Como modernizar uma marcenaria? Veja dicas e ideias!

Para aprender como modernizar uma marcenaria, é preciso considerar uma série de aspectos relacionados aos processos, otimizações e cultura da empresa. Afinal, a modernização não diz respeito apenas a sistemas tecnológicos, digitais e de última geração. A modernização passa muito pela mentalidade empreendedora e transmissão desses valores aos colaboradores.

Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender mais sobre modernização de marcenarias. Veja dicas e ideias que vão te ajudar a modernizar uma marcenaria.

Dicas de como modernizar uma marcenaria

Para aprender como modernizar uma marcenaria você precisa considerar alguns passos, como:

  • Tenha um bom sistema de gestão.
  • Crie processos de otimização da produtividade.
  • Tenha um projeto de reaproveitamento de materiais.
  • Venda outros produtos e serviços.
  • Trabalhe firmemente na cultura da empresa.

A seguir, saiba mais sobre cada um desses passos e comece a colocar em prática ainda hoje!

Tenha um bom sistema de gestão

O primeiro aspecto que você pode considerar para modernizar uma marcenaria, é ter um bom sistema de gestão disponível para organizar as coisas. O sistema de gestão vai ajudar em muitos processos burocráticos que você teria que fazer sozinho, demandando muito tempo e esforço intelectual.

A modernização da sua marcenaria pode subir muitos níveis a partir do momento que você implanta um sistema otimizado para gerir custos, orçamentos, fila de produção, pagamentos e outros detalhes. O sistema da Calcme te ajuda em tudo isso, de maneira que você possa focar exclusivamente em atividades que trarão ainda mais clientes para a sua empresa.

Faça um teste grátis para conhecer por dentro.

Crie processos de otimização da produtividade

A produtividade da sua marcenaria é um dos critérios mais importantes para entender se ela está sendo rentável ou não. Por isso, a modernização precisa impactar positivamente essa área, de maneira que a empresa possa ser cada vez mais produtiva, com os mesmos recursos disponíveis.

Para alcançar um bom nível de produtividade, é preciso estabelecer bons fluxos, organização de materiais e maquinário. Um funcionário não pode atrapalhar o outro e muito menos ficar tempo ocioso esperando a liberação de alguma ferramenta. É preciso ter fluxos modernos que permitam que todos trabalhem de maneira horizontal, em linha produtiva.

Tenha um projeto de reaproveitamento de materiais

Você reaproveita materiais na sua marcenaria? Se ainda não o faz, é importante considerar. Afinal, muitas sobras de madeira podem virar outros produtos ou você pode virar o fornecedor oficial de alguma outra indústria. Cada pedaço de madeira pode ser reaproveitado e monetizado novamente.

Venda outros produtos e serviços

Você já pensou em vender outros produtos na sua marcenaria? Sim, você não precisa vender apenas móveis sob medida. Pode vender o projeto, pode vender a consultoria, pode vender produtos de restos de madeira e, claro, pode vender o seu carro-chefe, que muitas vezes são os móveis sob-medida. Explore a sua criatividade para encontrar outras frentes de monetização de produtos e serviços.

Trabalhe firmemente na cultura da empresa

E por fim, você também deve investir recursos no desenvolvimento de uma boa cultura na sua empresa. Transmita valores para os colaboradores e forme um time focado, com a mentalidade certa e que, de fato, participe do seu negócio como um parceiro.

Boas vendas!