel offset oferece um excelente custo-benefício, especialmente em projetos de grande tiragem. Seu preço acessível, aliado à sua durabilidade e qualidade de impressão, o torna uma opção econômica e eficiente para diversos tipos de materiais impressos.
Entretanto, pode não ser muito econômico em pequenas tiragens, por isso é importante avaliar.
Leia mais: Insumos gráficos para offset: Veja a lista
Comparativo do papel offset com outros tipos de papel
Quando falamos em processos gráficos, surge naturalmente a dúvida: como o papel offset se posiciona frente a outros papéis disponíveis no mercado?
Cada tipo possui características que influenciam no resultado do projeto, seja em termos de acabamento, custo ou percepção de qualidade.
Veja abaixo uma comparação entre o papel offset e outros papéis comuns, para entender melhor suas diferenças e aplicações:
Característica | Papel Offset | Papel Couché | Papel Reciclado | Papel Vergê |
Superfície | Lisa e opaca | Lisa e com opções brilhante ou fosca | Textura irregular, opaca | Texturizada com linhas suaves |
Absorção de tinta | Alta, secagem rápida | Baixa, requer secagem UV | Média, pode variar bastante | Alta, absorve facilmente |
Qualidade de cores | Cores fiéis, menos vivas | Cores vibrantes, alto contraste | Cores suaves, aspecto natural | Cores discretas, elegantes |
Indicado para | Livros, apostilas, folders | Revistas, catálogos, materiais promocionais | Materiais com apelo sustentável | Convites, papelaria fina |
Custo | Econômico | Médio a alto | Variável, tende a ser maior | Geralmente mais elevado |
Percebe-se que o papel offset é um excelente coringa para quem busca equilíbrio entre custo e qualidade, mas para materiais que exigem cores mais vivas e impacto visual imediato, o couché se destaca.
Já o reciclado e o vergê cumprem funções específicas, seja pela proposta ecológica ou por um toque de sofisticação.
Veja também nosso artigo sobre qual a diferença entre papel couché e offset.
Diferentes gramaturas do papel offset
A grande variedade de gramaturas do papel offset é um dos fatores que o tornam tão versátil.
Cada gramatura tem um peso, uma rigidez e um aspecto distintos, influenciando na escolha do papel para cada tipo de material gráfico.
Veja algumas das gramaturas mais comuns e seus usos indicados:
Gramatura (g/m²) | Características | Aplicações comuns |
56 a 75 g/m² | Mais leve, flexível | Miolos de livros, blocos de anotações |
90 g/m² | Equilíbrio entre leveza e firmeza | Folders, folhetos, papel timbrado |
120 g/m² | Toque mais encorpado | Encartes, apresentações, cardápios |
150 g/m² | Boa rigidez | Cartazes, capas internas de livros |
180 a 240 g/m² | Bastante resistente e firme | Cartões de visita, capas duras |
Escolher a gramatura é essencial para alcançar o melhor resultado para cada caso.
Materiais mais pesados transmitem maior percepção de qualidade e durabilidade, enquanto gramaturas mais baixas são ideais para conteúdos que exigem manuseio leve ou grandes volumes impressos.
Tenha isso em mente ao pensar em como é o papel offset, ok?
Veja também nosso artigo sobre para que serve o papel offset.
Vale a pena incluir o papel offset na minha gráfica?
Na verdade, não existe uma resposta específica para essa questão, mas você pode pensar que incluir o papel offset em sua gráfica pode ser uma decisão estratégica para expandir seus serviços e atrair um público mais amplo.
Isso porque, como vimos com relação à como é o papel offset, suas características de alta qualidade, versatilidade e custo-benefício o tornam uma escolha bem bacana para diversos projetos, desde materiais promocionais até livros e revistas.
Porém, avalie sempre de acordo com a configuração da sua empresa e seu público-alvo. Assim, será possível ter uma resposta mais plausível.
