Quanto ganha um designer gráfico autônomo?

Você tem dúvidas de quanto ganha um designer gráfico autônomo? Esse é um questionamento muito comum, especialmente para quem está iniciando na carreira ou expandindo os serviços que atende.

Pensando nesses aspectos, nós da Calcme – sistema para comunicação visual – preparamos este guia com considerações que podem te ajudar com relação a essas dúvidas. Acompanhe e confira.

Quanto ganha um designer gráfico autônomo?

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que quando se trata de quanto ganha um designer gráfico autônomo, devemos considerar alguns fatores.

Primeiro, cada profissional pode ter uma rotina e experiência única, o que pode fazer com que alguns recebam salários maiores, enquanto outros menores.

Além disso, o nicho escolhido para atuar também pode fazer a diferença. Profissionais generalistas podem receber um valor X por seus serviços, enquanto profissionais focados apenas em um tipo de arte podem receber o valor Y.

Contudo, podemos dizer que, de modo geral, a média mensal de um designer pode ser de R$ 2000 a R$ 5000, sendo freelancer.

Novamente, esse valor pode ter alterações de acordo com a rotina do designer, experiência, precificação, entre outros fatores, que discutiremos no próximo tópico.

O que pode impactar no valor?

Existem diferentes fatores que podem impactar em quanto ganha um designer gráfico autônomo. A seguir, descrevemos algumas nuances para que você avalie conosco e possa, assim, analisar o quanto essa área pode ser valorosa para você:

1. Experiência

Uma coisa é fato, quanto menos experiência um profissional tem, menor será o valor da hora de trabalho dele. Afinal, existe a curva de aprendizagem envolvida nesse processo.

Sendo assim, é natural que alguns designers recebam menos, principalmente no começo, e comecem a ter salários melhores como freelancers à medida que o tempo passa.

Leia mais: Quais os tipos de comunicação visual?

2. Portfólio

Um bom portfólio pode fazer a diferença em quanto ganha um designer gráfico autônomo? De certo modo, pode sim. 

Se você não fizer um bom portfólio e não souber apresentar os seus benefícios, como os clientes poderão confiar no seu trabalho e pagar preços mais altos?

3. Tipos de clientes

Existem diferentes públicos-alvo que podemos atingir no mercado de designer. Você pode escolher se posicionar para um grupo mais seleto e que investe mais em arte, ou fazer serviços mais acessíveis e populares.

Tudo isso vai impactar no valor que você irá receber no fim do mês.

Veja mais: Software para empresa de comunicação visual – O que não pode faltar?

4. Rotina de trabalho

A rotina de trabalho também impacta quanto ganha um designer gráfico autônomo! Pois pare e pense, se você trabalhar apenas uma hora por dia, certamente não receberá o mesmo que receberia se trabalhasse oito, concorda?

5. Atendimento e comprometimento

O seu comprometimento e atendimento ao cliente pode te fazer cobrar mais pelo seu trabalho.

Cumprir prazos, entregar o que foi acordado e ser honesto são valores que podem te destacar em um mercado freelancer. Pense nisso.

Controle financeiro para designer gráfico autônomo

Agora que você sabe quanto ganha um designer gráfico autônomo, lembre-se de que ter um controle financeiro é fundamental para manter tudo organizado e assim potencializar os seus resultados.

Para isso, você pode usar um sistema para comunicação visual como a Calcme, que te ajuda a organizar as suas demandas e proporciona uma rotina ainda mais assertiva.

Faça o seu teste grátis e confira!