Diferença entre couché e offset: Saiba a diferença!

Saber a diferença entre couché e offset é indispensável para escolher o melhor tipo de papel para usar nos projetos da sua gráfica.

Afinal, a escolha assertiva faz toda a diferença na satisfação do seu cliente final. Pensando nisso, a equipe da Calcme Sistema para Gráficas preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Confira todos os detalhes!

Diferença entre couché e offset: Saiba a diferença!

Apesar de nem todo mundo saber disso, a verdade é que existe uma grande diferença entre couché e offset. Na verdade, são muitas diferenças, que fazem com que cada opção seja aplicada em situações distintas, como veremos a seguir:

Características do papel couché

O papel couché tem esse nome pelo simples fato de receber um revestimento especial aplicado em sua superfície. Assim sendo, ele basicamente tem uma camada de revestimento e duas faces.

Esse revestimento é o responsável por deixar a superfície um pouco mais lisa e brilhante, tornando-o ideal para quem precisa de impressões de alta qualidade, como no caso de fotos ou catálogos de produtos. Para ter ideia da textura, tente recordar da sensação de manusear uma revista, por exemplo.

É possível encontrá-lo com acabamento brilhante, semibrilhante e fosco.

acesse o software para gráfica onde estiver

Características do papel offset

O papel offset, por sua vez, não possui um revestimento brilhante, como o papel couché. Você pode encontrá-lo em livros, com aquele toque mais áspero e poroso.

Pode ser aplicado em diferentes situações, como no desenvolvimento de materiais de papelaria, como cadernos, agendas, entre outros. É ideal para grandes quantidades de impressão.

No entanto, seu acabamento pode não ser tão perfeito e nítido quanto o do papel couché, mas é qualificado o suficiente para a sua função de grandes tiragens.

Veja também: Quais as diferenças entre papel sulfite e offset? Entenda aqui!

Como escolher o melhor?

Agora que você pôde compreender a diferença entre couché e offset, é hora de saber analisar qual a melhor opção para o seu projeto. Para isso, considere o quadro abaixo como um bom ponto de reflexão:

O que levar em contaPapel CouchéPapel Offset
Qualidade de imagemAlta qualidade de imagem e cores bem intensas. Ideal para desenvolver catálogos, brochuras e cartões de visita.Adequado para projetos mais simples, como, por exemplo, livros e papelaria corporativa.
OrçamentoPode ser um pouco mais alto devido ao revestimento.Costuma ser mais econômico e indicado para grandes quantidades.
Textura e acabamentoPossui uma superfície mais lisa e brilhante, mas pode ser encontrado com acabamentos foscos e de semibrilho.Apresenta um toque mais áspero, adequado para projetos sem necessidade de acabamento brilhante.
Quantidade de impressãoMelhor para tiragens menores devido ao custo mais alto.Mais econômico para grandes quantidades, como em materiais de escritório.
Objetivo de comunicaçãoIdeal para transmitir uma imagem de alta qualidade com cores bem intensas e que representam um apelo visual.É mais adequado para funcionalidade e conteúdo, como livros, nos quais a leitura é o foco principal.

Entendendo a diferença entre couché e offset, fica mais fácil escolher a melhor opção para o seu projeto, não é mesmo? Invista no que é mais adequado para o seu negócio e mãos à obra!