Como fazer um orçamento de impressão offset gráfica?

Saber como fazer um orçamento de impressão offset gráfica é indispensável para garantir que o seu negócio possa se desenvolver da melhor forma possível. Afinal, o orçamento está diretamente ligado ao seu faturamento e à sua margem de lucro, por isso, precisa ser feito com bastante atenção.

Pensando nesses aspectos, a equipe da Calcme – Sistema para Gráficas – preparou este guia com diversas considerações importantes. Acompanhe.

Como fazer um orçamento de impressão offset gráfica?

Existem alguns passos indispensáveis que devem ser considerados na hora de fazer um orçamento de impressão offset gráfica. Vejamos os principais:

1. Reúna informações

Antes de qualquer coisa, colete todas as informações necessárias sobre o projeto de impressão que será feito. 

É o caso do tipo e do tamanho do material a ser impresso, bem como a quantidade desejada, o tipo de papel, acabamentos especiais (como laminação ou verniz), prazos de entrega e qualquer outra especificação relevante.

Tudo isso é essencial para poder fazer um orçamento justo e preciso.

2. Calcule os custos da matéria-prima

O segundo passo é determinar a quantidade de papel necessária para o projeto com base no tamanho e no número de páginas. 

Depois disso, entre em contato com fornecedores de papel para obter cotações de preços. Lembre-se de considerar também outros materiais, como tintas e acabamentos especiais.

Com o tempo, essas informações podem estar armazenadas em um verdadeiro banco de dados, como uma planilha, para que facilite os orçamentos.

Veja também: Onde comprar material para gráfica?

3. Calcule os custos da mão de obra

Procure avaliar o tempo necessário para configurar a máquina de impressão offset, além do tempo de impressão real. 

Considere também os custos com mão de obra para pré-impressão, controle de qualidade e acabamento. Tudo isso deve entrar na conta ao fazer um orçamento de impressão offset gráfica.

4. Considere custos indiretos

Além do material que será usado, bem como a mão de obra, existem outros custos que também estão envolvidos com o processo de impressão.

Nessa conta, você deve colocar gastos como energia elétrica, manutenção de equipamentos, aluguel do espaço da gráfica e outros custos operacionais.

5. Adicione margem de lucro

Outro passo extremamente importante é calcular e adicionar a margem de lucro desejada para o projeto. Esse cálculo garantirá que a empresa tenha um retorno adequado sobre o investimento.

Para saber qual o valor adequado, você pode pesquisar nos concorrentes e analisar quanto eles têm cobrado para o mesmo serviço, encontrando um equilíbrio nos valores que você irá apresentar.

Como otimizar o orçamento de impressão offset gráfica?

Agora que você já viu o passo a passo de como fazer um orçamento de impressão offset gráfica, é hora de pensar além: e se você investir em um software capaz de possibilitar orçamentos automáticos para a sua gráfica, otimizando essa etapa e proporcionando uma experiência mais positiva para o cliente?

Com a Calcme – Sistema para Gráficas – isso é possível! Você poderá gerar orçamentos, fazer todo o controle financeiro da sua gráfica e otimizar uma série de demandas importantes. Faça o seu teste gratuito e confira!