O que fazer para melhorar a produção da marcenaria?

Melhorar a produção da marcenaria é um dos objetivos de quem está buscando o crescimento do negócio. No entanto, nem sempre é fácil conseguir esse objetivo, já que aumentar a produção da marcenaria requer uma série de recursos e habilidades relacionadas à gestão, organização e, principalmente, captação de clientes certos.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Continue lendo e saiba mais sobre o que fazer para melhorar a produção da marcenaria!

Você sabe o que fazer para melhorar a produção da marcenaria?

Para melhorar a produção da marcenaria é preciso se organizar, acima de tudo. Afinal, muitas vezes a produção fica comprometida justamente pelo fato de faltar algum tipo de pilar decisivo na hora de colocar as atividades em prática. Com por exemplo, coordenação ou liderança técnica.

Veja algumas dicas de como melhorar a produção da marcenaria:

  • Layout do sistema de produção.
  • Organização ferramental.
  • Sistema de estoque e gestão.
  • Cultura de organização e comunicação.

Continue lendo.

Layout do sistema de produção

Uma das coisas mais importantes para aumentar a produtividade da marcenaria é melhorar o sistema de produção. Isto é, como o sistema de produção, hoje, é organizado para render nas atividades.

Muitas vezes uma máquina fora do lugar é motivo suficiente para reduzir, e muito, a sua produtividade na marcenaria. Por isso, é preciso organizar e estruturar um layout de produção adequado para o tipo de produto que você faz.

Uma dica, é: faça testes. Entenda que o layout faz diferença e teste diferentes modelos de organização, para que as máquinas estejam posicionadas em locais que facilitem a locomoção.

Organização ferramental

Outro fator decisivo para garantir que você melhore a produção da marcenaria é organizar as ferramentas. Essa dica é muito semelhante à dica anterior, de maneira que você possa ter um espaço de trabalho muito mais otimizado, prático e funcional para todos os que precisam utilizar os equipamentos.

As ferramentas precisam estar em uma altura adequada, em um local adequado e devem sempre ser guardadas no lugar correto. Estimule esse tipo de cultura para garantir que a produtividade esteja em dia!

Sistema de estoque e gestão

Você já parou para pensar que, sem um sistema de estoque e gestão, as coisas podem ficar complexas em um curto período de tempo? Pois é! Essa é uma verdadeira complexidade que não se pode prever quando as coisas ainda estão “engatinhando”.

Por isso, conte com a Calcme para te ajudar com essa parte. Com o nosso sistema de gestão, você poderá delegar todas as funções burocráticas para o sistema e focar exclusivamente em atividades da marcenaria, como a captação de clientes ou aquisição e ampliação do maquinário.

Cultura de organização e comunicação

E por fim, estabeleça uma cultura de organização e comunicação na sua marcenaria. Estimule os colaboradores a conversarem sobre os trabalhos e seguirem um sistema de organização. Ao criar uma boa cultura de trabalho na sua marcenaria, dificilmente a sua produtividade vai cair. E se cair, você pode encontrar rapidamente o motivo para consertá-lo.