Escolher um bom CRM para vendas por WhatsApp pode fazer toda a diferença na hora de melhorar o atendimento ao cliente e expandir o seu negócio.
Afinal, a maneira como organizamos o contato com o cliente pode nos possibilitar crescimento e, também, aumentar a satisfação daqueles que entram em contato com a nossa empresa.
Pensando nisso, preparamos este guia com dicas que podem te ajudar nessa escolha. Acompanhe!
CRM para vendas por WhatsApp: Qual escolher?
O CRM para vendas por WhatsApp precisa ser intuitivo, fácil de usar e compatível com as necessidades da sua empresa.
Pois pare e pense: se você tiver uma escola, certamente precisará de um CRM diferente daquele usado em uma borracharia, concorda?
Por isso, é importante avaliar as opções do mercado profundamente para obter a melhor alternativa possível.
A seguir, apresentamos algumas dicas que podem te ajudar na sua decisão:
Avalie as funcionalidades do CRM
Verifique se a plataforma oferece recursos essenciais, como automação de mensagens, criação de funis de vendas, além de relatórios de desempenho.
Assim, você consegue analisar se determinado tipo de CRM é realmente compatível com o que você precisa no dia a dia de trabalho.
Afinal, os recursos certos podem ajudar a organizar a comunicação, otimizar o tempo dos colaboradores e, claro, aumentar a satisfação dos clientes.
Veja mais: Dicas para um bom atendimento ao cliente na sua marcenaria
Considere a facilidade de uso e adoção
A facilidade de uso é um fator muito importante que deve ser considerado na adoção de um CRM.
Sendo assim, lembre-se de que uma interface intuitiva, com uma curva de aprendizado baixa, facilita a adaptação da equipe de vendas e permite que eles comecem a usar o sistema da melhor maneira o quanto antes.
Afinal de contas, se o CRM for complexo e exigir muito tempo para aprender, pode causar resistência na equipe e, eventualmente, prejudicar os resultados.
Verifique se atende às demandas da sua empresa
Cada empresa pode ter as suas próprias necessidades quando o assunto é um bom CRM. Por isso, antes de escolher a melhor opção, faça uma análise das demandas de sua equipe de vendas, como o número de leads gerenciados, as integrações necessárias e o volume de interações diárias no WhatsApp.
Por exemplo, aqui na Calcme, contamos com o Chatme integrado à plataforma de gestão, desenvolvido para marcenarias e gráficas.
Por ser especializado nesses segmentos, oferece muito mais vantagens para ambas as empresas, e é isso que você deve buscar na sua pesquisa de melhor alternativa.
Faça um teste grátis para avaliar a possibilidade
Utilize esse período para testar todas as funcionalidades que são mais importantes para sua operação, como o envio de mensagens automáticas, a segmentação de leads e a criação de relatórios.
Envolva sua equipe de vendas no teste, peça feedback e verifique se eles conseguem usar o CRM da melhor forma.
Aqui na Calcme você pode fazer o teste grátis e assim concluir se o Chatme é uma boa opção para a sua empresa ou não.
Leia mais: Como finalizar um atendimento ao cliente pelo WhatsApp?
Conheça o Chatme integrado à Calcme para marcenarias e gráficas!
Agora que você sabe como escolher um bom CRM para vendas por WhatsApp, chegou a hora de dar esse passo importante no seu negócio!
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Como organizar o CRM WhatsApp?
Além de saber escolher a melhor ferramenta de CRM WhatsApp para a sua gráfica ou marcenaria, outro ponto importante também deve ser considerado: a organização desse CRM.
Afinal, como isso pode ser feito da melhor forma? Como garantir um bom resultado?
A seguir, reunimos algumas dicas que podem te ajudar com esse propósito. Continue lendo.
Defina os objetivos do CRM
O primeiro passo para estruturar um CRM WhatsApp é definir os objetivos que você deseja alcançar.
Dito de outra forma, é importante entender quais metas a empresa deseja alcançar com o uso da ferramenta.
Por exemplo, você pode estipular que quer melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as conversões, reduzir o tempo de resposta ou facilitar a gestão do funil de vendas.
Ter esses objetivos claros permite organizar as informações de maneira mais eficiente e garantir que o CRM funcione de forma alinhada com o que se busca no seu dia a dia.
Categorize e segmente os contatos
Categorizar corretamente os contatos também é outro pilar indispensável nesse processo.
Assim, é possível oferecer um atendimento muito mais personalizado e que consequentemente oferece o que há de melhor ao seu cliente.
Para isso, é essencial segmentar os números salvos com base em critérios que sejam interessantes para o negócio.
Você pode classificar sua base em clientes ativos, clientes em potencial, fornecedores e parceiros.
Além disso, dentro de cada grupo, é possível utilizar etiquetas ou listas de transmissão para diferenciar clientes por interesse, estágio do funil de vendas ou histórico de compras.
Padronize mensagens e automações
A padronização de mensagens e as automações também devem ser bem configuradas no seu CRM para vendas por WhatsApp.
Para isso, considere criar templates para perguntas frequentes, confirmações de pedidos, avisos de atendimento e respostas iniciais, a fim de ajudar a reduzir o tempo de resposta e manter um tom de comunicação mais equilibrado – sem grandes variações.
Aqui, a ideia não é deixar tudo robotizado, mas, sim, garantir que os clientes não sintam incoerência na sua comunicação.
Veja mais: Dicas de como automatizar atendimento pelo WhatsApp
Registre interações e histórico de conversas
O acompanhamento das interações entre a empresa e o cliente é um dos principais benefícios do CRM WhatsApp.
Manter um histórico com todos os detalhes das conversas permite entender melhor as necessidades do cliente e personalizar o atendimento.
Anote informações sobre o contato, garanta que ele tenha tags e outras marcações que te ajudem a ter uma clareza maior das características dele.
Dessa maneira, será muito mais fácil oferecer um atendimento que seja bastante personalizado.
Agora é hora de iniciar a configuração do seu CRM WhatsApp. Para isso, conte com a Calcme e deixe o seu atendimento ainda mais qualificado e de qualidade!
Estamos à disposição para te ajudar.