Diferença entre couché e offset: Saiba a diferença!

Saber a diferença entre couché e offset é indispensável para escolher o melhor tipo de papel para usar nos projetos da sua gráfica.

Afinal, a escolha assertiva faz toda a diferença na satisfação do seu cliente final. Pensando nisso, a equipe da Calcme Sistema para Gráficas preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Confira todos os detalhes!

Diferença entre couché e offset: Saiba a diferença!

Apesar de nem todo mundo saber disso, a verdade é que existe uma grande diferença entre couché e offset. Na verdade, são muitas diferenças, que fazem com que cada opção seja aplicada em situações distintas, como veremos a seguir:

Características do papel couché

O papel couché tem esse nome pelo simples fato de receber um revestimento especial aplicado em sua superfície. Assim sendo, ele basicamente tem uma camada de revestimento e duas faces.

Esse revestimento é o responsável por deixar a superfície um pouco mais lisa e brilhante, tornando-o ideal para quem precisa de impressões de alta qualidade, como no caso de fotos ou catálogos de produtos. Para ter ideia da textura, tente recordar da sensação de manusear uma revista, por exemplo.

É possível encontrá-lo com acabamento brilhante, semibrilhante e fosco.

acesse o software para gráfica onde estiver

Características do papel offset

O papel offset, por sua vez, não possui um revestimento brilhante, como o papel couché. Você pode encontrá-lo em livros, com aquele toque mais áspero e poroso.

Pode ser aplicado em diferentes situações, como no desenvolvimento de materiais de papelaria, como cadernos, agendas, entre outros. É ideal para grandes quantidades de impressão.

No entanto, seu acabamento pode não ser tão perfeito e nítido quanto o do papel couché, mas é qualificado o suficiente para a sua função de grandes tiragens.

Veja também: Quais as diferenças entre papel sulfite e offset? Entenda aqui!

Como escolher o melhor?

Agora que você pôde compreender a diferença entre couché e offset, é hora de saber analisar qual a melhor opção para o seu projeto. Para isso, considere o quadro abaixo como um bom ponto de reflexão:

O que levar em contaPapel CouchéPapel Offset
Qualidade de imagemAlta qualidade de imagem e cores bem intensas. Ideal para desenvolver catálogos, brochuras e cartões de visita.Adequado para projetos mais simples, como, por exemplo, livros e papelaria corporativa.
OrçamentoPode ser um pouco mais alto devido ao revestimento.Costuma ser mais econômico e indicado para grandes quantidades.
Textura e acabamentoPossui uma superfície mais lisa e brilhante, mas pode ser encontrado com acabamentos foscos e de semibrilho.Apresenta um toque mais áspero, adequado para projetos sem necessidade de acabamento brilhante.
Quantidade de impressãoMelhor para tiragens menores devido ao custo mais alto.Mais econômico para grandes quantidades, como em materiais de escritório.
Objetivo de comunicaçãoIdeal para transmitir uma imagem de alta qualidade com cores bem intensas e que representam um apelo visual.É mais adequado para funcionalidade e conteúdo, como livros, nos quais a leitura é o foco principal.

Entendendo a diferença entre couché e offset, fica mais fácil escolher a melhor opção para o seu projeto, não é mesmo? Invista no que é mais adequado para o seu negócio e mãos à obra!

Leia mais: O que faz um operador de offset? Entenda!

O que é mais lucrativo: Papel offset ou couché?

Além de entender a diferença entre as duas opções de papel, também é relevante analisar o que pode ser mais lucrativo para a sua gráfica. Afinal, como há bastante diferença entre papel offset ou couché, é relevante fazer essa análise para descobrir o que pode funcionar melhor no seu negócio, concorda?

Vejamos, a seguir, alguns pontos que podem te ajudar nessa análise:

Custo de produção

Antes de qualquer coisa, devemos avaliar o custo de produção. Para escolher entre papel offset ou couché, precisamos ter esse dado em mente.

Parta do pressuposto que o custo de produção do offset costuma ser mais baixo e acessível, enquanto do couché pode ser um pouco mais elevado. Entretanto, pense também que o papel offset pode ser mais barato para o cliente, enquanto o couché terá um valor agregado.

Tudo isso deve ser colocado na balança. Lembrando também de analisar a necessidade de adquirir novos equipamentos para cada modelo, o que também iria promover novos custos para a sua gráfica.

Esses aspectos devem ser calculados na ponta do lápis, garantindo uma decisão mais assertiva.

Preço de venda

O preço de venda é um ponto bem relevante na hora de decidir entre papel offset ou couché. Você deve calcular quanto irá cobrar do seu cliente final para cada tipo de produção, avaliando o que poderá trazer uma lucratividade maior.

Lembre-se também de que ter um produto mais caro não é sinônimo de faturar mais! Pois é preciso conseguir vender volumes dessa produção para verdadeiramente aumentar o faturamento.

Pois pare e pense, às vezes, ter um produto acessível que vende muito mais será mais lucrativo do que ter um produto mais caro que vende apenas de vez em quando. Concorda?

Veja mais: Qual a qualidade do papel offset? Entenda!

Demanda do mercado

A demanda do mercado pode te ajudar a avaliar esse ponto que elencamos acima, sobre valer mais a pena vender algo barato que vende mais do que algo muito caro que vende muito pouco.

Para isso, você deve pesquisar como tem sido essa demanda, se as pessoas têm buscado por papel offset ou couché com frequência, e assim por diante. Tudo isso pode te ajudar a ter pistas do que pode ser mais relevante para o seu negócio.

Tipo de cliente

O tipo de cliente também pode fazer toda a diferença na hora de fazer a sua seleção. Se você já tem um público-alvo bem definido, vale muito a pena analisar quais seriam os prós e contras de oferecer determinado tipo de impressão para eles.

Será que o público que você tem hoje se interessaria mais por papel offset ou couché? Qual demanda você acredita que tem mais relação com o que eles têm buscado no dia a dia?

Essas análises podem te ajudar a selecionar uma alternativa que seja mais assertiva, aumentando as chances de você lucrar mais. Pense bem nesses aspectos.