Existem diferentes tipos de gramaturas do papel offset que podem ser usados nas impressões que você disponibiliza para os clientes da sua gráfica.
Porém, como escolher quais podem ser as melhores alternativas? O que levar em conta nesses casos?
Neste texto da Calcme, vamos te ajudar com essa análise. Acompanhe e confira mais informações!
Quais as melhores gramaturas do papel offset?
Como há muitos tipos de gramaturas do papel offset, selecionamos algumas para apresentarmos para você.
Assim, você já consegue ter uma visão mais clara das opções que pode usar no dia a dia da sua gráfica, sempre alinhando com as necessidades dos seus clientes, é claro. Veja só:
Gramatura 75 g/m²
Esse tipo de gramatura é uma opção mais leve do papel offset, muito usada para aplicações cotidianas que não demandam alta durabilidade.
Trata-se de um material bem comum em papel timbrado, cadernos escolares e impressões internas em escritórios.
Um ponto interessante é o seu custo acessível. Além disso, funciona bem em impressoras domésticas e corporativas.
No entanto, por ser fina, apresenta maior transparência, sendo menos indicada para projetos gráficos de maior qualidade.
Leia mais: Como imprimir em papel offset?
Gramatura 90 g/m²
A gramatura 90 g/m² oferece um equilíbrio interessante entre leveza e resistência. Embora seja apenas um pouco mais grossa que a opção anterior, ela já possui mais robustez, o que pode ser ótimo em muitos casos.
Por isso, é amplamente utilizada em miolos de livros, cadernos e folhetos que necessitam de boa qualidade sem elevação significativa nos custos.
É uma excelente escolha para materiais que precisam de um toque um pouco mais profissional sem comprometer o orçamento.
Gramatura 120 g/m²
Outra opção é a gramatura 120 g/m², que já se apresenta como uma opção mais forte, digamos, sendo frequentemente usada para materiais que requerem maior durabilidade e uma aparência sofisticada.
É o caso de folders, cartazes, capas de cadernos e convites simples, que precisam de uma maior resistência e qualidade de impressão.
É um tipo de gramatura muito procurado nas gráficas, e que vale a pena você avaliar se o seu público pode se beneficiar dela.
Veja mais: Papel offset atacado: onde comprar?
Gramatura 150 g/m²
A gramatura 150 g/m² é versátil e bastante indicada para materiais promocionais que precisam de muit mais rigidez e sofisticação, como folders, cartões postais e capas de revistas.
Sua estrutura é mais resistente ao manuseio e realça a qualidade das cores na impressão. Por isso, é indicada para aquele tipo de material que é tocado com frequência, como um catálogo, por exemplo.
Seu custo é mais elevado, e a espessura pode dificultar o uso em materiais grampeados com muitas páginas. Portanto, é preciso avaliar caso a caso.
Gramatura 240 g/m²
Por fim, há a gramatura 240 g/m². Nesse caso, o papel offset atinge um nível premium, ideal para projetos que precisam de muito mais sofisticação e alta resistência.
É o caso, por exemplo, de cartões de visita, certificados, convites elaborados e capas de catálogos. Esse tipo de gramatura valoriza as cores na impressão e confere uma apresentação superior ao material.
Contudo, por motivos óbvios, é menos flexível e normalmente reservado para usos específicos, já que seu custo é mais alto.
Agora é só você avaliar as gramaturas do papel offset que citamos e analisar o que pode ser incluído no seu estoque.
Continue nos acompanhando para mais dicas para a sua gráfica!