Qual é o processo de impressão mais utilizado?

Para saber qual é o processo de impressão mais utilizado, você está no lugar certo! Afinal, neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Continue lendo e saiba qual é o processo de impressão mais utilizado em gráficas grandes e pequenas!

Conheça qual é o processo de impressão mais utilizado de todos: o offset!

O offset é o processo de impressão mais utilizado pelas gráficas grandes e pequenas. Isso porque esse sistema de impressão é absolutamente vantajoso em inúmeras circunstâncias. Afinal, você pode ter uma ótima lucratividade tanto para impressos grandes como pequenos.

Para entender mais sobre o processo de impressão mais utilizado, veja alguns benefícios do offset:

  • Alta velocidade de impressão.
  • A tinta entra no substrato.
  • Possibilidade de impressos especiais e com cores especiais.
  • Dá pra imprimir em vários substratos (e tamanhos).

Continue lendo e saiba mais sobre cada item da lista!

acesse o software para gráfica onde estiver

Alta velocidade de impressão

A alta velocidade de impressão é um excelente benefício do offset. E por isso é um dos processos mais utilizados em gráficas de todos os portes. Afinal, tempo é dinheiro e, por isso, imprimir materiais rapidamente é fundamental.

Só que, ao mesmo tempo, não há como imprimir um material em alta velocidade sem entregar qualidade para o cliente final, não é mesmo? É por isso que quando você se pergunta qual é o processo de impressão mais utilizado de todos, o offset sempre vai liderar: ele entrega uma ótima qualidade final, em rápida velocidade!

A tinta entra no substrato

Outro ótimo benefício da impressão offset é que a tinta entra no substrato. Isto é, no papel ou outro material que você está usando para imprimir. O que é uma vantagem muito grande, principalmente se comparado com qualquer outro tipo de sistema de impressão.

Afinal, a tinta que entra no substrato é uma tinta muito mais aderente. Ela não vai desbotar fácil e não vai sair do papel tão rápido. Oferecendo, assim, uma maior vida útil para o produto feito na gráfica.

Veja também: O que faz um operador de offset? Entenda!

Possibilidade de impressos especiais e com cores especiais

A possibilidade de impressos especiais é uma das ótimas vantagens do sistema offset de impressão. Isto é, você poderá desenvolver uma série de produtos, serviços e demais recursos para o seu cliente.

Além dos impressos especiais, você também pode usar cores especiais para trabalhar no offset. Isto é, você não se limita a 4 cores CMYK.

Dá pra imprimir em vários substratos (e tamanhos)

Pela vantagem de imprimir em vários substratos, o processo de impressão em offset é fantástico. Afinal, você comercializa diversos tipos de impressos para o seu cliente e assim tem um leque de possibilidades enorme. Inclusive, você pode imprimir em tamanhos diferentes. O que é ótimo!

Quais os outros tipos de impressão além do offset?

Além de conhecer qual é o processo de impressão mais utilizado, também é relevante saber quais são os outros principais tipos utilizados em uma gráfica. 

Dessa maneira, você poderá selecionar as oportunidades mais interessantes para a sua empresa de comunicação visual, visando oferecer o que há de melhor para os seus clientes.

Confira na lista abaixo mais detalhes sobre isso:

1. Impressão digital

A impressão digital, como o próprio nome nos dá a entender, trata-se de uma tecnologia que utiliza impressoras capazes de fazer cópias diretamente a partir de arquivos digitais. Nesse caso, não existe a necessidade de preparar placas de impressão.

Normalmente, esse tipo de impressora é utilizado para pequenas tiragens, uma vez que ela pode não ser tão ágil quanto uma impressora offset, por exemplo. Além disso, ela é conhecida pela facilidade na hora de serem feitas personalizações e produções mais práticas e pontuais, já que não precisa de todo um preparo antes das impressões serem feitas.

2. Flexografia

A flexografia, por sua vez, é um método de impressão rotativa, que utiliza cilindros flexíveis com o propósito de transferir a tinta para o material de impressão.

Trata-se de uma opção comumente utilizada em embalagens mais flexíveis, como em rótulos, sacolas de plástico e papelão ondulado.

Por isso, é amplamente utilizada por empresas de comunicação visual.

Veja também: Máquina de impressão digital: Como escolher e modelos

3. Impressão jato de tinta

De certa forma, as impressoras jato de tinta são bem parecidas com as impressoras digitais, e podem ser consideradas, praticamente, a mesma coisa.

Nesse caso, a impressão acontece a partir do disparo de pequenas gotas de tinta diretamente na superfície do material em questão.

Normalmente, é o tipo de impressora que encontramos em escritório e que pode ser usada em casa, de forma não tão recorrente e para tiragens menores.

Entretanto, também existem opções maiores, inclusive para impressões industriais de grande porte.

4. Impressão de transferência térmica

Como o próprio nome nos sugere, a impressora de transferência térmica utiliza calor para transferir a tinta de uma fita para o material de impressão.

Normalmente, pode ser usada para imprimir etiquetas e até mesmo recibos. 

5. Impressão com corte a laser

Por fim, quando pensamos em qual é o processo de impressão mais utilizado, também podemos considerar a impressora com corte a laser como uma alternativa utilizada de forma recorrente pelas indústrias.

Isso porque esse tipo de impressora utiliza feixes de laser para remover pequenas camadas de material, ou cortar algo completamente, com o intuito de desenvolver imagens ou textos.

Pode ser usada para gravar em metais, plásticos, vidros e madeira. Costuma estar relacionada com o mercado de personalização de itens, como quadros, por exemplo.

Offset + sistema de gestão = excelente lucratividade!

Com um sistema de impressão eficiente como é o offset e com um sistema de gestão personalizado para a sua gráfica, a lucratividade da empresa vai aumentar. Afinal, você terá sistemas e processos estabilizados e lucrativos rodando a favor do seu negócio – independente do formato dele.

Conheça o sistema da Calcme para pequenas e médias gráficas e veja como você poderá extrair ainda mais lucratividade do seu negócio. Clique aqui para testar grátis.