O que é flexografia? Entenda!

Entender o que é flexografia nem sempre é fácil para quem é leigo. Afinal de contas, trata-se de um assunto um pouco complexo pois é um pouco técnico. Mas não é difícil e, hoje, a Calcme vai te ajudar a entender tudo sobre o tema.

Continue lendo e saiba mais sobre flexografia!

Entendendo o que é flexografia

Flexografia nada mais é do que um processo gráfico que envolve um cilindro, uma borracha de carimbo e o substrato. De maneira geral, a flexografia é como se fosse uma espécie de impressão via carimbo. O substrato é carimbado de acordo com a rolagem do cilindro.

Esse tipo de impressão usa uma cola que seca muito rápido no substrato. Por isso, é um dos processos de impressão mais interessantes e populares do mundo. Pode-se fazer vários tipos de impressos nesse tipo de impressão.

Os níveis de leitura e resolução do processo gráfico em flexografia são muito altos. Afinal, o processo de impressão colabora para isso.

acesse o software para gráfica onde estiver

Para que serve a flexografia?

Agora que você já entendeu o que é flexografia, talvez queira entender também para que serve esse tipo de impressão, certo? De maneira geral, a flexografia serve justamente para impressos que precisam de alta resolução.

Um material que tem sua produção feita quase que especificamente com flexografia, são os rótulos. A impressão de altíssima qualidade e altas tiragens rápidas é ideal para esse tipo de produto.

No entanto, a flexografia também pode fazer um montão de outros materiais, como: plásticos, embalagens em geral, etc. Entenda mais a seguir!

O que se imprime em flexografia?

Pode-se imprimir várias coisas com flexografia, mas principalmente aqueles materiais que precisam de uma resolução maior, como as embalagens. Assim sendo, se pode imprimir praticamente qualquer coisa em flexografia, desde que o substrato seja adequado.

Plástico, papel, folha de alumínio, cartão e papelão ondulado são alguns dos tipos de substratos que a flexografia aceita. Por isso, se você está pensando em abrir uma gráfica, saiba que esse tipo de impressão é muito requisitada e vale a pena para vários tipos de projetos.

Como é o processo de flexografia?

O processo de flexografia é muito simples. Basicamente, o que acontece é um processo de carimbo. Isto é, a superfície da borracha recebe tinta e essa tinta é transferida para o substrato. Isso, em alta velocidade e com altas tiragens, se transforma em um processo gráfico de altíssimo nível de acabamento e finalização.

Quais as vantagens da flexografia?

As vantagens da flexografia são inúmeras. É rápido, se pode imprimir em altas tiragens, ideal para produtos de alta demanda (como as embalagens), aceita vários tipos de substratos e tem um mercado muito abrangente.

Além disso, a flexografia é ideal para quem deseja otimizar custos e otimizar linhas de produção, já que se pode ajustar as máquinas para imprimir mais coisas ao mesmo tempo, desde que haja um planejamento para isso.

A flexografia é um dos processos mais importantes da indústria gráfica e você pode encontrá-la em muitas empresas, principalmente, de grande porte.

Muito interessante, não é mesmo?