Está difícil organizar um funil de vendas WhatsApp? Não sabe nem por onde começar? Saiba que é bem mais fácil do que você sempre imaginou.
Mas, para ter um bom resultado é importante utilizar uma plataforma de funil que possibilite a você as ferramentas necessárias para organizar os seus contatos.
Neste guia da Calcme, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto. Acompanhe para saber mais!
Como organizar um funil de vendas WhatsApp?
Um funil de vendas WhatsApp para gráficas e marcenarias precisa ser organizado da forma certa para potencializar o faturamento do seu negócio. Mas o que considerar? Alguns fatores importantes devem ser levados em conta, como vemos a seguir:
Faça a captura dos leads
Antes de qualquer coisa, é importante que você faça uma boa captação dos leads. Se você quer fazer um funil no WhatsApp, é imprescindível que as suas iscas digitais solicitem um telefone válido do seu potencial cliente.
Você pode desenvolver ebooks, fazer formulários, convidar para baixar algum material específico, e assim por diante. O importante é que o lead só receba o “benefício” pelo WhatsApp, para usar um número de verdade.
Classifique os leads
Assim que os leads chegam à sua base de atendimento, é importante que você classifique de acordo com a chegada deles.
Algum lead chegou para comprar algo? Outro quis baixar um ebook gratuito? Há quem apenas queria um orçamento sem compromisso? Classificar cada uma dessas conversas faz toda a diferença.
Mas como classificar? Utilize uma ferramenta de gestão para o WhatsApp, como o Chatme para marcenarias e gráficas, e coloque tags na classificação dos seus clientes.
Veja mais: Dicas para um bom atendimento ao cliente na sua marcenaria
Nutra de acordo com a classificação
De acordo com a classificação que cada um receber, você deverá nutrir o relacionamento com conteúdos relevantes e adequados à etapa de venda de cada um.
Se um cliente nunca solicitou comprar algo, tente nutrir a conversa para que ele tenha mais interesse nos seus produtos. Se for um cliente que já pediu orçamento, foque mais no próximo passo que vamos apresentar.
Foque em fechar a venda
Quando o lead se torna mais “quente”, como no exemplo que demos acima, é importante que a comunicação no funil de vendas WhatsApp seja baseada e focada em fechar a venda.
Você pode usar gatilhos de escassez e identificação, trazer bônus exclusivo e cupons de desconto, e assim por diante. Tudo isso pode te ajudar a converter o cliente.
Trabalhe o pós-venda
Após a venda, lembre-se de que o seu funil não chegou ao fim, e que ainda é necessário trabalhar o pós-venda. Assim, você conseguirá mostrar que a sua empresa realmente se preocupa com o cliente, e até mesmo conduzi-lo para mais uma compra no futuro. Pense nisso!
Leia também: Como automatizar atendimento no WhatsApp da sua gráfica?
Como manter o funil de vendas WhatsApp ativo?
Manter ativo o funil de vendas WhatsApp pode parecer desafiador, mas com as estratégias certas isso é possível.
De maneira geral, um ponto que você deve ter em mente é que, para garantir que os clientes permaneçam ativos, é necessário um contato frequente e personalizado, que ofereça valor e crie um relacionamento de qualidade.
Primeiramente, o envio de conteúdos relevantes é muito importante. Por exemplo, para um cliente de marcenaria, é possível enviar dicas sobre como escolher o acabamento ideal para móveis ou ideias de decoração.
Para um cliente de gráfica, enviar informações sobre as opções de papel ou tipos de impressão pode gerar valor e manter o interesse.
Além disso, é importante ser ágil na comunicação. O WhatsApp é uma plataforma na qual os usuários esperam respostas rápidas. Se o cliente enviar uma dúvida ou um pedido de orçamento, responder rapidamente é essencial para não perder o momento de engajamento.
Outro ponto importante é o uso de recursos multimídia. Enviar imagens de projetos realizados, vídeos mostrando o processo ou até áudios explicativos pode ser uma forma de manter a atenção do cliente e facilitar a tomada de decisão.
Por fim, o follow-up é uma etapa que não pode faltar em um funil de vendas WhatsApp. Após um primeiro contato, é importante continuar a interação, oferecendo mais informações, para que o cliente se sinta acompanhado até a decisão de compra.
Erros que devem ser evitados no funil de vendas WhatsApp
Além de saber como manter ativo um funil de vendas WhatsApp, também é importante que você evite alguns erros que muitas pessoas ainda cometem.
A seguir, descrevemos quais são eles para que você possa conferir:
- Demora nas respostas: A falta de rapidez nas respostas pode desmotivar o cliente e fazer com que ele busque outras opções. É claro que a resposta não precisa ser imediata, mas muitas horas de espera pode ser bem frustrante.
- Mensagens genéricas e impessoais: A comunicação sem personalização não cria vínculo com o cliente e pode ser vista como pouco profissional.
- Falta de segmentação: Não segmentar sua base de clientes e enviar mensagens irrelevantes diminui a efetividade do funil. Seja organizado nesse sentido.
- Não fazer follow-ups estratégicos: Deixar de acompanhar o cliente após o primeiro contato pode resultar na perda de oportunidades de conversão.
- Não utilizar recursos multimídia da melhor maneira: A comunicação sem fotos, vídeos ou áudios pode tornar o processo de venda menos envolvente, dificultando a decisão do cliente.
Evitar esses erros ajuda a garantir que o funil de vendas WhatsApp funcione de maneira eficiente, mantendo o cliente interessado e aumentando as chances de conversão.
Aposte em nossas dicas e bons negócios!
Veja mais: Como enviar cobrança pelo WhatsApp?
Organize o WhatsApp da sua marcenaria ou gráfica com o Chatme!
Viu só como fazer um funil de vendas WhatsApp nem é tão difícil? O importante é ter a ferramenta certa para isso, como o Chatme, integrado à Calcme e feito especialmente para gráficas e marcenarias.
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