A marcenaria em casa tem sido uma alternativa cada vez mais procurada por quem quer empreender com baixo investimento, produzir sob demanda ou apenas transformar um hobby em renda extra.
No entanto, a gente sabe que a ideia de montar uma marcenaria no quintal, na garagem ou até em um cômodo livre pode parecer difícil, mas saiba que é possível!
Com as ferramentas certas, organização e planejamento, é viável montar um pequeno negócio funcional sem sair de casa.
Acompanhe este guia da Calcme – sistema para marcenarias – para saber mais sobre o assunto!
Marcenaria em casa vale a pena? Veja os prós e contras
Ter uma marcenaria pequena e em casa pode parecer algo improvisado, não é mesmo?
Mas a verdade é que muita gente tem transformado espaços simples em verdadeiros ateliês produtivos.
Seja para começar um negócio do zero, atender clientes com peças sob medida ou até praticar como hobby lucrativo, essa alternativa tem ganhado espaço.
Mas você conhece tudo o que está em volta dessa empreitada?
Vale ressaltar que é importante conhecer os dois lados da moeda antes de investir tempo e dinheiro.
A seguir, veja os prós e contras da marcenaria em casa que preparamos para você e entenda se esse caminho faz sentido pra você.
Prós da marcenaria em casa
- Baixo custo inicial: Ao utilizar o espaço da própria casa, você economiza com aluguel, deslocamento e infraestrutura. Com isso, é possível direcionar os investimentos para ferramentas e matéria-prima.
- Flexibilidade de horário: Trabalhar em casa permite criar sua própria rotina, o que é ótimo para quem quer conciliar a marcenaria com outras atividades. Isso é uma boa, não é?
- Produção personalizada: Esse tipo de marcenaria normalmente é voltada para produções sob encomenda, o que permite criar peças únicas e atender nichos específicos.
- Menor risco: Começar pequeno dá mais segurança para testar o modelo de negócio, entender a demanda e fazer ajustes com mais calma, sem comprometer grandes valores.
Veja mais: Lista de ideias de nomes marcenaria
Contras da marcenaria em casa
- Espaço limitado: Um dos maiores desafios da marcenaria em casa é a restrição de área para produção, armazenamento de matéria-prima e movimentação das ferramentas.
- Barulho e sujeira: Trabalhar com madeira dentro de casa exige atenção redobrada com ruídos e resíduos, o que pode incomodar moradores ou vizinhos.
- Falta de separação entre vida pessoal e trabalho: É comum que a marcenaria em casa “invada” outros espaços e horários, dificultando a concentração e o descanso.
- Limitação para crescer: A depender da estrutura, pode chegar um momento em que sua produção atinja o limite máximo e seja preciso buscar um local maior para continuar evoluindo.
Leia mais: Como emitir nota fiscal de marcenaria?
Vai começar sua marcenaria em casa? Conte com a Calcme!
Se você está decidido a investir em marcenaria em casa, saiba que organização é a chave para o sucesso.
E é aí que a Calcme pode te ajudar!
A plataforma é especializada em gestão para marcenarias, com foco em quem precisa controlar orçamentos, pedidos, materiais e prazos de entrega com facilidade, mesmo sem experiência em gestão.
Ideal para pequenos empreendedores, a Calcme centraliza tudo em um único sistema online. Que tal conhecer?
Dá para acompanhar sua produção, fazer precificação correta, emitir relatórios e evitar erros que podem comprometer seus lucros.
Para quem está começando com a marcenaria em casa, é uma forma prática de manter o negócio no controle desde o primeiro dia.
Fala com a gente para saber mais sobre a Calcme e como podemos te ajudar!
