O que faz um comunicador visual?

Você tem dúvidas sobre o que faz um comunicador visual, e busca entender melhor a atuação desse profissional? Neste texto da Calcme – Sistema para Comunicação Visual -, queremos te apresentar alguns detalhes dessa área que cresce a cada dia.

Acompanhe e conheça as principais atividades que um comunicador visual pode colocar em prática no dia a dia!

O que faz um comunicador visual?

Antes de falarmos sobre o que faz um comunicador visual, é importante compreender que muitos profissionais acabam se especializando em apenas uma área de atuação dentro da comunicação visual.

Afinal, são tantas vertentes que podem ser atendidas, que a especialização pode ser a peça-chave para ter um diferencial realmente interessante. Tenha isso em mente ao ler a nossa lista abaixo, combinado?

Design

A área de design abrange uma grande variedade de produções, como podemos ver logo a seguir:

Design gráfico

Quando se pensa no que faz um comunicador visual, muitos já falam sobre o design gráfico, que costuma ser a área mais comum.

Nesse caso, o profissional cria layouts, gráficos, logotipos, cartazes, banners, folhetos e outros materiais gráficos usando softwares de design específicos.

Criação de identidade visual

Outra atividade de quem atua com comunicação visual é desenvolver a identidade visual de uma marca ou empresa, considerando fatores como a escolha de cores, tipografia e elementos gráficos.

Web design

Nesse caso, o comunicador visual é responsável por desenvolver interfaces de websites, com o propósito de garantir que todas as páginas sejam visualmente atraentes e funcionais para o usuário.

Design de embalagens

Outro tipo de design feito por esse profissional é o de embalagens, sempre considerando a estética, a usabilidade e a identificação de marca.

Design editorial

 Layout de livros, revistas e outras publicações também fazem parte do processo de trabalho diário de um comunicador visual.

Veja também: Como vender comunicação visual?

Arte visual

Embora o design, por si só, não deixe de ser uma arte visual, quando pensamos no que faz um comunicador visual, podemos dividir suas atribuições dentro dessa categoria, para facilitar a compreensão.

Nesse caso, ele pode atuar de duas maneiras:

Ilustração

O profissional pode criar ilustrações personalizadas e sob medida para complementar projetos gráficos ou explicar conceitos complexos de forma visual.

Fotografia

O profissional pode capturar fotos para que se torne possível usá-las em materiais de comunicação, publicidade ou marketing.

Sinalização e orientação

Essa área de atuação do comunicador visual costuma ser menos comentada quando pensamos nesses profissionais, mas se trata de uma área extremamente importante.

Nesse caso, o profissional cria sistemas de sinalização para orientar pessoas em espaços públicos, como edifícios, aeroportos, shoppings e museus.

Uma carreira versátil e promissora

Além de todas as áreas de atuação que elencamos no decorrer deste artigo, é válido destacarmos que existem muitas outras possibilidades de atuação para esse profissional.

Trata-se de um mercado que praticamente se expande a cada dia e, por isso, tem se tornado muito promissor.

Agora você já sabe o que faz um comunicador visual e pode investir nessa carreira tão interessante e que envolve arte e criatividade!