Como organizar uma marcenaria pequena? Entenda!

Para organizar uma marcenaria pequena você precisa considerar alguns aspectos relacionados a processos e otimização. Afinal de contas, queremos que a produção seja o foco das atividades, não é mesmo? Por isso, organizar a marcenaria do jeito certo é o que poderá deixar a produção ainda mais otimizada e segura.

A Calcme vai te ajudar a entender mais sobre o tema. Continue lendo.

acesse o software para gráfica onde estiver

Veja dicas e ideias de como organizar uma marcenaria pequena

Para organizar uma marcenaria pequena você precisa considerar alguns fatores, como esses aqui:

  • Agrupe ferramentas e máquinas de maneira correta.
  • Use painéis verticais para organização.
  • Sempre coloque as coisas no seu devido lugar.
  • Tenha um sistema de gestão para administração.

A seguir, entenda mais sobre cada item e mãos à obra!

Agrupe ferramentas e máquinas de maneira correta

Antes de mais nada é preciso entender que, se você quer um processo produtivo limpo e organizado na sua marcenaria, é preciso pensar a partir da disposição das máquinas. Isto é, o esquema de organização das máquinas é o que vai fazer toda a diferença para o projeto ser produtivo.

Por isso, separe as máquinas de acordo com cada uso e sequência de utilização. Por exemplo, se a máquina X precisa ser usada exatamente após a máquina Y, mantenha elas próximas para que tudo fique concentrado no mesmo ambiente.

Isso vai te ajudar muito a manter um processo produtivo organizado e concentrado, sem precisar andar muito dentro da marcenaria.

Use painéis verticais para organização

Para que as ferramentas fiquem sempre à mão e em uma posição adequada para o serviço, separe elas em uma parede para que elas fiquem penduradas. Isto é, use a organização vertical para que as ferramentas fiquem sempre disponíveis para tudo o que você precisa fazer.

Esse tipo de organização, além de deixar a marcenaria bem legal, é a melhor maneira de deixar as ferramentas à mão. Afinal, é só esticar o braço para pegá-la, sem precisar abrir gavetas ou procurar em prateleiras.

Sempre coloque as coisas no seu devido lugar

Não há como fugir disso. Afinal de contas, esse é o conceito número #1 para quem deseja organizar uma marcenaria pequena, grande, média ou na garagem. Manter as coisas sempre no seu devido lugar é o que fará o seu cérebro condicionar onde está cada ferramenta de maneira automatizada, sem precisar pensar.

Por isso, se você tem mais funcionários ou mesmo se você trabalha sozinho, lembre-se de criar uma cultura de organização para que as coisas sempre voltem ao seu devido lugar após o uso.

Tenha um sistema de gestão para administração

E por fim, tenha um sistema de gestão para a sua marcenaria. Afinal, organizar uma marcenaria pequena não é apenas organizar a área de trabalho. Isto é, a parte física. É também organizar as contas, os clientes, os pedidos e os processos.

Para que você possa ter mais controle sobre tudo isso, implemente um sistema de gestão focado em resolver e organizar toda a parte burocrática. Assim você poderá focar naquilo que você é bom: ser um ótimo marceneiro!