O que é impressão digital gráfica?

Ao atuar com comunicação e gráficas, é comum que surjam dúvidas como o que é impressão digital gráfica e quais as suas vantagens.

Pensando nesses aspectos, a equipe da Calcme – Sistema para Gráficas – preparou este breve guia com o que você precisa saber sobre esse assunto. Não deixe de conferir!

O que é impressão digital gráfica?

De maneira geral, podemos dizer que a impressão digital gráfica consiste em uma técnica que utiliza tecnologia digital para fazer a transferência de imagens para substratos diversos, como papel, cartolina, plástico, entre outros.

Para esse tipo de impressão ser feita, não há necessidade de fazer a montagem de placas de impressão, mas, sim, a imagem é enviada diretamente do computador para a impressora.

Em gráficas digitais, podemos encontrar dois subtipos de impressão:

  • Jato de tinta: Nesse caso, pequenas gotas de tinta são depositadas no substrato para formar a imagem.
  • Laser: Já o laser atua usando um feixe de laser que é usado para criar a imagem no substrato.

Quais as vantagens da impressão digital gráfica?

A impressão digital gráfica é amplamente utilizada na produção de uma variedade de materiais impressos, como folhetos, cartões de visita, pôsteres, adesivos, embalagens, etiquetas e muito mais.

A seguir, você verá as principais vantagens dessa técnica:

1. Flexibilidade de produção

A impressão digital permite que seja feita uma impressão sob demanda, o que quer dizer que você pode imprimir quantidades menores de materiais sem ter que investir em altos custos de configuração. 

Sem dúvidas, é uma opção ideal para projetos personalizados, pequenas tiragens ou edições limitadas.

2. Rápido tempo de resposta

Como mencionamos, com a impressão digital não há necessidade de placas de impressão ou outros processos de configuração complexos. 

Consequentemente, isso gera tempos de resposta mais rápidos, permitindo a produção de materiais com rapidez, muitas vezes com prazos de entrega mais curtos.

3. Custo-benefício para tiragens pequenas

Para pequenas tiragens, a impressão digital pode ser mais econômica do que a impressão offset, pois não há custos associados à criação de placas de impressão, mas, sim, a imagem é transferida diretamente do computador para o substrato.

4. Personalização

A impressão digital gráfica também é capaz de oferecer maior flexibilidade para personalização, permitindo a impressão de materiais com variações individuais, como nomes, endereços ou códigos de barras únicos, sem custos adicionais significativos.

Veja mais: O que analisar antes de montar uma gráfica digital?

5. Qualidade consistente

Atualmente, muitas impressoras digitais gráficas são capazes de oferecer qualidade comparável à impressão offset, garantindo resultados nítidos e consistentes. Por isso, têm sido vistas como ótimas opções.

6. Maior versatilidade de substratos

A flexibilidade da impressão digital gráfica é outro ponto alto, pois os substratos podem ser papel revestido e não revestido, cartolina, adesivos, plásticos e até mesmo materiais mais espessos, como PVC e metal. 

7. Menos desperdício

Por fim, pelo fato de a impressão digital não requerer placas de impressão, é possível produzir apenas a quantidade necessária de materiais, reduzindo assim o desperdício de papel e outros recursos.

Por conta desses fatores, a impressão gráfica digital vem sendo cada vez mais requisitada nas empresas gráficas e de comunicação visual.