O que é processos gráficos offset, rotogravura e flexografia?

Os processos gráficos offset, rotogravura e flexografia podem ser confundidos facilmente em algumas circunstâncias. Mas na prática, são realmente diferentes.

Neste artigo, a Calcme – sistema de gestão para gráficas – te ajuda a entender mais sobre o assunto. Se você tem ou pensa em abrir um negócio no ramo gráfico, é imprescindível entender tudo sobre o tema.

Continue lendo!

Processos gráficos offset rotogravura e flexografia: entenda as diferenças

Especialmente rotogravura e offset são processos gráficos que podem gerar confusão. Afinal, eles são semelhantes, onde o processo de impressão em si passa por um cilindro antes de chegar até o substrato (papel).

A seguir, entenda um pouco mais sobre cada um deles.

Offset

Um dos processos de impressão mais populares do mundo, o offset, é utilizado especialmente para quem precisa fazer grandes impressões, com grandes tiragens.

Nós já temos um artigo que vai te ajudar a entender detalhes sobre esse processo, depois dê uma olhadinha: O que é impressão offset e como funciona?

Basicamente, o processo offset é um dos mais interessantes para impressão de livros, jornais, revistas, folhetos, catálogos e materiais publicitários em geral.

Esse método utiliza chapas, que transfere a imagem para um cilindro e, depois, para o papel. São 3 fases que garantem altíssima qualidade nas tiragens e custo reduzido quando se imprime em grandes quantidades.

Rotogravura

O nome desse método de impressão é muito sugestivo, já que a rotogravura é um processo pelo qual a impressão utiliza cilindros que são rotacionados para passar a tinta ao substrato.

Ele é parecido com o offset, como dissemos anteriormente. Mas a diferença é que na rotogravura o cilindro transfere direto para o papel (que é chamado de substrato).

No entanto, a rotogravura oferece a mesma qualidade de impressão para quem precisa de grandes tiragens. A alta resolução das imagens e o controle de tinta que vai para o substrato são características desse modelo já muito tradicional.

Flexografia

E ainda, dentro da nossa análise comparativa, temos ainda a flexografia, que também é diferente (mas semelhante) aos processo anteriores.

A flexo, como muita gente conhece, é a impressão direta no substrato, como o plástico. Aqui, o cilindro utiliza placas de borracha, onde a tinta é absorvida e passada para a superfície de impressão.

A técnica de flexo é excelente para impressões de embalagens rotativas, sem perder a qualidade. E o melhor: em uma velocidade muito alta. Em segundos, um modelo de embalagem está pronto.

Veja mais conteúdos sobre flexografia:

Qual é o melhor para cada situação?

Não há como sugerir uma melhor alternativa de impressão, justamente porque cada tipo de impressão é ideal para um tipo de substrato. Ou seja, um modelo é melhor para embalagens (flexo), o outro é melhor para catálogos (offset ou rotogravura), e assim por diante.

Se você deseja abrir uma gráfica ou mesmo se você precisa fazer algum projeto gráfico de impressão, considere as características de cada tipo de impressão.