Qual diferença gráfica rápida e offset?

Entender qual a diferença de gráfica rápida e offset é indispensável para compreender em quais situações cada tipo de gráfica pode ser usada.

Neste artigo da Calcme – Sistema para Gráficas Offset -, vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Não deixe de conferir e tirar as suas dúvidas!

O que é gráfica rápida?

De maneira geral, podemos dizer que uma gráfica rápida nada mais é do que uma empresa de impressão que oferece serviços de impressão de curto prazo para materiais diversos, que podem ser panfletos, cartões de visita, folhetos, entre outros.

Normalmente, utilizam-se tecnologias de impressão digital nesse tipo de gráfica, uma vez que esses dispositivos permitem que o serviço seja mais personalizado e rápido, ideal para quem precisa fazer uma quantidade menor de impressões, como ocorre quando é necessário personalizar a papelaria de uma pequena empresa.

As principais impressoras usadas em uma gráfica rápida são as à laser ou jato de tinta, que são capazes de produzir pequenas quantidades de materiais impressos em um curto espaço de tempo, muitas vezes em questão de horas.

Por se tratar de uma impressão de pequenas tiragens, normalmente a gráfica rápida imprime diretamente para o consumidor final.

Confira também: Gráfica rápida serviços: O que oferecer na minha gráfica? Entenda!

O que é gráfica offset?

Já uma gráfica offset, por outro lado, é um tipo de empresa que tem como propósito fazer impressões no modelo offset, que consiste em uma impressão indireta.

Nesse tipo de impressão, a tinta é transferida de uma chapa metálica para um cilindro intermediário (cilindro de borracha) e, finalmente, para o material de impressão, que normalmente é de papel. 

Trata-se de uma alternativa para a produção de impressões em grandes volumes, como as produções em massa, como é o caso de livros, por exemplo. Porém, a impressão offset não se limita aos livros de editoras, e pode perpassar outras possibilidades, como revistas, jornais, catálogos diversos, entre outros.

Garante um acabamento bem interessante e de alta qualidade, sendo a opção perfeita para quem quer grandes tiragens.

Pode ser um mercado bem promissor para se trabalhar, uma vez que, de maneira geral, atenderá mais empresas do que o consumidor final.

Leia também: O que é processos gráficos offset, rotogravura e flexografia?

Qual diferença gráfica rápida e offset?

Agora que você já tem uma visão geral das duas opções, chegou o momento de entender, mais a fundo, qual diferença gráfica rápida e offset

Para te ajudar nessa compreensão e te auxiliar na hroa de iniciar o seu negócio nesse ramo, fazendo a escolha mais assertiva para a sua região, preparamos um quadro comparativo. Veja só:


Gráfica RápidaGráfica offset
Método de impressãoDigital (impressoras a laser ou jato de tinta)Offset (impressão indireta com chapas metálicas)
Tempo de produçãoRápido, muitas vezes em horasMais demorado, especialmente para grandes tiragens
Quantidade de impressãoPequenas quantidades e curtos prazosIdeal para grandes volumes e produção em massa
Qualidade de impressãoBoa qualidade, mas algumas limitações em comparação com offsetAlta qualidade e precisão de cores
CustosGeralmente mais acessíveis para pequenas quantidadesCustos competitivos para grandes tiragens
FlexibilidadeFlexível para mudanças de última hora e projetos de curto prazoMenos flexível devido ao processo de preparação
Aplicações comunsPanfletos, cartões de visita, banners, folhetosRevistas, jornais, catálogos, materiais de alta qualidade

Viu só como existem diferenças importantes? Esperamos que este conteúdo possa te ajudar na sua escolha da melhor opção de mercado! Bons negócios!