Quer aprender a como enviar cobrança pelo WhatsApp da melhor forma possível, garantindo assim a saúde financeira do seu negócio?
Ou ainda, deseja enviar pelo WhatsApp para facilitar inclusive para os seus clientes? Então não deixe de conferir este guia que preparamos especialmente para você!
Neste texto da Calcme, vamos te ajudar a fazer a cobrança da melhor forma possível. Os clientes da sua marcenaria ou gráfica vão ter muito mais praticidade depois disso!
Continue lendo.
Como enviar cobrança pelo WhatsApp?
Existem alguns passos que você pode considerar na hora de enviar cobrança pelo WhatsApp. Esses passos ajudam a garantir que a sua comunicação seja assertiva e respeitosa – valores indispensáveis na hora de cobrar um cliente.
Logo abaixo, descrevemos quais são esses aspectos para que você possa começar a implementar esses processos em sua rotina. Acompanhe.
Defina as informações que precisam estar na mensagem
Antes de enviar uma cobrança pelo WhatsApp, é muito importante que você saiba exatamente quais informações devem estar na mensagem. Assim você evita confusão e agiliza o pagamento.
Mas, o que colocar? Bem, no mínimo, a mensagem deve conter o nome do cliente, o valor devido, a data de vencimento e a descrição do serviço ou produto relacionado.
É muito importante estar atento a esses aspectos! Afinal, deixar tudo claro evita dúvidas e diminui a chance de o cliente ignorar a cobrança.
Veja também: Pode cobrar taxa da maquininha do cliente no débito?
Escreva um texto profissional e inclua o link de pagamento
A forma como a cobrança é escrita faz diferença na resposta do cliente. Afinal, um texto objetivo, educado e sem exageros transparece muito mais profissionalismo e mostra que você está apenas cumprindo uma parte do processo comercial.
Sendo assim, evite mensagens longas demais, palavras que possam parecer grosseiras ou cobranças que possam parecer até uma “ameaça”.
Uma frase como “Olá, tudo bem? Só passando para lembrar que o pagamento referente ao serviço X, no valor de R$ XX, está agendado para vencimento em XX/XX. Segue o link para facilitar o pagamento.” é mais do que suficiente.
E lembre-se: sempre que possível, coloque o link direto para o pagamento ou os dados completos para PIX ou boleto.
Inclusive, se for boleto, envie em formato PDF com o valor já preenchido. Se for link, prefira opções que levem para uma tela de pagamento, na qual o cliente possa escolher entre cartão, PIX ou boleto.
Escolha o melhor horário para enviar a cobrança
Por fim, não se esqueça de escolher um bom horário para enviar a cobrança pelo WhatsApp, evitando fins de semana, feriados e fora do horário comercial.
Primeiro, porque o cliente pode ignorar a mensagem e esquecer depois. Segundo, porque isso pode transmitir pouco profissionalismo. E terceiro, porque o cliente pode se sentir desrespeitado.
Por isso, escolha bem a data de envio!
- Importante: cuidado com o envio de múltiplas cobranças para um mesmo cliente, ok? Apesar de a cobrança poder ser repetida mais adiante, isso não quer dizer que ela deva ser enviada duas ou mais vezes em um mesmo dia, por exemplo.
Leia mais: Sistema de gestão financeira: Como escolher?
Que tal automatizar o envio de cobrança?
Quer ir além nesse processo de enviar cobrança pelo WhatsApp? Com a Calcpay, você pode programar as cobranças, cadastrar seus clientes e deixar o sistema responsável por enviar os links de pagamento direto no WhatsApp e no e-mail.
Assim você economiza tempo, reduz esquecimentos e profissionaliza o processo!
E sabe o que mais? Além de aceitar pagamentos via PIX, boleto e cartão de crédito, a Calcpay ainda atualiza o status de cada cobrança em tempo real e oferece relatórios financeiros completos.
Tudo para garantir a sua comodidade no dia a dia. Conheça nosso sistema de pagamento!