Como organizar um funil de vendas WhatsApp?

Como organizar um funil de vendas WhatsApp?

Como organizar um funil de vendas WhatsApp?

Está difícil organizar um funil de vendas WhatsApp? Não sabe nem por onde começar? Saiba que é bem mais fácil do que você sempre imaginou. 

Mas, para ter um bom resultado é importante utilizar uma plataforma de funil que possibilite a você as ferramentas necessárias para organizar  os seus contatos.

Neste guia da Calcme, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto. Acompanhe para saber mais!

Como organizar um funil de vendas WhatsApp?

Um funil de vendas WhatsApp para gráficas e marcenarias precisa ser organizado da forma certa para potencializar o faturamento do seu negócio. Mas o que considerar? Alguns fatores importantes devem ser levados em conta, como vemos a seguir:

Faça a captura dos leads

Antes de qualquer coisa, é importante que você faça uma boa captação dos leads. Se você quer fazer um funil no WhatsApp, é imprescindível que as suas iscas digitais solicitem um telefone válido do seu potencial cliente.

Você pode desenvolver ebooks, fazer formulários, convidar para baixar algum material específico, e assim por diante. O importante é que o lead só receba o “benefício” pelo WhatsApp, para usar um número de verdade.

Classifique os leads

Assim que os leads chegam à sua base de atendimento, é importante que você classifique de acordo com a chegada deles.

Algum lead chegou para comprar algo? Outro quis baixar um ebook gratuito? Há quem apenas queria um orçamento sem compromisso? Classificar cada uma dessas conversas faz toda a diferença.

Mas como classificar? Utilize uma ferramenta de gestão para o WhatsApp, como o Chatme para marcenarias e gráficas, e coloque tags na classificação dos seus clientes.

Veja mais: Dicas para um bom atendimento ao cliente na sua marcenaria

Nutra de acordo com a classificação

De acordo com a classificação que cada um receber, você deverá nutrir o relacionamento com conteúdos relevantes e adequados à etapa de venda de cada um.

Se um cliente nunca solicitou comprar algo, tente nutrir a conversa para que ele tenha mais interesse nos seus produtos. Se for um cliente que já pediu orçamento, foque mais no próximo passo que vamos apresentar.

Foque em fechar a venda

Quando o lead se torna mais “quente”, como no exemplo que demos acima, é importante que a comunicação no funil de vendas WhatsApp seja baseada e focada em fechar a venda.

Você pode usar gatilhos de escassez e identificação, trazer bônus exclusivo e cupons de desconto, e assim por diante. Tudo isso pode te ajudar a converter o cliente.

Trabalhe o pós-venda

Após a venda, lembre-se de que o seu funil não chegou ao fim, e que ainda é necessário trabalhar o pós-venda. Assim, você conseguirá mostrar que a sua empresa realmente se preocupa com o cliente, e até mesmo conduzi-lo para mais uma compra no futuro. Pense nisso!

Leia também: Como automatizar atendimento no WhatsApp da sua gráfica?

Como manter o funil de vendas WhatsApp ativo?

Manter ativo o funil de vendas WhatsApp pode parecer desafiador, mas com as estratégias certas isso é possível. 

De maneira geral, um ponto que você deve ter em mente é que, para garantir que os clientes permaneçam ativos, é necessário um contato frequente e personalizado, que ofereça valor e crie um relacionamento de qualidade.

Primeiramente, o envio de conteúdos relevantes é muito importante. Por exemplo, para um cliente de marcenaria, é possível enviar dicas sobre como escolher o acabamento ideal para móveis ou ideias de decoração. 

Para um cliente de gráfica, enviar informações sobre as opções de papel ou tipos de impressão pode gerar valor e manter o interesse. 

Além disso, é importante ser ágil na comunicação. O WhatsApp é uma plataforma na qual os usuários esperam respostas rápidas. Se o cliente enviar uma dúvida ou um pedido de orçamento, responder rapidamente é essencial para não perder o momento de engajamento. 

Outro ponto importante é o uso de recursos multimídia. Enviar imagens de projetos realizados, vídeos mostrando o processo ou até áudios explicativos pode ser uma forma de manter a atenção do cliente e facilitar a tomada de decisão.

Por fim, o follow-up é uma etapa que não pode faltar em um funil de vendas WhatsApp. Após um primeiro contato, é importante continuar a interação, oferecendo mais informações, para que o cliente se sinta acompanhado até a decisão de compra.

Erros que devem ser evitados no funil de vendas WhatsApp

Além de saber como manter ativo um funil de vendas WhatsApp, também é importante que você evite alguns erros que muitas pessoas ainda cometem.

A seguir, descrevemos quais são eles para que você possa conferir:

  • Demora nas respostas: A falta de rapidez nas respostas pode desmotivar o cliente e fazer com que ele busque outras opções. É claro que a resposta não precisa ser imediata, mas muitas horas de espera pode ser bem frustrante.
  • Mensagens genéricas e impessoais: A comunicação sem personalização não cria vínculo com o cliente e pode ser vista como pouco profissional.
  • Falta de segmentação: Não segmentar sua base de clientes e enviar mensagens irrelevantes diminui a efetividade do funil. Seja organizado nesse sentido.
  • Não fazer follow-ups estratégicos: Deixar de acompanhar o cliente após o primeiro contato pode resultar na perda de oportunidades de conversão.
  • Não utilizar recursos multimídia da melhor maneira: A comunicação sem fotos, vídeos ou áudios pode tornar o processo de venda menos envolvente, dificultando a decisão do cliente.

Evitar esses erros ajuda a garantir que o funil de vendas WhatsApp funcione de maneira eficiente, mantendo o cliente interessado e aumentando as chances de conversão.

Aposte em nossas dicas e bons negócios!

Veja mais: Como enviar cobrança pelo WhatsApp?

Organize o WhatsApp da sua marcenaria ou gráfica com o Chatme!

Viu só como fazer um funil de vendas WhatsApp nem é tão difícil? O importante é ter a ferramenta certa para isso, como o Chatme, integrado à Calcme e feito especialmente para gráficas e marcenarias.

Potencialize as suas vendas com um sistema para WhatsApp pensado para o seu negócio! Faça já o seu teste grátis.

Foto de Nyllson Oliveira

Escrito por

Nyllson Oliveira

Especialista em gestão de gráficas, com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atua há anos no desenvolvimento de soluções para otimizar a gestão e o crescimento de pequenas e médias gráficas.

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